O Barco Brasil ficou na quarta colocação da classe HPE-25 na Semana de Monotipos de Ilhabela 2024. O evento foi concluído neste domingo (14) na Escola de Vela Lars Grael e reuniu várias categorias em quatro dias de regatas.
A equipe de José Guilherme Pereira Caldas, Guto Campelo, Juliana Duque e Rafael Martins brigou do começo ao fim pelo título e acabou empatando em pontos com o Crazy Phoenix, que ficou com o bronze pelos critérios de desempate. O ouro ficou com o Pé de Vento e a prata com o Ginga.
Foram realizadas nove regatas ao todo no Canal de São Sebastião. Na maioria dos dias, os velejadores sofreram com temperaturas mais baixas e mar mexido no litoral norte paulista.
''O HPE-25 serve como treino para essa regata de volta ao mundo, que será uma desafio offshore de sete meses, com seis paradas. Não esperávamos isso (resultado nos Monotipos). A gente esperava um pouco mais para trás na classificação, mas está dando tudo certo pro Barco Brasil'', contou José Guilherme Caldas.
A mesma equipe ficou com o bronze na Copa Mitsubishi - Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, evento disputado em dois fins de semana em Ilhabela (SP) no mês passado.
No mesmo evento, o Barco Brasil já havia conquistado um pódio na Regata VelaShow, evento realizado em paralelo à feira 100% de vela, que teve como destaque a exposição da Volta ao Mundo.
O quarteto teve Rafael Martins e Juliana Duque são bicampeões brasileiros de Snipe e medalhistas pan-americanos em Lima 2019 e Santiago 2023. A baiana Juliana Duque também é tricampeã mundial de Snipe.
O próximo desafio é a Semana Internacional de Vela de Ilhabela de 20 a 27 de julho no Yacht Club de Ilhabela. O barco escolhido é o Mussulo 55.
Sobre o Barco Brasil
A participação do Barco Brasil em eventos faz parte do treinamento de José Guilherme Caldas para a Globe40, regata de Volta ao Mundo em duplas, que começará em 2025. Caldas estará a bordo de um Class40, ao lado de Luiz Bolina, enfrentando os desafios dos mares do planeta.
Esta será a segunda campanha brasileira oficial em uma volta ao mundo, relembrando o pioneirismo do Brasil 1 na Volvo Ocean Race. Há 19 anos, Torben Grael liderou o barco nessa histórica disputa pelos mares do mundo.
A Globe40 está agendada para os anos de 2025 e 2026, com início previsto para setembro do próximo ano na Europa, abrangendo mais de 30.000 milhas de regata.
Leia mais sobre o Barco Brasil
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez
flavio@onboardsports.net
+55 11 999498035
www.onboardsports.net
Regata de Volta ao Mundo Globe40 terá início em 14 de setembro de 2025 em Cádiz, na Espanha
Equipe terá atletas que já estão em campanha olímpica para Los Angeles 2028
Regata na Baia de Todos-os-Santos e Rio Paraguaçu será em 24 de agosto
Barco Brasil está confirmado na disputa em duplas pelos mares do mundo