No último dia 5 de setembro, a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e a cleantech Infinito Mare Blue Solutions oficializaram uma parceria inédita para promover uma tecnologia inovadora de despoluição de águas, inspirada em barcos a vela. O local da assinatura foi no YCSA - Yacht Club Santo Amaro, que fica às margens da Represa Guarapiranga, em São Paulo (SP).
O termo de cooperação técnica firmado entre as instituições tem como objetivo implementar a tecnologia "Caravela", uma Solução Baseada na Natureza (SbN), nos locais de prática esportiva da vela, visando a remoção contínua de poluentes em águas doces e salgadas.
Desenvolvida pela Infinito Mare, a Caravela é uma estrutura escultural ancorada na água que, além de limpar o ambiente aquático, contribui para o sequestro de carbono, libera oxigênio, aumenta a biodiversidade local e reduz o estresse ambiental.
A tecnologia, inspirada no movimento natural dos barcos a vela, também busca conectar inovação e sustentabilidade.
Tecnologia em prol do meio ambiente e do esporte
Durante o evento, o presidente da CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro, destacou a importância da iniciativa para o esporte e o meio ambiente. “Essa parceria reforça o compromisso da CBVela em utilizar o esporte como plataforma para ações sustentáveis. Estamos dedicados a promover o desenvolvimento ambiental em sintonia com a inovação, e a tecnologia Caravela vem ao encontro dessa missão”, afirmou.
A Caravela opera com algas nativas que auxiliam na purificação da água, absorvendo CO2 e estimulando o crescimento controlado dessas plantas aquáticas. Além de beneficiar o ecossistema ao redor, o projeto também busca contribuir para a segurança dos atletas que praticam esportes aquáticos, como frisou Bruno Libardoni, CEO da Infinito Mare.
“A presença das Caravelas em áreas de competição traz a percepção de que o ambiente está sendo cuidado de forma natural. Isso fortalece a relação do atleta com o meio ambiente, oferecendo uma experiência esportiva mais segura e sustentável.”
Reconhecimento internacional e expansão da tecnologia
O projeto Caravela, criado em 2018, já obteve reconhecimento internacional, sendo premiado na World Eco Design Conference, na China. Em 2020, a Infinito Mare foi listada entre as 50 principais cleantechs brasileiras no Mapeamento Green Sampa, da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), e em 2024 foi selecionada para o programa de Aceleração Green Sampa, que apoia negócios inovadores focados em sustentabilidade.
Renan Vieira, presidente da Ade Sampa, enfatizou a importância da parceria com startups como a Infinito Mare: “Estamos investindo no desenvolvimento econômico sustentável ao apoiar soluções inovadoras e ambientalmente responsáveis como a Caravela. Esse tipo de iniciativa é essencial para construir um futuro mais verde e equilibrado.”
Comodoro do YCSA, Fábio Bodra, colocou o clube na rota do projeto. ''O YCSA com mais de 90 anos de história está de portas abertas para projetos inovadores e que ajudem no meio ambiente, que é nosso local de regatas.''
Próximos passos da parceria
A tecnologia Caravela será demonstrada em eventos e competições promovidos pela CBVela, que atua em 12 estados brasileiros, abrangendo regatas e treinamentos em rios, lagos e na costa do país. Sandra Di Croce Patricio, diretora de sustentabilidade da CBVela, destacou que a iniciativa faz parte de um conjunto mais amplo de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável.
“Estamos avançando em diversas frentes, como a promoção da vela feminina e a inclusão social. Com a Infinito Mare, nosso foco será ampliar o debate e as ações sobre a qualidade das águas, sempre baseados na ciência e inovação”, disse.
A Confederação Brasileira de Vela e a Infinito Mare seguem alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, promovendo a integração entre esporte e preservação ambiental.
Sobre a CBVela
A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.
Sobre o VelaID
Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.
Para realizar o cadastro gratuito e conhecer os eventos da CBVela, acesse velaid.com.br
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035
Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais
Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa
Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz
Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)