Capa

Yacht Clube da Bahia participa da 2ª Etapa do Baiano de VA'A

23.07.2024  |    424 visualizações

Clube conquistou 12 medalhas ao todo na etapa realizada em 19 de julho

A Canoagem do Yacht Clube da Bahia (YCB) destacou-se na 2ª etapa do Baiano de VA'A, conquistando 12 medalhas no total. A competição foi realizada na Marina de Itaparica (BA) em 19 de julho e reuniu os principais nomes da modalidade no estado.

A equipe garantiu quatro medalhas de ouro, cinco de prata e três de bronze nas provas individuais de OC1 e nas coletivas de OC6. 

Nas provas de OC6, a equipe masculina alcançou os mesmos pódios que o feminino. No OC6 feminino, o time garantiu a medalha de bronze na categoria Open e a prata na categoria 40+.

"Este ano, nosso treinador resolveu testar minha equipe e nos colocou para competir na categoria master 40. Éramos três remadoras com mais de 60 anos, eu com 58 e as outras duas com 57 e 55. Um desafio competir com as mais novas! Fomos lá e fizemos bonito, uma segunda colocação com gostinho de vitória. E esta semana já fomos pra água de olho nas próximas etapas: queremos ser campeãs!", disse a atleta Sandra Paiva.

No OC1 masculino, Maurício Oliveira levou a prata na categoria Open, Luciano Carvalho levou o bronze na categoria 40+, e Ivan Pedro ganhou o ouro na categoria 50+. Maurício Oliveira comentou sobre sua performance:

"Fui Vice-campeão geral da OC1/V1R Masculino. O evento foi bem organizado e o local é paradisíaco, com uma parte bem abrigada do vento que nos proporcionou uma navegação estratégica. Conversei com o coordenador Danilo e montamos um plano. Larguei bem e mantive durante a primeira volta, acreditando que nos momentos de vento e ondulações contra iria me sobressair em relação aos demais atletas."

Ele acrescentou: "O plano funcionou e após a primeira volta estava na terceira colocação. Chegou a hora de suplementar e entregar todas as forças em busca da ultrapassagem. Fiz um esforço fora do comum e as dores apareceram, no entanto, venho trabalhando a parte mental com Rafael Peralva e os exercícios de respiração me ajudaram a transmutar a dor. Finalizei a prova com um sprint que me rendeu a 2ª colocação, melhorando minha posição no ranking Baiano para o 3º lugar em 2024."

No OC1 feminino, Vanessa Castro obteve a prata na categoria Open, Babi Brazil ganhou o ouro, e Verena Bárbara conquistou o bronze na categoria 40+. Na categoria 50+, Cárita garantiu o ouro, Ana Lucia Berenguer a prata, e Manuela Gonzalez ficou na 4ª posição. Na categoria 60+, Rosário Calmon venceu com o ouro e Regina Valente conquistou a prata.

O modelo de canoa mais utilizado tradicionalmente é a OC6, denominada V6 no Taiti. "OC" refere-se à sigla havaiana para "outrigger canoe" (canoa com balancim) e "V" à denominação taitiana.

Sabia que você também pode patrocinar o esporte do Yacht Clube da Bahia?

Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, você, pessoa física ou jurídica pode fazer o esporte do Yacht chegar ainda mais longe. Contribuindo na formação de promissores talentos em diversas modalidades, elevando o patamar do Clube e rompendo as fronteiras.

Ficou interessado(a)? Entre em contato conosco, estamos à sua disposição: (71) 2105-9186 • Ana Lúcia I Setor de Projetos.

Sobre o Yacht Clube da Bahia

O Yacht Clube da Bahia surgiu do desejo de construir barcos a vela, nossa paixão por esportes está diretamente ligada à nossa origem. O clube possui hoje mais de 15 categorias esportivas e notoriamente se destaca por sua vocação pelas modalidades náuticas e aquáticas, especialmente a Vela, Natação, Canoagem e Pesca Esportiva. Os esportes terrestres completam nossa grade, oferecendo um repertório completo.

Vale ressaltar que entendemos o esporte como um elemento muito importante do convívio social dos nossos Associados, desde a interação de jovens e adultos em seus grupos de amigos até a formação de atletas de alto rendimento, que estão presentes frequentemente nos pódios de competições nacionais e internacionais.

O Yacht Clube da Bahia também organiza eventos com destaque no calendário esportivo náutico nacional, como a tradicional Travessia Itaparica-Salvador de Natação que existe desde 1955, o Desafio Salvador - Morro de São Paulo de Canoagem que é a maior prova sem revezamento da América Latina, além de diversas outras competições.

Entre em contato com a On Board Sports

Flávio Perez

redacao@onboardsports.net

www.onboardsports.net

Leia também...
30.09.2024

Atletas do clube conquistam vitórias em competições realizadas em São Bernardo do Campo (SP) e Aracaju (SE)

26.09.2024

Renata Chaves sagra-se campeã brasileira na categoria Race Amador Feminino, enquanto José Augusto, também atleta do YCB, é vice-campeão na Pro 50+

20.09.2024

Competição de vela foi disputada em João Pessoa (PB) e contou com disputas de ILCA 4 e ILCA 7; Magno Souto, do YCB, é campeão no ILCA 4

18.09.2024

Lízian Simões e Luísa Sugimoto representaram o Yacht Clube da Bahia em competição internacional na Itália