Capa

I Troféu de Vela Feminina é realizado com sucesso em Niterói (RJ)

11.11.2024  |    610 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

Evento no Clube Naval Charitas contou com 52 atletas, totalizando 26 duplas das classes Snipe e Dingue

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) realizou no último final de semana, nos dias 9 e 10 de novembro, o I Troféu de Vela Feminina, sediado no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). A competição contou com regatas das classes Snipe e Dingue, com 52 atletas inscritas, totalizando 26 duplas – 15 na Snipe e 11 na Dingue.

Após quatro regatas por classe, Renata Decnop (ICB) e Fernanda Decnop (ICB), na Snipe, e Daniela Muniz (CNC) e Isadora Sodré (RYC), na Dingue, terminaram na liderança e subiram no lugar mais alto do pódio como as duplas campeãs.

Martha Rocha (CDJ) e Maria Hackerott (ASBAC) ficaram com a prata na Snipe, enquanto Júlia Vieira (CNC) e Celina Mariano (ICB-DF) terminaram com o segundo lugar na Dingue. Já as medalhas de bronze ficaram com Marina Roma (CICP) e Fernanda Gularte (CICP), na Snipe, e Isabella Sant’anna (Projeto Grael) e Ranna Dutra (Projeto Grael), na Dingue.

"Disputar o Troféu de Vela Feminina foi uma experiência super bacana! Nós duas tivemos algumas experiências de campanhas olímpicas, mas estávamos afastadas da vela há alguns anos, e voltar justamente na raia de Niterói, que é o nosso berço, foi muito bacana. Queria parabenizar a organização, foi muito legal dar a oportunidade para novas árbitras, para aa mulheres botarem em prática o conhecimento, se aperfeiçoarem. É muito bonito ver o incentivo à vela feminina, é um esporte que tem tudo para atrair a mulherada", disse Renata Decnop, vencedora na classe Snipe.

"Para a gente foi um privilégio, uma satisfação ver o nosso Programa da Vela Feminina dando frutos. A disputa do Troféu foi exemplar, as mulheres que trabalharam na Comissão de Regata, no júri, as balizadoras, todas fizeram um excelente trabalho. E, claro, contamos com a participação das velejadoras, todas engajadas, comprometidas em fazer um bom evento, foi sucesso total!", celebrou Martha Rocha, treinadora da CBVela.

O Troféu de Vela Feminina não só promoveu a competição de alto nível nas águas, como também buscou fortalecer a presença feminina em todas as áreas do esporte. Além das regatas, o evento sediou o I Encontro Nacional da Vela Feminina, que discutiu o desenvolvimento da modalidade entre as mulheres. O encontro foi dedicado ao debate de temas importantes, como a formação de atletas, treinadoras e oficiais de regata, incentivando a qualificação e a participação feminina em diversas esferas do esporte.

Além de buscar condições para oferecer ainda mais protagonismo para as mulheres em todos os âmbitos do esporte, a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) tem também o objetivo de estimular constantemente a defesa da sustentabilidade em mais um evento. É neste contexto que a Confederação se baseou no Guia de Sustentabilidade da competição para organizar um evento sustentável.

"Esse Troféu foi inscrito no programa Clean Regatas e nós estamos aqui trabalhando para atingir o máximo dos 20 pontos que o programa propõe na área da sustentabilidade ambiental, para fazer uma regata sustentável. Então isso vai desde evitar a geração de resíduos até você cuidar do resíduo que é gerado pelo evento", afirmou Sandra Di Croce Patrício, diretora de sustentabilidade da CBVela.

Sob práticas sustentáveis, a Confederação avança na sua missão de usar a vela para construir um modelo inclusivo e responsável. A CBVela é a primeira confederação esportiva a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU, comprometendo-se com o desenvolvimento sustentável, a defesa do meio ambiente e a promoção da cidadania pelo esporte náutico.

Sobre a CBVela

A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.

Sobre o VelaID

Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.

Para realizar o cadastro gratuito e conhecer os eventos da CBVela, acesse: velaid.com.br

Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035

Leia também...
27.03.2025

Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais

10.03.2025

Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa

08.03.2025

Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz

10.02.2025

Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)