Capa

Copa Brasil de Vela de Praia estreia em Fortaleza (CE) com 120 atletas

02.08.2024  |    643 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

Evento abriu sua quarta edição nesta sexta-feira (2) com 65 embarcações

A Copa Brasil de Vela de Praia 2024 abriu a etapa de Fortaleza (CE) nesta sexta-feira (2), com 120 atletas divididos em 65 embarcações. Veleiros das classes Optimist, ILCA/Laser, Dingue, Kite Foil Tubular, Wing Foil, Wind Foil e Hobie Cat 14/16. A tradicionais Jangadas vão encher a raia nordestina no domingo (4). 

Atletas de todas as idades participam do campeonato no Iate Clube de Fortaleza, que começou com ventos de média para alta intensidade – 13 a 20 nós – agradando a todos, como comentou Daniel Azevedo, vice-presidente da CBVela. Participam atletas de vários estados do Nordeste e também do Sul e Sudeste.

Todo o cronograma de provas foi cumprido na Copa Brasil de Vela de Praia, que também serve como seletiva para a indicação de Bolsa Atleta Nacional na categoria sub-16, e vale pontos para o Circuito Brasileiro de Wing Foil.

''Foi um dia perfeito com mais de 20 largadas e todo mundo se divertiu. A expectativa é muito boa, e para o sábado o vento deve aumentar ainda mais. Ficamos felizes em saber que os atletas estão com sorriso de orelha a orelha'', disse Daniel Azevedo, vice-presidente da CBVela.

O evento é organizado pela CBVela em conjunto com a Federação de Vela do Ceará, Associação Brasileira de Kite, Portal IN, Iate Clube de Fortaleza e Duotone. Os patrocinadores da CBVela são Avène, OceanPact, QS e New Expo. O apoio é da Colônia Z8 de Pescadores.

Quem participou da abertura foi o vice-prefeito de Fortaleza (CE), Élcio Batista. O representante da capital cearense reforçou o potencial das praias da cidade, que têm 34 quilômetros de extensão.

''É uma indústria saudável, que gera empregos, ocupação e renda. E mais do que isso, faz as pessoas felizes. Quem pratica vela é mais feliz, tem mais Vitamina D e cultua o mar! Criamos uma agência de desenvolvimento do mar para explorar esse potencial'', contou Élcio Batista, que também é velejador.

O vice-prefeito elogiou a gestão da CBVela, que tem como presidente Marco Aurélio de Sá Ribeiro e vice-presidente Daniel Azevedo.

A cidade de Fortaleza (CE) criou o selo Capital do Kite, que busca valorizar uma das grandes características da capital alencarina, que é o velejo de kite urbano. Por meio deste selo, a prefeitura vem investindo na capacitação das escolas de kite através do Projeto Juventude no Kite, da Federação de Vela do Ceará.

Sobre a CBVela

A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.

Sobre o VelaID

Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.

Para realizar o cadastro gratuito e conhecer os eventos da CBVela, acesse velaid.com.br

Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035

Leia também...
27.03.2025

Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais

10.03.2025

Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa

08.03.2025

Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz

10.02.2025

Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)