Capa

Vela: Brasileiro de Hobie Cat tem campeões definidos em Fortaleza (CE)

19.11.2024  |    519 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

51ª edição do campeonato foi realizada no late Clube de Fortaleza (ICF), de 13 a 17 de novembro

O 51º Campeonato Brasileiro da Classe Hobie Cat - BRASCAT 2024 agitou as raias do Iate Clube de Fortaleza no último final de semana e terminou com vitória de uma dupla de velejadores locais. Após 12 regatas, Robert Gil e Sculi Emile, do ICF, venceram cinco provas e terminaram com o título nacional na classe.

Felipe Frey e Bruno Frey, do Yacht Club Santo Amaro (YCSA), ficaram com a prata e André Montenegro e Sofia Elias, do Iate Clube de Pelotas (ICP), terniram com a medalha de bronze.

Na disputa feminina, a dupla campeã foi Milena Araújo (ICP) e Isabelle Crispim (Cabanga). Na categoria sub-19, a dupla campeã foi Guilherme Araújo e Duda, do Cabanga. Na Hobie Cat 14, o campeão brasileiro foi Márcio Popó, do Rio de Janeiro.

"É muito gratificante rever os amigos velejadores e seus familiares. Seus sorrisos diários eram impagáveis para mim que, um dia, já estive na água velejando. Foi muito desafiador preparar as regatas para que os velejadores pudessem curtir e para que a disputa fosse incontestável. Vimos, ao longo destes cinco dias, as primeiras posições se alternando, do início ao fim, comprovando que o objetivo vinha sendo atingido. Chegamos ao último dia com quatro duplas ainda com chances reais de vitória e foi tudo muito, mas muito lindo de se assistir", destaca Daniel Azevedo, Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Vela - CBVela.

O BRASCAT 2024 conta com a organização do late Clube de Fortaleza e da Federação de Vela e Motor do Estado do Ceará. O evento tem ainda os apoios do Portal IN, Marina Park Hotel, Secretaria de Turismo do Município de Fortaleza, Associação Brasileira da Classe Hobie Cat, Confederação Brasileira de Vela - CBVela e do patrocínio da Sotreq.

"Sem sombra de dúvidas foi um evento fantástico que deixou para a cidade um legado muito positivo. É visível o investimento que a capital do Ceará realizou nos últimos anos em prol do turismo e dos esportes náuticos e o resultado é esse: um evento de altíssimo nível, com os principais velejadores do país disputando o lugar mais alto do pódio. Importante frisar e reforçar sempre que nossa cidade tem um potencial enorme para a prática dos esportes náuticos e, principalmente, impulsionados pelo vento", ressalta Evelin Huttenlocher, vice-presidente da Federação de Vela e Motor do Estado do Ceará.

Para mais informações, classificação completa e mídias do evento, acesse: https://linktr.ee/brascat2024

Sobre a CBVela

A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.

Sobre o VelaID

Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.

Para realizar o cadastro gratuito e conhecer os eventos da CBVela, acesse: velaid.com.br

Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035

Leia também...
27.03.2025

Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais

10.03.2025

Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa

08.03.2025

Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz

10.02.2025

Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)