A 12ª edição da Copa Brasil de Vela, realizada de 14 a 19 de outubro em Ilhabela (SP), se aproxima. E, com a análise da meteorologia, os atletas já poder ter uma noção das condições de tempo e clima que os esperam.
Segundo a organização do campeonato, a previsão é de ventos moderados no litoral paulista, com temperaturas amenas. Local com grandes variações climáticas, Ilhabela (SP) deve ter na Copa Brasil ventos leste, não tão fortes.
Diante disso, as regatas devem acontecer em sua maioria no norte da ilha.
“Com as previsões atuais, teremos mais regatas na Ponta das Canas, no norte. O importante é a Comissão de Regata planejar um percurso justo, proporcionando um ambiente competitivo e adequado para os velejadores. Para os atletas, Ilhabela é um excelente local de competição, com correntes, ondas e ótimos ventos. Esperamos conseguir fazer todo o programa de regatas, mas talvez tenhamos alguns dias longos na água”, analisou Walter Boddener, Gerente de Eventos da CBVela.
Para a Copa Brasil de Vela, são aguardados pela organização a presença de cerca de 150 atletas de todas as classes convidadas: Snipe, ILCA 6, ILCA 7 masculino, ILCA 4, Kitefoil, Dingue e Finn.
“É a competição mais importante da CBVela no ano, reunindo os melhores velejadores do Brasil nas Classes Olímpicas, Jovem e valorizando os velejadores locais em classes convidadas como Snipe, DIngue e Optimist”, disse Walter Boddener.
A Copa Brasil de Vela conta com a organização da Confederação Brasileira de Vela, da Prefeitura de Ilhabela (SP), da Escola de Vela Lars Grael e da Federação de Vela do Estado de São Paulo.
O evento tem apoio de Avène, QS Tributos e OceanPact, patrocinadores oficiais da CBVela.
As inscrições poderão ser realizadas no site do Vela ID:
https://eventos.velaid.com.br/
Copa Brasil de Vela 2024
A competição é a etapa final do Campeonato Brasileiro Interclubes de 2024, promovido pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), válida para o ranking paulista e como classificatória para o programa Bolsa Atleta.
O evento reunirá classes tradicionais da vela, como Snipe, ILCA (4, 6 e 7), Kitefoil, 49er, 49er FX, iQFOIL, 470 Misto, Dingue e Finn. Simultaneamente, ocorrerá a 10ª Copa Brasil de Vela Jovem, com velejadores sub-19 nas classes iQFOIL, ILCA 6, 420 Aberto e Feminino, 29er Aberto e Feminino, e Optimist.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site Vela ID: https://eventos.velaid.com.br
Sobre a CBVela
A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.
Sobre o VelaID
Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.
Para realizar o cadastro gratuito e conhecer os eventos da CBVela, acesse velaid.com.br
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035
51ª edição do campeonato foi realizada no late Clube de Fortaleza (ICF), de 13 a 17 de novembro
Evento no Clube Naval Charitas contou com 52 atletas, totalizando 26 duplas das classes Snipe e Dingue
Bernardo Peixoto e Gustavo Baiano conquistam o terceiro lugar e garantem o Brasil no pódio
Confederação Brasileira de Vela e Comitê Brasileiro de Clubes impulsionam esporte com recursos e estruturação no ciclo dos Jogos Olímpicos de Paris