Capa

Barco Brasil fecha primeira perna da Globe 40 na liderança de sua categoria

22.09.2025  |    335 visualizações Barco Brasil

Veleiro é comandado por comandado por José Guilherme Caldas e Luiz Bolina.

O Barco Brasil, comandado por José Guilherme Caldas e Luiz Bolina, completou a primeira etapa da Globe40, regata de volta ao mundo em duplas, no fim da madrugada desta segunda-feira (22).

O veleiro brasileiro cruzou a linha de chegada em Mindelo, em Cabo Verde, após 7 dias, 20 horas, 44 minutos e 49 segundos de prova. A primeira perna da Globe40 largou de Cádiz, na Espanha, no domingo (14), e teve 1.500 milhas náuticas de percurso, o equivalente a quase 3.000 quilômetros.

A dupla terminou na liderança de sua categoria entre os modelos Class40 e em quarto lugar no geral. O Barco Brasil é um Sharp, com a proa mais fina e estreita, enquanto os três primeiros colocados são do modelo Scow, considerados mais modernos, com proa ampla.

Ao todo, oito veleiros da Class40 participam da competição pelos mares do mundo, sendo cinco da Sharp.

“As últimas 24 horas foram de fazer o barco andar e buscar abrir o máximo que conseguíssemos do Freedom. Conseguimos imprimir quase 1 nó a mais de velocidade média, o que resultou nessas vinte e poucas milhas náuticas de dianteira que temos atualmente”, disse José Guilherme Caldas.

“Mesmo sem saber exatamente onde estava o outro barco, procuramos nos manter a barlavento de onde supusemos que ele estivesse. Essa estratégia nos deu um excelente posicionamento para a chegada em Cabo Verde”, completou o comandante.

O vencedor da primeira etapa foi o veleiro Crédit Mutuel, com os franceses Ian Lipinski e Antoine Carpentier, que concluíram a travessia em 5 dias, 21 horas e 37 minutos.

A competição seguirá até abril de 2026, quando os veleiros devem chegar a Lorient, na França, após percorrer mais de 30 mil milhas náuticas em seis etapas.

A próxima perna terá largada em 2 de outubro, em Mindelo, Cabo Verde, com destino a Port des Galets, na Ilha Reunião. Serão cerca de 7.050 milhas náuticas (quase 14 mil quilômetros) em uma travessia de aproximadamente um mês, com descida pelo Atlântico e passagem pelo Oceano Índico.

A prova reúne oito barcos e equipes de diferentes países. Além do Barco Brasil, participam os veleiros Belgium Ocean Racing – Curium (Jonas Gerckens, Bélgica / Djemila Tassin, Alemanha), Next Generation Boating Around the World (Lennart Burke e Melwin Fink, Alemanha), Crédit Mutuel (Ian Lipinski e Antoine Carpentier, França), Free Dom (Maxime Bourcier e François Martin, França), Wilson Around The World (Lisa Berger, Áustria / Jade Edwards-Ieaney, Reino Unido), Jangada Racing (Richard Palmer e Rupert Holmes, Reino Unido) e Whiskey Jack (Melodie Schaffer, Canadá / Craig Horsfield, Alemanha).

Veja o tracker

Sobre a regata

A Globe40 é disputada nos veleiros Class40, modelo consagrado nas provas oceânicas e que, ao lado dos Imoca 60 do Vendée Globe, figura entre as principais classes de barcos de alta performance.

A regata é realizada em duplas, com a possibilidade de troca de um dos tripulantes a cada etapa, reforçando seu caráter internacional e de resistência. O público pode acompanhar em tempo real a navegação pelo tracker oficial.

A Globe 40 seguirá também por Ilhas Reunião, Sydney (Austrália), Valparaíso (Chile) e Cabo Horn, antes da subida pelo litoral brasileiro até Recife (PE) e chegada final em Lorient (França).

Contato:

Flávio Perez
flavio@onboardsports.net
+55 11 999498035
www.onboardsports.net

 

Leia também...
02.10.2025

Veleiros partiram nesta quinta-feira (2/10) de Mindelo, em Cabo Verde, com destino às Ilhas Reunião.

14.09.2025

Regata de Volta ao Mundo conta com o barco tripulado por José Guilherme Caldas e Luiz Bolina.

09.09.2025

José Guilherme Caldas e Luiz Bolina completaram o percurso de Lorient (França) até Cádiz (Espanha) em pouco mais de 4 dias

01.09.2025

Condições severas no Golfo da Biscaia adiam para quinta-feira (4/9) a largada do prólogo da Globe40, que terá o Barco Brasil na disputa.