Capa

Natação: Alberto Silva aposta em um bom resultado da seleção brasileira em Santiago

06.03.2014  |    343 visualizações Geral

A partir desta sexta-feira (7), os atletas brasileiros disputam os Jogos Sul-Americanos de 2014

O treinador Alberto Silva, que integra a comissão técnica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, acredita que a seleção de natação fará um bom papel nos Jogos Sul-Americanos de Santiago, no Chile. Favorito para levar o maior número de medalhas do evento continental, a delegação nacional conta com 28 atletas nas piscinas. As provas começam nesta sexta-feira (7). Os destaques do time são Thiago Pereira e Nicholas Santos.

"É inegável que o Brasil é a primeira força na América do Sul na modalidade. Além de vencer a competição, eu acredito que a competição é importante como fase de treinamento. A maior parte do grupo, por exemplo, está finalizando a parte mais pesada de atividade. Tanto os nadadores quanto os treinadores querem alcançar resultados melhores, principalmente na comparação com o campeonato na Austrália (BHP Billiton Aquatic Super Series), em fevereiro. Lá era início de temporada e agora, no Chile, os atletas estão mais lapidados e próximos do ideal", destacou Alberto Silva.

Entre os 14 nadadores do masculino, quatro trabalham diariamente com Albertinho em São Paulo (SP): Thiago Pereira, Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Tales Cerdeira. Para o treinador, todos os nadadores têm tudo para nadar mais rápido e se aproximar dos índices para o Pan-Pacífico da Austrália, em agosto. O Maria Lenk, em abril, é o objetivo principal do primeiro semestre de 2014, valendo vaga para o evento da Oceania.

Thiago Pereira, maior medalhista dos Jogos Pan-Americanos, está escalado para nadar os 100 m costas, 200 m medley e possivelmente o revezamento 4x200. Para Alberto Silva, o nadador está cada vez mais pronto para brilhar em 2014.

"O Thiago está treinando muito bem, principalmente nas últimas semanas fazendo mais volume e atividades para trabalhar a parte aeróbica com aumento de intensidade gradativa Agora é a vez da troca de preparação visando uma parte mais específica para o Maria Lenk. Certamente o resultado será melhor do que o Open de Porto Alegre, em dezembro de 2013".

Sobre o campeão mundial Nicholas Santos, Alberto Silva destacou: "A gente mudou a maneira de treinar para os 100 m borboleta e foi a primeira convocação dele para a distância. Espero que o Nicholas faça um bom resultado nadando para 54s ou até mesmo na casa dos 53. O objetivo é fazer uma passagem mais equilibrada, já que a primeira piscina ele passa mais rápido". O velocista nadará os 50 m livre, além da sua nova prova no evento chileno.

Os peitistas Henrique Barbosa e Tales Cerdeira estão escalados para brigar por medalhas nas provas do estilo nos 100 m e 200 m. "Os dois treinaram muito bem. Me surpreenderam bastante e acredito que os resultados vão aparecer. Cada um deve explorar suas habilidades nas provas sem deixar a estratégia de lado", finalizou Albertinho Silva.

O grupo de treinamento liderado por Alberto Silva faz suas atividades no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) e na academia Reebok Vila Olímpia, ambos em São Paulo (SP). Os atletas trabalham com profissionais especializados em várias áreas do esporte como preparação física, medicina e nutrição.

Contatos:
Flávio Perez - Mtb.: 45562
flavio@onboardsports.net
www.onboardsports.net
Tel: 55 11 9-99498035
Leia também...
09.06.2024

Tradicional evento 100% feminino foi disputado no Yacht Club Paulista

19.03.2024

Sexta edição reuniu 700 velejadores e 130 embarcações, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro

16.03.2024

Com mais 700 velejadores e 130 embarcações, regata foi realizada neste sábado (16), na Baía da Ribeira, em Angra dos Reis (RJ)

12.03.2024

Regata Bracuhy, em Angra dos Reis (RJ), será disputada em 16 de março com 130 barcos