Capa

L'Étape Brasil lança uniforme oficial para prova de estreia em 2024

12.03.2024  |    764 visualizações L'Etape Brasil Ciclismo L'Étape Brasil

Chancelada pelo Tour de France, marca comemora 10 anos de Brasil

O L'Étape Brasil by Tour de France comemora nesta temporada 10 anos da marca no Brasil e lança seu uniforme oficial para a prova de estreia de 2024, que será em Cunha (SP), entre os dias 5 a 7 de abril. A organização prevê 1.500 atletas no evento, que terá as distâncias de 110 km e 2.870 metros de altimetria acumulada e 59 km com 1.300 metros de altimetria acumulada.

Serão três uniformes fornecidos pela La Maglia para a etapa de abertura: o azul, que todos os atletas inscritos ganham no kit, o vermelho, destinado aos fidèles, àqueles que correram todas as provas desde o início, e o cinza para o time de embaixadores.

Os uniformes são assinados também pela Diklatex, fornecedora de tecidos, TeoSports, responsável pelos forros para os bretelles, conhecida mundialmente pela qualidade de seus produtos e pela Creora, marca líder globalmente.

A marca L'Étape desembarcou no país em 2014 em uma parceria com a A.S.O. Amaury Sport Organisation, a mesma que organiza a corrida mais famosa do mundo na França. Em outubro de 2015, o L'Étape du Tour fez sua primeira prova no país, justamente na cidade do interior paulista próxima à divisa com o Rio de Janeiro.

"O L'Étape Brasil está comemorando agora em 2024, 10 anos da marca no país. O L'Étape Cunha é o evento que abre nosso calendário de provas e o lançamento do layout dos uniformes abrem oficialmente nossas comemorações para esse ano tão especial'', comentou a diretora Thais Barg.

Conceito

O L'Etape buscou inspiração tanto na própria jornada da empresa quanto na história do Tour de France. Os novos designs foram concebidos para evocar o estilo das clássicas e icônicas camisetas da competição francesa.

Preservando a elegância e tradição que caracterizam o L’Étape Brasil, a ideia passou por uma abordagem visual mais simplificada, complementada por um selo comemorativo de 10 anos. A paleta de cores escolhida foi inspirada nas tonalidades distintivas da bandeira francesa, em uma homenagem às origens do Tour de France. O uso do dourado, tanto em detalhes quanto no selo comemorativo, realça a importância e a solenidade desta ocasião especial.

"É sempre muito prazeroso buscar referências criativas para desenvolver as jerseys do L'Étape Brasil. Neste ano, enfrentamos o desafio especial de comemorar uma década de história com um design que não só fosse elegante, mas também impulsionasse o desempenho dos nossos atletas''.

''Ao mesclar referências visuais históricas com a colaboração de novos fornecedores, conseguimos criar peças únicas, versáteis e repletas de tecnologia, elevando ainda mais a experiência dos participantes", explicou Marcelo Faria, diretor de arte.

A prova

O percurso de Cunha (SP) é marcado por subidas intermitentes e curvas na região. Foi lá que a saga do L'Étape teve suas primeiras três etapas: 2015, 2016 e 2017.

O chamado L'Étape du Tour foi criado em 1993 com o objetivo de proporcionar aos ciclistas amadores e entusiastas do esporte a oportunidade de vivenciar sensações semelhantes às experimentadas pelos atletas profissionais. Rapidamente, a competição passou a atrair ciclistas do mundo todo, que viajavam até a França em busca dessa experiência única.

O evento de Cunha (SP) mantém o mesmo percurso das três primeiras edições do L'Étape na cidade. ''É um percurso muito bonito, muito desafiador. Já é consagrado pelos ciclistas de todo o país. Os participantes vivenciam a experiência do evento desde o processo de inscrição até cruzar a linha de chegada. Separamos as jerseys de modelos diferentes para destacar ainda mais os competidores'', disse Bruno Prada, medalhista olímpico e organizador do L'Étape.

A partir de 2023, a competição de ciclismo de estrada passou a contar com três provas em seu calendário. Além de Cunha, o  L'Étape Brasil continua na cidade paulista de Campos do Jordão, no final de setembro e no Rio de Janeiro no último fim de semana do mês de junho. 

Nesta temporada, os atletas participantes poderão contar com toda a estrutura que a organização oferece, no mesmo estilo das grandes provas europeias, bem como a segurança do primeiro ao último quilômetro, além do Village.

Em 2023, o campeão geral masculino dos 110 km foi Guilherme do Couto, que completou a prova em 3h26min39s. Na prova feminina, Maíra Catenacci foi a grande venbcedora, com a marca de 4h08min20. 

O L'Étape Brasil

O L'Étape Brasil by Tour de France é uma das provas mais importantes do ciclismo amador do país. Em 2024 completa dez anos no país e terá três etapas: em Cunha, em abril, no Rio de Janeiro em junho, e em Campos do Jordão, em setembro.

O evento possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebe as etapas amadoras estão: México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.

O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flávio Perez | Katarine Monteiro | Lucas Lucariny

flavio@onboardsports.net | katarine@onboardsports.net

+55 11 99949-8035 | +55 11 99217-6474 | +55 21 99608-4051

www.onboardsports.net



Leia também...
31.10.2024

Maior prova de ciclismo do mundo será de 5 a 7 de julho do ano que vem

20.10.2024

Camiseta exclusiva é um presente da organização aos ciclistas que disputaram as três etapas do L'Étape Brasil 2024

06.10.2024

Após três etapas no ano, competição de ciclismo de estrada celebra consolidação na marca no Brasil e números expressivos

29.09.2024

Ciclistas teminam de 107 prova com tempos de 3h14m23s899 e 2h54m52s071, respectivamente; Santiago Ascenço e Renata Novais vencem no trajeto curto (66 km)