Em uma modalidade em que o vento dita o ritmo da competição, entender a meteorologia vai muito além de saber se vai chover ou fazer sol. Durante a Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval, principal competição de vela da América Latina, o uso estratégico das previsões meteorológicas é decisivo para o desempenho das equipes na água. A 52ª edição chega ao litoral norte paulista entre os dias 19 e 26 de julho, com realização do Yacht Club de Ilhabela.
Como aponta João Hackerott, CEO da Tempo OK, Ilhabela é um lugar meteorologicamente único. Cercado por morros altos, o Canal de São Sebastião apresenta interações complexas entre o relevo, o mar e a atmosfera. Esses fatores geram efeitos locais importantes, como a intensificação da brisa marítima por mecanismos de brisa vale-montanha e canalização dos ventos, o que resulta em uma circulação bastante característica da região.
Nessas condições, a leitura correta dos boletins meteorológicos se transforma em uma poderosa ferramenta de decisão. Com briefings diários antes da largada, mapas de pressão, modelos numéricos e imagens de satélite são usados para traçar rotas mais eficientes e evitar zonas de calmaria ou áreas de vento adverso.
“A estratégia de uma regata depende fortemente da capacidade do tático antecipar o comportamento do vento ao longo da prova. Costumo dizer que todo bom velejador é, no fundo, um bom previsor. Como ciência que estuda e prevê o tempo, a meteorologia está diretamente relacionada às condições das regatas, ajudando a escolher o melhor bordo, identificar rajadas e antecipar mudanças de direção e intensidade dos ventos”, defende Hackerott.
E o vento é protagonista nas regatas. Conhecer profundamente o comportamento do vento num local único como Ilhabela pode ser determinante. “Nas regatas, o foco das previsões é o vento — sua direção, intensidade e variações ao longo do dia. Os detalhes de microescala ganham mais importância. Ainda que os dados analisados, como estações, satélites e modelos, sejam os mesmos da previsão tradicional, o diferencial está na interpretação e na adaptação ao local”, explica o meteorologista.
João Hackerott colabora com a organização da SIVI Daycoval desde 2011. O trabalho continuou com a fundação da Tempo OK em 2014, somando mais de dez anos de expertise específica. Hoje, a empresa é referência em previsão de ventos, atendendo mais de 55% dos ativos eólicos do Brasil e empregando, além das tecnologias tradicionais, algoritmos proprietários de inteligência artificial, desenvolvidos justamente para capturar essas nuances locais que impactam diretamente as circulações de vento.
Mais de 100 equipes de vários estados brasileiros e também do exterior já confirmaram presença. Para a edição deste ano, foram convidadas as classes ORC, Bra-RGS, RGS-Cruiser, Clássicos e C30. A competição reúne atletas profissionais, medalhistas olímpicos, amadores e cruzeiristas nas mesmas raias.
Sobre o Banco Daycoval
O evento é apresentado pelo Banco Daycoval com realização do Yacht Club de Ilhabela e Prefeitura de Ilhabela (SP), apoio da Marinha do Brasil e patrocínio da Mitsubishi Motors, Corona e FF Seguros.
O Banco Daycoval é uma Instituição financeira com 55 anos de experiência, especializado no segmento de créditos e serviços para empresas, com atuação relevante também no varejo, através de operações de crédito consignado, financiamento de veículos, câmbio turismo e investimentos.
Com sede em São Paulo (capital), o Banco possui 3.609 colaboradores distribuídos entre a matriz, 50 agências em todo País e mais de 250 pontos de atendimento.
--
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez
flavio@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
www.onboardsports.net
Vencedores de 2024 chegam com um desafio maior na competição, que será realizada entre os dias 19 e 26 de julho no litoral norte paulista
Logística para trazer os barcos conta com apoio especial da organização do evento, que será realizado entre 19 e 26 de julho no litoral norte paulista
Principal classe da competição, que será disputada entre os dias 19 e 26 de julho no litoral norte paulista, reúne verdadeiras máquinas de regata
Sede da 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval entre os dias 19 e 26 de julho, cidade é reconhecida internacionalmente pela sua contribuição ao esporte