Capa

Atual campeã do L'Étape Rio dá dicas para bom desempenho na Cidade Maravilhosa

15.05.2024  |    210 visualizações L'Etape Brasil Ciclismo L'Étape Brasil

Prova será realizada em 30 de junho, com largada na Marina da Glória. Paulista Juliana Cipriano venceu em 2023

 A 45 dias do L'Étape Rio by Tour de France de 2024, os ciclistas amadores e profissionais intensificam a preparação para uma das maiores provas de estrada do Brasil. A largada está agendada para o domingo, dia 30 de junho, às 6h, na Marina da Glória, um dos principais pontos turísticos da Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro (RJ).

Os competidores terão que escolher entre o percurso curto e o longo, ambos passando pela orla carioca e demais pontos turísticos da cidade, com chegada na própria Marina da Glória. Para se inscrever, basta acessar o site oficial da competição. As inscrições seguem abertas.

Esta é a quarta edição do L'Étape by Tour de France no Rio de Janeiro (RJ). Campeã em 2023 e 12ª geral em 2021 no percurso longo, Juliana Cipriano conhece a prova como poucos, mesmo sendo paulistana. A atleta afirma que o bom desempenho depende de uma boa alimentação e da dosagem correta de treinos, sem exagerar, mas também sem descansar demais.

"A principal dica é que as pessoas vivam o esporte como algo saudável para elas. Independentemente do seu nível de performance, somos amadores, e temos que nos desafiar com alegria e equilíbrio, para não perdermos o propósito de estarmos ali. Para quem quer iniciar ou se desenvolver neste esporte, recomendo procurar um profissional do esporte focado em ciclismo", disse Juliana Cipriano.

"Além disso, adotar o ciclismo mais como um estilo de vida e não como uma obrigação diária também ajuda. Ter equilíbrio sempre e não viver apenas para isso, pois, como tudo, se não for um lifestyle, cansa", comentou.

A temporada de 2024 começou na cidade de Cunha (SP), com a prova realizada em abril. Como o seu principal objetivo em 2024 é a prova do L’Étape do Tour de France que será realizada na França, em julho de 2024, Juliana vem participando das provas ao longo do semestre, para ganhar preparo e ritmo de prova, além da rotina diária de treinos em grupo e individuais que realiza com a sua assessoria de ciclismo.


"A preparação iniciou com a participação em outras provas, como o L'Étape Cunha, onde fiquei em quarto lugar no geral, e o L’Étape do Rio de Janeiro, que será realizado uma semana antes do principal objetivo de 2024, servirá como um termômetro final para entender como estará meu rendimento para o principal desafio na França. Eu treino com a assessoria de ciclismo Escalera C/C, que, além de realizar treinos individuais em planilhas, adota treinos em grupos, separando os ciclistas em pelotões, baseados em seus respectivos níveis de performance."


"Atualmente, eu treino com o pelotão mais forte do grupo, no pelotão 1, sendo a única mulher deste pelotão, no meio dos meninos mais fortes, liderado pelo meu treinador Michel Amador. Ele também desenvolve minhas planilhas de treinos individuais, para quando não estou treinando com o grupo. Os treinos com os meninos mais fortes me tira total da zona de conforto e exige bastante, mas é muito bacana ver que você está andando junto, mesmo diante dos desafios das condições fisiológicas entre homens e mulheres.

Vejo a participação nestas provas como o L'Étape Cunha e Rio também como um ótimo momento para avaliar erros e acertos, e criar estratégias para chegar no objetivo principal. Nada melhor do que estar em um ambiente de competição para medir o meu real desempenho", destacou Juliana Cipriano.

O ano do L'Étape Brasil by Tour de France terá ainda uma prova em Campos do Jordão (SP), marcada para o dia 29 de setembro.

Escolhas além do treino

Por fim, Juliana comentou sobre a importância da alimentação, da escolha certa da bike para a modalidade da prova e da logística:

"Sempre tenho uma alimentação balanceada. Não tenho acompanhamento específico, mas leio muito sobre o tema e já até fiz algumas consultas. Me mantenho saudável por conta própria. Além disso, busco competir com uma bike completa, que não perca qualidade em subidas ou em percursos planos."

"Vou chegar uns dias antes e certamente fazer um treino no local, mas, claro, sem percorrer o percurso completo, para me resguardar um pouco. Vou de carro e levo a bike nele", concluiu.
O atleta deverá retirar o seu kit no dia 28, sexta-feira, das 12h às 20h, ou no dia 29, sábado, das 9h às 20h, no Village do evento. Não haverá entrega de kit no domingo.


A Marina da Glória fica na Avenida Infante Dom Henrique, s/n - Glória.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flávio Perez | Lucas Lucariny | Rafael Bortoloti

flavio@onboardsports.net 

+55 11 99949-8035/ + 55 21 99608-4051/ +55 21 986926512

www.onboardsports.net

 

Leia também...
07.05.2024

'O ciclismo amador e o doping no esporte' foi o tema abordado pelo L'Étape Brasil

29.04.2024

Cidade do interior paulista já recebeu seis provas do L'Étape Brasil na história

07.04.2024

Mais de 1.000 ciclistas amadores enfrentaram as subidas no L'Étape Brasil

05.04.2024

Mais de 1.000 atletas amadores que disputam a etapa de Cunha (SP) neste domingo (7)