Capa

Decisão da Internacional Chaoyang Estrada Real vale pontos para Paris 2024

16.05.2024  |    442 visualizações Avelar Sports Avelar Sports Ciclismo

Etapa de Ouro Branco (MG) vale vaga olímpica e definirá campeões deste ano da Estrada Real

Os atletas profissionais e amadores estão prontos para a última etapa da Internacional Chaoyang Estrada Real, que será realizada entre os dias 17 e 19 de maio, em Ouro Branco (MG). 

O evento é organizado pela Avelar Sports e terá as provas de XCC (cross country short track) na sexta, assim como as de XCO (cross country olímpico) no sábado e XCM (cross country maratona) no domingo. As disputas serão transmitidas ao vivo pelo canal oficial.

Foram feitas duas provas nas mineiras Arcos e Itabirito e os campeões da temporada de 2024 serão definidos pela somatória de pontos das três etapas do ano.

A competição é crucial para a corrida olímpica de Paris 2024 no mountain bike. No masculino, o Brasil está batalhando para garantir a participação de dois atletas nos Jogos Olímpicos, ocupando atualmente a nona posição. A equipe brasileira está a menos de 300 pontos do oitavo colocado, posição que garante o direito de levar dois atletas.

No feminino, a situação é similar, com o Time Brasil muito próximo de assegurar uma vaga dentro da zona de classificação que permite enviar duas atletas. Atualmente, a equipe feminina brasileira está na oitava colocação, o que, se mantido, assegura a presença de duas representantes nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

''Todo esse cenário contribui significativamente para que nossos atletas consigam pontuar no ranking mundial ao competir em casa, o que é de extrema importância para a modalidade'', disse José Luiz Vasconcellos, presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo.

A Estrada Real é uma competição de classe 1 da UCI - World Cycling Centre que se integra a um calendário com várias provas internacionais realizadas no Brasil pela Confederação Brasileira de Ciclismo e organizadores.

A Internacional Chaoyang Estrada Real de MTB faz parte do calendário internacional da UCI , Ranking Brasileiro e Ranking Mineiro.

''O ciclismo de forma geral segue uma tendência muito positiva de crescimento. O mountain bike, em particular, se desenvolveu bastante nos últimos anos devido a diversos fatores, como o aumento de provas internacionais no país, a ascensão de alguns atletas no cenário profissional, como o Avancini, por exemplo, o planejamento da Confederação Brasileira de Ciclismo em organizar a disciplina, pleitear e realizar campeonatos continentais com excelência, entre vários outros fatores''.

Em 2023, após também três etapas, todas em Minas Gerais, a Internacional Estrada Real Chaoyang premiou os ciclistas José Gabriel e Karen Olimpio. A competição de mountain bike passou pelas cidades de Itabirito, Ouro Branco e Arcos entre março e julho daquele ano.

No que se refere ao ranking da Estrada Real, Luiz Henrique Cocuzzi lidera com 83 pontos na elite masculina e Letícia Cândido no feminino com 85.

Veja o ranking completo -- https://www.gpscontrolcrono.com.br/204/RANKING.pdf

Maratona das Maratonas

A maratona da Estrada Real ficou famosa por passar em percursos lindos da região, por mais que tenha muita subida acumulada, o atleta consegue vivenciar uma experiência com o mountain bike de forma única. Além da cidade ser super bem localizada, permitindo que muitas pessoas da região possam acompanhar o evento.

As distâncias terão aproximadamente 44km para o percurso reduzido do XCM e 70km para o completo.

Conhecida pela alta tecnologia e investimento nos equipamentos, a organizadora de eventos transmitiu suas duas primeiras etapas e agora irá encerrar o ano com chave de ouro, levando para Minas Gerais dezenas de câmeras de alta definição, transmissão via helicóptero, caminhão de edição e drone, além das melhores imagens do MTB brasileiro.

O fã poderá acompanhar as transmissões ao vivo no link https://www.youtube.com/@avelarsports/streams além de rever as outras etapas.

A Estrada Real  

Famosa no Brasil, a Estrada Real é considerada a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A sua história surge em meados do século 18, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro.

A Serra do Ouro Branco é uma importante área de recarga das bacias do rio Paraopeba e rio Doce. Apresenta uma grande quantidade de nascentes e cursos d’água, que, em sua maioria, formam o Lago Soledade. Além disso, fornece toda a água que é consumida pela cidade de Ouro Branco.

Sobre a Avelar Sports:

Fundada a partir da paixão do ex-atleta de Mountain Bike Felipe Avelar. Graduado em Educação Física, Avelar foi profissional de 2005 a 2011 nas equipes da KHS e CALOI. Representou o país em Campeonato Pan-Americano, Copa do Mundo e Campeonato Mundial em países como Argentina, México, Colômbia, Chile, Escócia e França.

Um dos grandes diferenciais da marca é a constante inovação e investimento em prol do esporte. A empresa possui uma das maiores estruturas da América Latina para locação e em seus eventos usa 100% de estrutura própria. Única no segmento esportivo capaz de montar, executar e transmitir ao vivo todos os eventos.

Em 2019 venceu o prêmio Guidão de Ouro com o evento Internacional Chaoyang Estrada Real - Etapa Ouro Branco como melhor evento de MTB do ano.

Todo o processo de gestão e organização de eventos conta com um gerenciamento estratégico, assim como pensar soluções criativas em abordagens esportivas, personalizando projetos e gerando valor em todas as cadeias envolvidas.

Mais Avelar Sports

A empresa conta ainda com empreendimentos rurais e transmissões esportivas via Youtube (principalmente em ciclismo). A Avelar também tem quatro lojas de artigos de ciclismo, com centenas de produtos. São três lojas físicas (duas em Conselheiro Lafaiete e uma em Belo Horizonte), além do e-commerce, encontrado no site https://www.avelarshop.com.br/, que tem a entrega mais rápida do Brasil por conta de uma parceria com o Mercado Livre. Os leitores da Onboard têm cupons de desconto, o ONBOARD5. Este é exclusivo em todo o site. 

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flávio Perez

flavio@onboardsports.net

+55 11 999498035

www.onboardsports.net 



Leia também...
21.06.2024

Evento será durante o Shimano Fest em agosto no Memorial da América Latina

19.05.2024

Último dia de disputas, neste domingo (19), marcaram também o fim da temporada 2024

18.05.2024

Etapa final da maior maratona de mountain bike definirá campeões da temporada neste domingo (19)

17.05.2024

Primeiro dia de provas em Ouro Branco tem disputas definidas nas últimas voltas, nesta sexta-feira (17)