Capa

Optimist: Baiano do Aratu Iate Clube vence Brasileiro de Estreantes

07.01.2025  |    62 visualizações  |  anexos CBVELA CBVela Olímpicos

Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist

O jovem velejador do Aratu Iate Clube, Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou nesta terça-feira (7) o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist, realizada desde o dia 4 de janeiro de 2025 em Vitória (ES). Completaram o pódio os representantes do CNP: João Paulo Pereira e Victor David Tocci. No feminino, Nicole Green (ICRJ), Luiza Porto (CNP) e Mariana Neves (ICES) foram as melhores.

Ao longo das oito regatas disputadas, Matheus manteve uma performance consistente, crescendo nos momentos decisivos da competição e garantindo o topo do pódio para a Bahia.

O evento, organizado pela Optibra com apoio da CBVela – Confederação Brasileira de Vela –, reuniu 57 velejadores de vários estados com idades de até 15 anos, conforme as regras da classe Optimist. A partir desta quarta-feira (8), os estreantes se juntam aos demais competidores para o 53º Campeonato Brasileiro da classe Optimist, que segue até 14 de janeiro.

Sua trajetória na classe começou na Escola de Vela do AIC (EVA), onde evoluiu ano após ano até integrar a equipe de Optimist do clube. Com resultados expressivos, ele reforça a importância do incentivo ao esporte náutico desde a infância.

"Sinto-me muito feliz em ganhar esse campeonato. Passei 2024 inteiro treinando para chegar aqui e fazer bonito, como diz meu técnico. Melhorei após o terceiro dia e estou grato pela conquista", disse Matheus Veiga.

O feito marca um momento histórico tanto para a Bahia quanto para o Aratu Iate Clube (AIC), que, em apenas quatro anos desde a criação da sua Escola de Vela, celebra a conquista de um campeão brasileiro em seu quadro de atletas.

A professora da Escola de Vela do Aratu, Renata Agapito, também destacou o talento e a dedicação do jovem atleta. "Matheus é um menino muito focado e talentoso. Ele veleja há pouco mais de um ano, logo entendeu como funciona e passou a se dedicar aos treinos e preparações. Sempre que possível, está na raia, seja de Optimist, seja de veleiro de Oceano com sua família. A vela está no sangue!"

"O campeonato se desenrolou com condições bem variadas de vento. Tivemos oito estados representados de quatro regiões brasileiras, além dos argentinos! Então acho que foi um campeonato bem interessante. A flotilha tem uma boa quantidade de velejadores de altíssimo nível técnico", contou Hans Hutzler, presidente da Optibra.

Sobre a CBVela

A CBVela é a representante oficial da vela esportiva brasileira nos âmbitos nacional e internacional. Filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a vela é a modalidade com mais medalhas de ouro olímpicas para o Brasil: oito. No total, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas nos Jogos Olímpicos.

A entidade foi pioneira ao integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e incorporar a Agenda 2030 como base estratégica, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade.

Sobre o VelaID

Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento da vela brasileira, conectando velejadores e entusiastas ao esporte. A ferramenta serve como HUB de eventos da CBVela e oferece funcionalidades exclusivas.

Para se cadastrar gratuitamente e conhecer os eventos, acesse: velaid.com.br.

Contato:
Flávio Perez
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035

 

Leia também...
14.12.2024

Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros

11.12.2024

Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU

08.12.2024

Arthur Back e Eduardo Backheuser estão no Top 10 em Mar del Plata

29.11.2024

Nicolas Bernal lidera equipe ao lado de Bernardo Peixoto, Bruna Patrício, Zion Faria e Marcos Arndt.