Capa

Ex-piloto da IndyCar Robert Wickens retorna ao cockpit no GEN3 da Fórmula E

29.06.2024  |    255 visualizações Formula E Motorsports

Piloto ficou paraplégico após acidente em 2018 e guiou monoposto da Fórmula E nos EUA

O piloto de corrida canadense Robert Wickens fez história no Hankook Portland E-Prix de 2024, conduzindo um carro GEN3 da Fórmula E por algumas voltas de teste no Portland International Raceway.

Para Wickens, um piloto de 35 anos de Ontário, Canadá, essas voltas representaram mais do que apenas um teste; foram um retorno triunfante após o acidente de 2018 que o deixou paralítico.

As voltas no carro GEN3 não foram apenas uma demonstração única, mas também uma sessão de avaliação para que Robert considerasse um retorno em tempo integral às corridas de monopostos no futuro.

"Foi uma oportunidade incrível pilotar o carro GEN3 ontem. A Fórmula E é uma série que venho acompanhando de perto há algum tempo, mas nunca soube como poderia me integrar à série. Um grande obrigado à Fórmula E e à SPARK pela engenhosidade e por desenvolverem um sistema de controle manual para que eu pudesse pilotar o carro em Portland", disse Robert Wickens.

Wickens teve sua primeira experiência ao volante de um carro da Fórmula E - a mais recente geração de carros de corrida elétricos - antes do Hankook Portland E-Prix de 2024. Ele completou onze voltas, demonstrando o potencial de inclusão e inovação tecnológica do Campeonato Mundial ABB FIA Formula E.

O GEN3 é o carro de corrida elétrico mais rápido, mais leve e mais sustentável do mundo, modificado especificamente pelo parceiro de fabricação SPARK para que Wickens pudesse conduzi-lo por meio de controles manuais. Este carro é o mais eficiente do planeta, com quase 50% de sua energia de funcionamento vindo da regeneração no trem de força traseiro e um novo trem de força dianteiro, alcançando até 600kW de regeneração total de energia.

Comparado ao seu antecessor, o carro GEN3 é 75% mais potente, possui uma velocidade máxima 95 km/h maior e uma capacidade de regeneração de energia seis vezes maior.

"É um privilégio oferecer a um piloto do calibre de Robert a chance de pilotar nosso carro GEN3 da Fórmula E. Ao longo de sua carreira, Robert provou sua velocidade e talento, e desde seu acidente, sua determinação e dedicação para retornar ao esporte têm sido nada menos que inspiradoras", comentou Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.

SOBRE ROBERT WICKENS

A trajetória de Wickens no automobilismo começou no kart, ainda na infância. Em 2009, ele venceu duas corridas no campeonato FIA Formula 2, terminando em segundo lugar geral. Sua carreira continuou ascendendo, culminando com o campeonato da Formula Renault 3.5 em 2011, onde competiu ao lado de Jean-Éric Vergne. Sua habilidade na pista lhe rendeu um papel como piloto reserva na Virgin Racing da Fórmula 1.

Em 2018, Wickens ingressou na série americana IndyCar e foi nomeado Novato do Ano na Indy 500. No entanto, sua promissora carreira foi abruptamente interrompida por um grave acidente em Pocono, que o deixou paralítico da cintura para baixo. Apesar dos desafios, a determinação de Wickens nunca se abalou.

Após quase quatro anos de recuperação, ele voltou às corridas, testando um Hyundai especificamente modificado com controles manuais no circuito de Mid-Ohio - 989 dias após o acidente.

Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E:

Como o primeiro Campeonato Mundial totalmente elétrico da FIA e o único esporte certificado como carbono zero desde a sua criação, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas acirradas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, proporcionando uma plataforma de elite do automobilismo para os principais fabricantes automotivos do mundo acelerarem a inovação de veículos elétricos.

A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades anfitriãs da Fórmula E é unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Para consultas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato com media@fiaformulae.com

Sobre a ABB:

A ABB é uma líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movimentadas, alimentadas e operadas.

Com mais de 140 anos de excelência, os mais de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com

Entre em contato com a equipe On Board Sports, assessoria de imprensa oficial da Fórmula E no Brasil:

Flávio Perez e Katarine Monteiro

flavio@onboardsports.net | katarine@onboardsports.net

+55 11 99949-8035 | +55 11 99217-6474

 

Leia também...
21.07.2024

Piloto da TAG Heuer Porsche tem fim de semana perfeito em Londres e vence a décima temporada

20.07.2024

Penúltima corrida da temporada foi realizada neste sábado (20) na capital inglesa

19.07.2024

Rodadas 15 e 16 serão realizadas em Londres neste final de semana

18.07.2024

DHL é parceira histórica e fundadora do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E