Capa

Antônio Félix da Costa vence na Fórmula E após erro de líder do campeonato

29.06.2024  |    294 visualizações Formula E Motorsports

Piloto português ganha em Portland e tira chance de neozelandês Cassidy comemorar título neste fim de semana

O piloto português Antônio Félix da Costa venceu mais uma corrida na décima temporada do Campeonato Mundial da ABB FIA Fórmula E. Desta vez, foi na primeira etapa de Portland, nos Estados Unidos, realizada neste sábado (29), no Portland International Raceway. O holandês Robin Frijns (Envision Racing) ficou na segunda colocação, e o francês Jean-Éric Vergne, (DS Penske), completou o pódio em terceiro lugar.

Esta foi a terceira vitória de Félix da Costa na temporada. Anteriormente, o campeão da sexta temporada da F-E venceu o segundo E-Prix de Berlim e a segunda corrida de Xangai. Em Misano, na Itália, o português cruzou em primeiro, ouviu o hino, mas foi punido.

Na disputa deste sábado (29), o neozelandês Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) estava liderando e abrindo vantagem no topo da tabela, mas girou e saiu da pista na última volta, deixando Félix da Costa em primeiro lugar. Se tivesse levado os 25 pontos colocaria praticamente a mão na taça.

"Sei como é perder uma vitória vencendo na pista. Hoje foi com o Evans, que tinha uma punição. O Cassidy errou e aceito a vitória. Esses pontos foram fundamentais para Porsche e o objetivo é alcançar no Mundial por equipes. Com certeza posso vencer amanhã novamente, porém os outros 21 pilotos também", brincou Antônio Félix da Costa após a corrida.

''Já venci três vezes e é mais do que quando fui campeão. Encontrei ritmo na qualificação e na corrida. Estávamos sob pressão. As corridas ficam super complicadas lá no final (Cassidy) cometeu um erro e tivemos um pouco de sorte''.

O neozelandês Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) foi o pole position da corrida e estaria entre os primeiro, provavelmente ganharia também, mas foi punido pela FIA e o fim de semana das Jaguar foi para esquecer.

O Hankook Portland E-Prix contou com três brasileiros no grid: Lucas di Grassi (ABT Cupra) ficou em 11º; Sérgio Sette Câmara (ERT Team) terminou em 14º e Caio Collet (Nissan), que substituiu o britânico Oliver Rowland devido a uma doença, ficou na 18ª colocação.

A pista do Portland International Raceway tem 3,190 km. Neste domingo (30), os pilotos voltam à ação para a segunda etapa do Hankook Portland E-Prix 2024. As provas terão transmissão da BandSports e do Grande Prêmio, a partir das 18h (horário de Brasília).

Classificação do Mundial de Pilotos (completo aqui)

1º - Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) – 167 pontos

2º - Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) -  143 pontos

3º - Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) - 140 pontos

4º - Oliver Rowland (Nissan) - 131 pontos

5º - Jake Dennis (Andretti) - 121 pontos

19º - Sérgio Sette Câmara (ERT Fórmula E) - 11 pontos

24º - Lucas di Grassi (ABT Cupra) - 2 pontos

---

Classificação do Mundial de Equipes (completo aqui)

1º - Jaguar TCS Racing – 307 pontos

2º - TAG Heuer Porsche – 252 pontos

3º - DS Penske – 171 pontos

4º - Andretti – 161 pontos

5º - Nissan – 157 pontos

9º - ABT CUPRA - 25 pontos

11º - ERT FORMULA E TEAM - 23 pontos



Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E:

Como o primeiro Campeonato Mundial totalmente elétrico da FIA e o único esporte certificado como carbono zero desde a sua criação, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas acirradas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, proporcionando uma plataforma de elite do automobilismo para os principais fabricantes automotivos do mundo acelerarem a inovação de veículos elétricos.

A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades anfitriãs da Fórmula E é unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Para consultas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato com media@fiaformulae.com

Sobre a ABB:

A ABB é uma líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movimentadas, alimentadas e operadas.

Com mais de 140 anos de excelência, os mais de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com

Entre em contato com a equipe On Board Sports, assessoria de imprensa oficial da Fórmula E no Brasil:

Flávio Perez e Katarine Monteiro

flavio@onboardsports.net | katarine@onboardsports.net

+55 11 99949-8035 | +55 11 99217-6474

 

 

 

Leia também...
21.07.2024

Piloto da TAG Heuer Porsche tem fim de semana perfeito em Londres e vence a décima temporada

20.07.2024

Penúltima corrida da temporada foi realizada neste sábado (20) na capital inglesa

19.07.2024

Rodadas 15 e 16 serão realizadas em Londres neste final de semana

18.07.2024

DHL é parceira histórica e fundadora do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E