O Kartódromo Internacional de Birigui (SP), o Speed Park, recebeu neste sábado (14) a última etapa do Circuito Paulista de Kart. Conhecida como a abertura do Campeonato Brasileiro, essa corrida é a mais importante na preparação para o nacional.
Assim, os pilotos puderam testar seus equipamentos e realizar o reconhecimento da pista, ganhando quilometragem no traçado de Interlagos em sentido anti-horário, utilizado no Circuito e escolhido para a disputa do Campeonato Brasileiro.
As oito categorias em disputa foram divididas em dois grupos. Pela manhã, ocorreram as finais das categorias Mirim, F4 Sprinter, F4 Sênior e F4 Super Sênior Master. À tarde, foi a vez das categorias Cadete, F4 Júnior, F4 Graduados e F4 Super Sênior. A primeira atividade programada para cada grupo foi o warm-up, um treino rápido para reconhecimento da pista. Em seguida, cada categoria disputou duas corridas.
Pelo regulamento do Circuito Paulista de Kart, essas duas corridas definem o vencedor. Ou seja, o piloto que somar mais pontos nas duas provas leva o troféu da terceira etapa do campeonato. A pontuação funciona da seguinte forma: os quinze primeiros colocados de cada corrida recebem pontos. O vencedor da corrida fatura 16 pontos, e os demais recebem 14, 13, 12, 11, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto, respectivamente.
“Foi uma corrida em que lideramos de ponta a ponta. Tivemos um toque no início que danificou o bico do kart, então nossa estratégia era abrir a maior vantagem possível do segundo colocado para garantir a vitória após a vistoria dos comissários”, destacou João Fornaro, sobre a corrida 1 na categoria F4 Sprinter.
A última corrida do Circuito Paulista de Kart marca o encerramento da preparação oficial dos pilotos para o Campeonato Brasileiro, que será realizado entre os dias 7 e 12 de outubro, também no Speed Park. Entretanto, apesar do encerramento das corridas, todos os pilotos inscritos no evento receberam um desconto no pacote de treinos, que ocorre entre os dias 16 e 19 de setembro.
“Estou muito feliz com a vitória, foi uma corrida muito boa. Não fiz uma boa largada, caí para sexto e precisei me recuperar, mas no final deu tudo certo”, comentou Lucas Bertanha, piloto da categoria Mirim.
O encerramento do Circuito Paulista de Kart também marca o fim da preparação oficial para o Campeonato Brasileiro de Kart. Agora, os pilotos seguem para as sessões de testes enquanto aguardam o início da competição nacional. A premiação para os vencedores gerais do Circuito será realizada na véspera do Campeonato Brasileiro de Kart.
“Estivemos muito rápidos a semana toda, lideramos todos os treinos, mas na tomada de tempos acabei ficando em oitavo. Queria fazer uma boa largada para recuperar as posições logo no início da prova, e consegui. No final, precisei apenas administrar a vantagem”, afirmou Samuel Cruz, vencedor da F4 Graduados.
Para mais informações, acesse speedpark.com.br.
Assista -- https://www.youtube.com/watch?v=ACAxV7_zIKw
Confira os vencedores de cada prova:
- Mirim
- Corrida 1: Lucas Bertanha
- Corrida 2: Joaquim Fronza
- Cadete
- Corrida 1: Benicio Abdala
- Corrida 2: Rafael Guimarães
- F4 Júnior
- Corrida 1: Paulo Willemann
- Corrida 2: Paulo Willemann
- F4 Sprinter
- Corrida 1: João Fornaro
- Corrida 2: João Fornaro
- F4 Graduados
- Corrida 1: Samuel Cruz
- Corrida 2: Samuel Cruz
- F4 Sênior
- Corrida 1: Gustavo Rey
- Corrida 2: Gustavo Rey
- F4 Super Sênior
- Corrida 1: Gustavo Rey
- Corrida 2: Gustavo Rey
- F4 Super Sênior Master
- Corrida 1: Miguel Subtil
- Corrida 2: Miguel Subtil
Confira os vencedores da 3ª etapa do Circuito Paulista de Kart:
- Mirim: Joaquim Fronza
- Cadete: Rafael Guimarães
- F4 Júnior: Paulo Willemann
- F4 Sprinter: João Fornaro
- F4 Graduados: Samuel Cruz
- F4 Sênior: Gustavo Rey
- F4 Super Sênior: Gustavo Rey
- F4 Super Sênior Master: Miguel Subtil
Sobre o Speed Park
Com área superior a 130.000 m², mais de 40 traçados diferentes e aproximadamente 1.300 metros de pista, o Kartódromo Internacional de Birigui (SP), o Speed Park, é um templo da velocidade para pilotos profissionais, amadores e entusiastas do kart.
Sua estrutura conta com uma pista moderna para competições, com asfalto de polímero emborrachado e curvas com ângulo de inclinação, o que contribui para melhor aderência e economia de pneus. Na pista, está localizado um painel digital de cronometragem e posicionamento, além do primeiro sistema de sinalização com bandeiras de LED da América Latina, proporcionando uma experiência única em corridas noturnas.
O Speed Park vem se consolidando a cada ano como palco dos principais campeonatos de kart no país. No segundo semestre de 2024, o Kartódromo será sede do Circuito Paulista de Kart e do Campeonato Brasileiro de Kart, o principal campeonato da categoria de 4 tempos do Brasil.
Entre em contato com a equipe On Board Sports: