O primeiro Training Camp do Programa de Desenvolvimento Olímpico da CBVela - Confederação Brasileira de Vela em parceria com o VDS - Veleiros do Sul foi encerrado neste domingo (21), em Porto Alegre (RS).
Jovens atletas das classes ILCA 6 e ILCA 7 foram acompanhados por treinadores e instrutores da modalidade visando os próximos eventos mundiais, principalmente os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 e Brisbane 2032. As atividades foram realizadas em cinco dias no Rio Guaíba.
O treinamento reuniu seis clubes brasileiros fomentadores da vela olímpica: Veleiros do Sul, Clube dos Jangadeiros, Clube Naval Charitas, Clube Internacional de Regatas, Iate Clube do Rio de Janeiro, Iate Clube de Brasília, Yacht Clube da Bahia e Cabanga Iate Clube.
''Os treinos no VDS foram importantes para desenvolver o aprimorar as habilidades da vela jovem brasileira nas classes ILCA 7 e 6. Tivemos muitos velejadores de várias partes do Brasil, o que é ainda mais importante para manter a modalidade em alto nível e também garantindo a renovação. Agradecemos ao Veleiros do Sul, um local formador e tradicional da vela brasileira, que é nosso parceiro histórico'', explicou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.
Os treinadores Andrey Godoy e Gustavo Nascimento lideraram as atividades do Training Camp do Programa de Desenvolvimento Olímpico da CBVela.
Local dos treinos, o VDS será sede de eventos como os Campeonatos Brasileiros da classe ILCA e a Copa da Juventude em 2025.
Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.
Sobre a CBVela
A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.
Sobre o VelaID
Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.
Para realizar o cadastro gratuito e conhecer os eventos da CBVela, acesse velaid.com.br
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035
Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa
Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz
Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)
Compoetição em Porto Alegre (RS) foi válida como etapa seletiva para o Mundial da Juventude de 2025