O primeiro Training Camp do Programa de Desenvolvimento Olímpico da CBVela - Confederação Brasileira de Vela em parceria com o VDS - Veleiros do Sul foi encerrado neste domingo (21), em Porto Alegre (RS).
Jovens atletas das classes ILCA 6 e ILCA 7 foram acompanhados por treinadores e instrutores da modalidade visando os próximos eventos mundiais, principalmente os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 e Brisbane 2032. As atividades foram realizadas em cinco dias no Rio Guaíba.
O treinamento reuniu seis clubes brasileiros fomentadores da vela olímpica: Veleiros do Sul, Clube dos Jangadeiros, Clube Naval Charitas, Clube Internacional de Regatas, Iate Clube do Rio de Janeiro, Iate Clube de Brasília, Yacht Clube da Bahia e Cabanga Iate Clube.
''Os treinos no VDS foram importantes para desenvolver o aprimorar as habilidades da vela jovem brasileira nas classes ILCA 7 e 6. Tivemos muitos velejadores de várias partes do Brasil, o que é ainda mais importante para manter a modalidade em alto nível e também garantindo a renovação. Agradecemos ao Veleiros do Sul, um local formador e tradicional da vela brasileira, que é nosso parceiro histórico'', explicou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.
Os treinadores Andrey Godoy e Gustavo Nascimento lideraram as atividades do Training Camp do Programa de Desenvolvimento Olímpico da CBVela.
Local dos treinos, o VDS será sede de eventos como os Campeonatos Brasileiros da classe ILCA e a Copa da Juventude em 2025.
Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.
Sobre a CBVela
A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.
Sobre o VelaID
Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.
Para realizar o cadastro gratuito e conhecer os eventos da CBVela, acesse velaid.com.br
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035
Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist
Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros
Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU
Arthur Back e Eduardo Backheuser estão no Top 10 em Mar del Plata