Dirigentes e comissão técnica do Bayer 04 Leverkusen participaram, nesta quinta-feira (17), de uma coletiva de imprensa no Rio de Janeiro (RJ), como parte do Bayer 04 Brazil Tour 2025. O evento contou com a presença do CEO Fernando Carro, do diretor executivo e esportivo Simon Rolfes e do técnico Erik ten Hag.
A delegação está no Brasil desde segunda-feira (14) para uma inédita pré-temporada de dez dias no centro de treinamento do Flamengo, com amistoso programado contra a equipe Sub-20 rubro-negra, nesta sexta-feira (18), às 14h30, na Gávea.
Durante a coletiva, Fernando Carro destacou que o Brasil foi escolhido por razões estratégicas, históricas e institucionais. Para o dirigente, a iniciativa não se resume à preparação física para a nova temporada, mas simboliza um passo maior na expansão internacional do clube.
“Quem ama futebol, ama o Brasil. Este país sempre foi lar de grandes clubes e jogadores excepcionais. Como clube com uma mentalidade internacional, é muito importante estarmos presentes aqui. Queremos expandir nossa presença global, representar a Bundesliga e fortalecer a marca Bayer 04 fora da Alemanha. O Brasil foi o destino ideal para essa turnê, também porque a Bayer AG tem uma forte atuação no país”, afirmou.
Carro também comentou a escolha do Flamengo como parceiro da atividade.
“Temos uma ótima relação com o Flamengo, é um clube de altíssimo nível, com jogadores de muita qualidade”.
O diretor esportivo Simon Rolfes acrescentou uma dimensão mais pessoal à experiência. Encantado com o ambiente da cidade, ele citou as conexões do clube com atletas brasileiros e valorizou o estilo de vida carioca.
“O Brasil é um lugar incrivelmente bonito. Quando saio para correr de manhã cedo, vejo as pessoas jogando futevôlei na praia. Me lembra o Renato Augusto, que fazia isso quando jogava conosco, e agora vejo isso todos os dias aqui”.
Rolfes também falou sobre o modelo esportivo adotado em Leverkusen, com foco na formação de talentos.
“A essência do nosso clube está no desenvolvimento de jogadores e novos talentos. Isso tem funcionado muito bem nos últimos anos. Um bom exemplo é o Kai Havertz, que formamos e depois transferimos para o Chelsea. Na época, seu substituto foi Florian Wirtz, um garoto então com 16 anos que hoje é um dos melhores jogadores do mundo”.
O técnico Erik ten Hag, que comanda o clube pela primeira vez em uma viagem internacional, reforçou a importância do período no Brasil para o entrosamento da nova equipe.
“É um prazer estar aqui e poder nos preparar para a nova temporada neste lugar. Estar aqui nos dá energia. É uma experiência empolgante, já que é a primeira viagem com essa nova equipe. Estamos muito animados para o jogo-treino".
Para ele, a conexão com o futebol local tem também um valor simbólico.
“O futebol brasileiro é especial; nos proporcionou tantos momentos felizes. Para nós, europeus, é sempre um prazer assistir ao futebol brasileiro. O Brasil nos proporcionou tantos momentos de paixão, alegria e momentos simplesmente históricos, com títulos. Começando com Pelé, há muito tempo, mas desde então, surgiram tantos grandes jogadores do Brasil. O futebol é muito popular e tenho sorte de ter trabalhado com tantos brasileiros. É um prazer estar aqui".
Ao projetar os próximos passos no comando do Bayer 04, Ten Hag falou sobre o início de um novo ciclo no clube.
“Conheço bem a estrutura do Bayer 04 e já conversei bastante com Fernando e Simon. O clube teve muito sucesso nos últimos anos, mas agora passou por mudanças significativas. Por isso, uma organização forte, com boa gestão e uma comissão técnica competente, é ainda mais importante para garantir um sucesso duradouro. Quero trazer uma nova energia e extrair o máximo de todos. Para isso, precisamos trabalhar duro todos os dias, e nosso objetivo é voltar de vez para Leverkusen como um time melhor. Nossa mentalidade tem que ser sempre: ‘bom’ nunca é suficiente. É com esse espírito que queremos iniciar uma nova era”.
Assista na íntegra -- https://tv.bayer04.de/de-de/playerpage/1951330
Academy em São Paulo
O Bayer 04 Leverkusen inaugurou, no último sábado (5/7), de maneira oficial o Bayer 04 Football Academy São Paulo, localizado no Club Bayer, na zona sul da capital paulista. O projeto reúne crianças e adolescentes de 5 a 15 anos.
A iniciativa atenderá cerca de 300 alunos, e todos os treinadores passarão por capacitações regulares para atender às expectativas do clube alemão. O projeto é liderado por Paulo Sérgio, campeão mundial em 1994 com a seleção brasileira e ídolo do clube alemão, onde atuou entre 1993 e 1997.
Participaram da inauguração todas as crianças da academia, que receberam kits da equipe rubro-negra e tiveram uma tarde repleta de atividades futebolísticas ao lado do mascote Brian, The Lion (o leão do Bayer).
Lendas do futebol e do B04 como Zé Roberto, Zé Elias e o lateral direito Arthur, que embarcou direto para Leverkusen para se reapresentar ao time visando a temporada 2025/06, estiveram no local na tarde deste sábado (5/7). O espaço estava todo decorado com as cores do time, inclusive com o totem em tamanho real dos ex-jogadores quando atuavam pelo time.
Siga o Bayer 04 Leverkusen em português:
Instagram: @bayer04_BR
Website: www.bayer04.de/pt-br
Canal de WhatsApp: Bayer 04 Leverkusen Brasil
------------
Informações para imprensa - Bayer 04 Leverkusen no Brasil
On Board Sports Comunicação:
Flávio Perez
+55 11 999498035
flavio@onboardsports.net
Fernando Carro, CEO do Bayer 04 Leverkusen, vem ao Rio de Janeiro (RJ) com o clube para 10 dias de pré temporada
Holandês Erik ten Hag e os jogadores da equipe alemã desembarcam no Brasil na semana que vem.
Lateral-direito Arthur faz parte do elenco atual do Bayer Leverkusen. Atleta esteve na inauguração da Bayer Academy, em São Paulo (SP).
Bayer 04 Football Academy reúne crianças e adolescentes de 5 a 15 anos.