Capa

CBVela investe na formação de treinadores de vela

18.04.2024  |    351 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

Entidade máxima da vela brasileira busca capacitar profissionais dos dois gêneros

A CBVela - Confederação Brasileira de Vela promove um curso de formação de treinadoras e treinadores da modalidade em parceria com a Optibra - Optimist Brasil, que é a categoria voltada às crianças e adolescentes.

O objetivo é capacitar técnicos de Optimist das diferentes regiões do Brasil, além de melhorar o nível dos velejadores jovens.  O OP é a maior classe no mundo e é praticada dos 7 aos 15 anos. São mais de 500 velejadores ativos em 9 estados, segundo levantamento da Optibra.

Entidade máxima da vela brasileira, a CBVela busca capacitar treinadoras e treinadores. Este curso é parte desse esforço educacional, visando capacitar profissionais essenciais para o futuro.

O curso terá duração total de 48 horas divididos em oito encontros mais a avaliação final, que está marcada para 28 de novembro. A Profª Ma. Maria Altimira Hackerott, da CBVela e Coach Developer da World Sailing, será a coordenadora do projeto"

''Este ciclo de atividades servirá como projeto piloto para o curso de certificação de treinadores planejado para 2025. Vamos aplicar estratégias de ensino inovadoras, além de propor a discussão e reflexão sobre quais conteúdos são relevantes para aperfeiçoar a prática profissional. Será um espaço coletivo de construção de conhecimento, do qual esperamos colher bons frutos'', disse Maria Altimira Hackerott.

As atividades são direcionadas exclusivamente aos treinadores de Optimist. Conforme categorização da World Sailing, a função de treinador é diferente da função de instrutor. Sendo treinadores aqueles profissionais que atuam no contexto da competição esportiva e instrutores aqueles que ensinam os fundamentos da navegação.

Temas serão divididos entre: O que é ser treinador, Modelo de Desenvolvimento Esportivo do COB, Ciências dos Esportes e os Fundamentos das Regatas de Optimist, Atividades em Água,  Uso de Tecnologias, Periodização, Aspectos e Segurança em Água/Primeiros Socorros.

A avaliação dos futuros treinadores e treinadoras será realizada com base na entrega e qualidade das tarefas requisitadas em cada um dos encontros.

Sobre a CBVela

A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.

Sobre o VelaID

Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.

Para realizar o cadastro gratuito e conhecer os eventos da CBVela, acesse velaid.com.br

Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035

 

 




Leia também...
20.05.2024

Aulas terão início nesta terça-feira (21), às 19h, com a presença ilustre do Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) Paulo Wanderley

16.05.2024

Semeando Bons Ventos é uma iniciativa para estimular práticas sustentáveis dentro e fora do esporte

04.05.2024

Regatas ocorrem no Yacht Clube da Bahia (YCB), em Salvador (BA)

02.05.2024

CBVela - Confederação Brasileira de Vela confirma 12 nomes para os Jogos