Capa

Nadador de Campinas enfrenta travessia emblemática do Canal da Mancha

29.07.2015  |    26 visualizações

Samir Barel pretende realizar o "Desafio dos 7 mares" que inclui as maratonas aquáticas mais difíceis do planeta

Samir Barel tem quase 20 anos de experiência na natação, mas busca se superar cada vez mais. E o próximo desafio não é para qualquer um. O nadador de Campinas decidiu enfrentar a travessia do Canal da Mancha, uma das maratonas aquáticas mais tradicionais e difíceis do planeta. Conhecida como o "Monte Everest" das águas abertas, o percurso entre a Inglaterra e a França tem 34 quilômetros e pode demorar de 8h30 até 12 horas para ser finalizado, por conta das adversidades encontradas no Estreito de Dover. Segundo dados da organização, em torno de 280 atletas largam da costa inglesa por ano, uma média de 38 nadadores, aproximadamente 8%, conseguem concluir o percurso. O atleta cai na água entre os dias 5 e 12 de agosto, de acordo com as condições climáticas.

"Não é a metragem que torna a travessia difícil, mas as condições que o Canal oferece, como a água muito fria, no momento da travessia deve estar em torno de 15 graus, as correntezas variadas que dificultam a natação, ondas e embarcações que trafegam durante toda a prova, passam em media 300 embarcações de todos os portes e tamanhos por dia no Canal e você nada ali ao lado delas, com uma distância segura claro. Isso e muito mais tornam a travessia tão glamourosa e prestigiada", conta o nadador de 32 anos, que pretende integrar o seleto hall de 20 brasileiros que já atingiram o feito.

Vale ressaltar que nesta travessia, os atletas só podem usar sunga ou maiô, touca e óculos de natação. Para manter o calor do corpo é permitido apenas uma mistura de lanolina (90%) e vaselina (10%). E para garantir energia durante tantas horas de natação, os técnicos acompanham os nadadores em barcos de apoio, a certa distância, oferecendo comidas ou bebidas bem calóricas com o auxílio de um bastão para que os atletas possam se alimentar sem parar de nadar.

"Todos somos capazes. Tudo é possível quando se tem paixão pelo que se faz, quando há dedicação por meio do trabalho árduo e quando se tem garra e disposição para superar quaisquer desafios que venham pela frente. Meu objetivo é mostrar isso para as pessoas, motivá-las a seguir seus sonhos, independente do tamanho deles, assim como eu estou fazendo e buscando com o meu", ressalta um dos principais embaixadores da maratona aquática no Brasil.

Após a travessia do Canal da Mancha, Samir Barel pretende continuar o chamado "Desafio dos 7 mares", concretizando as maratonas aquáticas mais difíceis do planeta. Além do Canal da Mancha, integram o circuito o Canal de São Jorge entre a Irlanda e a Escócia (33,7 km), o Estreito de Cook, O Canal Moloka’i entre as ilhas de O’ahu e Moloka’i no Havaí (43 km), o Canal de Catalina em Los Angeles (33,7 km), o Estreito de Tsugaru, entre Honshu e Hokkaido no Japão (19,5 km), e o Estrito de Gibraltar. Até hoje nenhum nadador conseguiu atravessar todos os sete canais naturais.

Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já foi campeão e recordista brasileiro nas provas 50 e 100 m livre e 200 m medley no final da década de 1990. É o atual campeão da I Copa Brasil de Maratona Aquática e em 2014 também foi o vencedor da famosa Volta na Ilha de Manhattan, tradicional percurso de 45 quilômetros pelos rios East e Hudson, nos Estados Unidos.

Contatos:
Flávio Perez e Andressa Rufino
flavioperez@onboardsports.com.br e andressa@onboardsports.com.br
Tel: +5511999498035
www.onboardsports.com.br
Leia também...
28.11.2017

Ultramaratonista Aquático foi um dos entrevistados para o livro de Joel Morais, que será lançado neste sábado (2) em Praia Grande (SP)

16.08.2017

A partir dessa segunda-feira (21), Samir Barel encara Travessia do Lago Bodensee, de 64 quilômetros

03.08.2017

Percurso de 64km concluído por apenas 3 pessoas no mundo é o próximo desafio do brasileiro Samir Barel

02.08.2017

Expertise de Samir Barel, um dos principais embaixadores da maratona aquática, motiva atletas amadores à unir esporte, turismo e grandes lições de vida