Capa

Na água e no ar: Desfile de barcos e Esquadrilha da Fumaça abrem 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval

20.07.2025  |    764 visualizações Semana de Vela de Ilhabela

Milhares de pessoas lotaram o centro histórico de Ilhabela para ver a passagem dos 120 veleiros da competição em frente ao píer e o show aéreo

Um show no mar e no ar abriu oficialmente a 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval, neste domingo (20). Milhares de pessoas tomaram o Píer da Vila e arredores, no Centro Histórico de Ilhabela (SP) para assistir ao tradicional Desfile dos Barcos. Logo na sequência, a Esquadrilha da Fumaça fez uma exibição especial para visitantes e velejadores.   

Os 120 veleiros participantes da competição foram apresentados um a um ao público, com nome, classe e tamanho. O primeiro a passar foi o Capitão Ximango, embarcação da Comissão de Regatas da SIVI Daycoval.

A apresentação também contou com a presença do Cisne Branco, que celebra o jubileu de 25 anos de navegação e acompanhou os veleiros de perto, da marina do Yacht Club de Ilhabela. Representando a Marinha do Brasil, homenageada pelo evento este ano, o navio-veleiro deu o tiro de largada para as regatas de percurso deste domingo.

“Tivemos um dia inédito em Ilhabela, por causa da apresentação da Esquadrilha da Fumaça. E também tivemos uma largada com 80 barcos, algo raríssimo de ver no Brasil. Todos os veleiros das classes Bra-RGS, RGS-Cruiser e Clássicos largaram juntos, numa aglomeração impressionante”, destacou Ricardo Baggio, Diretor de Vela do Iate Clube do Rio de Janeiro e apresentador do Desfile. “Agora o pessoal vai passar a noite tentando velejar, porque o vento está muito fraco, entrando, saindo, parando, entrando de novo.”

Depois da passagem dos barcos, foi a vez de olhar para o alto. A Esquadrilha da Fumaça fez deslumbrou o público com acrobacias aéreas ousadas.

"Foi inédita a apresentação da Esquadrilha da Fumaça junto com o Cisne Branco. Uma honra para nós receber todas essas autoridades e esses icônicos símbolos da nossa Marinha e da Aeronáutica Brasileira. O evento está incrível, com toda essa estrutura, com muita alegria. Estamos muito felizes em sermos os anfitriões desse evento magnífico mais uma vez," celebrou Suzana Pasternak, diretora de náutica do Yacht CIub de Ilhabela, realizador da competição.

 

Largada para Alcatrazes e Toque-Toque

Os barcos largaram neste domingo (20) para as regatas de longo percurso que abrem a 52ª SIVI Daycoval. As classes ORC e Bra-RGS A disputam a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, com 55 milhas náuticas. Já os veleiros Bra-RGS B e C, RGS-Cruiser, Clássicos e C30 têm como desafio fazer o contorno da Toque-Toque por Boreste, com 23 milhas náuticas.

A expectativa é de disputas muito desgastantes nas duas regatas. “Não tem vento na saída do canal, só em Alcatrazes. É uma condição bem dura”, disse Cuca Sodré, realizador técnico da 52ª SIVI Daycoval.

A competição terá ao todo 120 barcos distribuídos em cinco classes. Atletas olímpicos e mundiais como Robert Scheidt e Lars Grael estarão na disputa ao lado de atletas amadores e uma grande flotilha estrangeira da Argentina e Uruguai.

 

Sobre o Banco Daycoval

O evento é apresentado pelo Banco Daycoval com realização do Yacht Club de Ilhabela e Prefeitura de Ilhabela, apoio da Marinha do Brasil e patrocínio da Mitsubishi Motors, Corona e FF Seguros.

O Banco Daycoval é uma Instituição financeira com 55 anos de experiência, especializado no segmento de créditos e serviços para empresas, com atuação relevante também no varejo, através de operações de crédito consignado, financiamento de veículos, câmbio turismo e investimentos.

Com sede em São Paulo (capital), o Banco possui 3.609 colaboradores distribuídos entre a matriz, 50 agências em todo País e mais de 250 pontos de atendimento.

--
Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flávio Perez
flavio@onboardsports.net 
+55 11 99949-8035
www.onboardsports.net 

 

Leia também...
26.07.2025

Maior evento de vela de oceano da América Latina terminou neste sábado (26/7) com 120 barcos na disputa.

26.07.2025

Equipe gaúcha venceu seis das oito regatas na classe ORC e repetiu o feito de 2022 e 2023 na competição

25.07.2025

Em dia de vento fraco e chuva, vencedores do Brasileiro de C30, do Soto40 Super Series e do Troféu por Equipes subiram ao pódio no Yacht Club de Ilhabela

24.07.2025

Primeiros lugares começam a ser definidos na competição, que segue até sábado (26)