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Maior desafio da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval é marcado por recordes

21.05.2025  |    10 visualizações Semana de Vela de Ilhabela

Regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil abre a competição desde 1996, com disputa de 55 milhas náuticas entre as principais equipes do País

Vencer a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil exige planejamento, técnica e resistência para enfrentar 55 milhas náuticas de navegação costeira e em mar aberto, madrugada adentro, sob condições imprevisíveis de correntes e ventos.

Por isso, a regata que abrirá a Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval em 20 de julho atrai as maiores equipes do País. Em jogo, além da vitória, a possibilidade de se consagrar como o barco mais rápido numa prova marcada por recordes.

A primeira edição da regata de longo percurso foi realizada em 1996, com o nome de Regata Eldorado Revista OffShore Alcatrazes por Boroeste. A disputa foi idealizada por Plínio Romeiro, diretor da emissora do Grupo O Estado de São Paulo, e pelo responsável pela editora da OffShore, Marcelo Claro.

O objetivo era dar mais opções aos participantes do evento, que até então só disputavam regatas triangulares entre bóias.

"Ligamos para todos os velejadores, ligamos para as pessoas, ligamos para o Yacht Club de Ilhabela. Distribuímos muitos prêmios, como passagens para Miami (EUA), motores de popa, artigos relacionados ao universo náutico. Foi um tremendo sucesso", relembra Plínio Romeiro, diretor da emissora do Grupo O Estado de São Paulo. Graças a esse sucesso, a regata passaria a integrar oficialmente a Semana de Vela a partir de 1999.

No início, a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil tinha largada e chegada no canal de São Sebastião, com disputas entre veleiros de oceano e monotipos. Ao longo dos anos, o percurso original de cerca de 60 milhas náuticas (110 km) sofreria vários ajustes. Em 2012, a regata foi suspensa devido a ventos extremos que tornaram inseguro o contorno do arquipélago. Em 2015, por medida ambiental, o retorno da prova foi feito pela Ilha da Sapata em vez de contornar toda a ilha principal de Alcatrazes.

"O diferencial da regata Alcatrazes por Boreste é que ela pega todo o canal de São Sebastião e também o mar aberto. Tem que lidar com as correntezas do canal de São Sebastião. E a regata é de estratégia, com menos manobras. São 20 milhas de ida, 20 milhas de volta, onde você pega vários ventos. É uma navegação para quem, de fato, sabe navegar. Essa é a grande diferença", explicou Plínio Romeiro.

Recordes e momentos históricos

Em 2009, o argentino Cusi 5 foi o mais rápido a completar a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, com tempo recorde de 6h12m26. Aquele foi o primeiro tempo registrado na história da regata e mantido como referência para os anos seguintes.

O recorde só foi quebrado em 2015 pelo Camiranga, primeiro a cruzar a linha de chegada com 6h04m03s. E, em 2018, o Crioula estabeleceu a nova a marca ainda a ser superada, com 6h01m42s. A equipe gaúcha foi Fita Azul nas últimas três edições da regata, e é bicampeã da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

Sempre com a participação de grandes equipes e alguns dos maiores nomes da Vela brasileira, a regata garantiu momentos marcantes. Um deles foi a presença do Brasil 1, que disputou a prova como um treino para a Volvo Ocean Race, mais importante regata de volta ao mundo. Em 2005, o time comandado por Torben Grael fez o percurso em 6 horas e 18 minutos.

Outras regatas de percurso na SIVI

Além da Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, outras duas regatas de percurso largam no dia 20, logo após o tradicional desfile dos barcos, marcando a abertura da Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Ilha de Toque-Toque por Boreste e a Renato Frankenthal reservam outros desafios para os barcos menores.

Inscrições

As inscrições para a 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que ocupará as raias da ilha entre 19 a 26 de julho, estão abertas. Até 29 de junho, os velejadores de barcos com vagas próprias pagarão R$350. Nas poitas do Yacht Club de Ilhabela o valor é R$1.200, e, nas marinas, é de R$5.500. As equipes têm até 11 de julho para garantir a participação na maior competição de vela oceânica da América do Sul.

Para se inscrever, basta acessar o site oficial da competição, http://sivilhabela.com.br/.

Mais de 80 equipes de vários estados brasileiros e também do exterior já confirmaram presença. Para a edição deste ano, foram convidadas as classes ORC, Bra-RGS, RGS-Cruiser, Clássicos, HPE-25 e C30. A competição reúne atletas profissionais, medalhistas olímpicos, amadores e cruzeiristas nas mesmas raias.

Sobre o Banco Daycoval

O evento é apresentado pelo Banco Daycoval com realização do Yacht Club de Ilhabela e Prefeitura de Ilhabela, apoio da Marinha do Brasil e patrocínio da Mitsubishi Motors, Corona e FF Seguros.

O Banco Daycoval é uma Instituição financeira com 55 anos de experiência, especializado no segmento de créditos e serviços para empresas, com atuação relevante também no varejo, através de operações de crédito consignado, financiamento de veículos, câmbio turismo e investimentos.

Com sede em São Paulo (capital), o Banco possui 3.609 colaboradores distribuídos entre a matriz, 50 agências em todo País e mais de 250 pontos de atendimento.

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Flávio Perez
flavio@onboardsports.net 
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