Capa

Em remissão completa de câncer, ciclista festeja volta ao L'Étape Rio by Tour de France presented by Nubank

29.05.2025  |    362 visualizações L'Etape Brasil Ciclismo L'Étape Brasil

Ciclista amador de 52 anos, Rodrigo Evangelho foi campeão da prova em 2022, encara o percurso de 59 km do L'Étape Rio by Tour de France presented by Nubank após tratamento contra mieloma múltiplo

Há três anos, Rodrigo Evangelho cruzava a linha de chegada do L'Étape Rio by Tour de France presented by Nubank como campeão da sua categoria, de 50 a 54 anos. Em 2025, ele voltará ao mesmo evento com um objetivo diferente: completar os 59 quilômetros do percurso curto e celebrar a vida.

Aos 52 anos, prestes a completar 53 em 12 de junho, Rodrigo está em fase de manutenção após enfrentar um câncer na medula óssea — o mieloma múltiplo — diagnosticado no ano passado.

Após passar por todo o tratamento e alcançar a remissão completa, ele agora segue com medicação por 24 meses, transformando o que antes era um desafio esportivo em símbolo de superação pessoal.

O retorno acontece no L’Étape Rio by Tour de France presented by Nubank, que será realizado entre os dias 27 e 29 de junho de 2025, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. A prova principal, com largada às 6h da manhã de domingo (29), reunirá cerca de dois mil ciclistas amadores em dois percursos: o curto, com 59 km e 720 metros de elevação; e o longo, com 102 km e 980 metros de altimetria.

Rodrigo já foi atleta competitivo e costumava buscar o pódio nas provas que disputava. Mas tudo mudou no ano passado, quando veio o diagnóstico do mieloma.

“Até abril do ano passado, meu foco sempre foi brigar pela vitória. Depois da descoberta do câncer, passei por todo o tratamento, entrei em remissão e agora estou em manutenção, com medicação por 24 meses”, explicou.

Mesmo durante o tratamento, não abandonou as pedaladas. Com acompanhamento médico e orientação do treinador Walter Tuche, manteve os treinos em rolo, com intensidade e duração adaptadas à sua condição.

“Voltei para a rua com a liberação da minha hematologista. Desde então, venho progredindo aos poucos e com muita paciência”, celebrou.

Desta vez, o atleta contou que o objetivo não é a velocidade: “Ainda não determinei meu ritmo médio, mas sei que será um grande desafio. Maior do que brigar pelo pódio. Além de querer ir rápido, preciso controlar a intensidade para não ultrapassar meus limites. A performance já não faz parte da minha vida. E está tudo bem! Essa época passou”, disse o ciclista.

Inspirado na maior competição do ciclismo mundial, o Tour de France, o evento oferece aos amadores uma estrutura de alto padrão e um circuito técnico e desafiador, passando por paisagens icônicas como a orla de Copacabana, a Vista Chinesa e o Parque Nacional da Tijuca.

A organização inclui cerca de 15 mil grades de proteção e um planejamento semelhante ao dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Rodrigo destacou o valor do evento para atletas de todos os perfis:

“Acho o L’Étape importante para quem quer vivenciar uma prova com excelente estrutura. Não importa se o objetivo é vencer, atingir uma meta pessoal ou apenas cruzar a linha de chegada. Estar ali, novamente, já é uma vitória.”

O L'Étape Rio by Tour de France presented by Nubank 2025 ainda contará com o Village, espaço montado na Marina da Glória dos dias 27 a 29 de junho, com entrada gratuita ao público. O local reunirá grandes marcas do mercado, experiências tecnológicas, retirada de kits e celebrações com amigos, famílias e fãs do ciclismo.

Depois da etapa no Rio de Janeiro, o circuito do L'Étape by Tour de France presented by Nubank no Brasil seguirá para Campos do Jordão (SP), no dia 28 de setembro, fechando o calendário da maior competição de ciclismo amador de estrada do país.

Informações para a Imprensa: L'Étape Brasil by Tour de France presented by Nubank

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flávio Perez
flavio@onboardsports.net
+55 11 99949-8035

Rick Nóbrega
ricardo@onboardsports.net
+55 11 98777-5094

Leia também...
06.05.2025

Seja em busca da alta performance ou do lazer, inscritos vivem grande expectativa para a segunda etapa do calendário de 2025, no dia 29 de junho

11.04.2025

Organização da prova agiliza os detalhes para o segundo evento do calendário anual, marcado para o dia 29 de junho, na Cidade Maravilhosa

31.03.2025

Prova deste ano foi marcada por alta velocidade e disputa acirrada entre os competidores.

30.03.2025

Cunha (SP) recebeu mais de 1.500 ciclistas neste domingo (30) com percurso novo e veloz.