Capa

Mundial de 470 na Espanha vale vaga olímpica

28.02.2024  |    989 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

O Campeonato Mundial da Classe 470 está em pleno curso em Palma de Mallorca, na Espanha

O Campeonato Mundial da classe 470 é realizado em Palma de Mallorca, na Espanha, e vale vaga olímpica de Paris 2024. O evento começou nesta terça-feira (27). Mais de 60 barcos estão competindo nas águas espanholas, incluindo duas duplas brasileiras.

O primeiro dia de regatas foi marcado por três provas realizadas, com a parceria brasileira Henrique Haddad e Isabel Swan ocupando a 33ª posição, enquanto Juliana Duque e Rafael Martins estão na 48ª colocação.

A competição vale uma vaga para os países sul-americanos, como Brasil, Argentina, Chile e Equador, e é a última oportunidade para obter o índice da CBVela. A meta é chegar em 16º no geral ou 8º por país.

''Viemos com antecedência para Palma, um lugar onde se pega vento de várias condições e direções diferentes. É ano de olimpíada e o nível é muito alto, com várias equipes buscando classificação. Vamos dar o máximo para representar o país'', disse Isabel Swan, medalhista olímpica.

A atleta subiu ao pódio em 2008 nos Jogos de Pequim ao lado de Fernanda Oliveira. Para Paris 2024, a classe 470 passa a ser mista.

Até o momento, a Equipe Brasileira de Vela tem garantido na Olimpíada: Martine Grael e Kahena Kunze na 49erFX, Mateus Isaac no IQFoil e Bruno Lobo na Fórmula Kite.

Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.

Sobre a CBVela

A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.

Sobre o VelaID

Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.

Para realizar o cadastro gratuito e conhecer os eventos da CBVela, acesse velaid.com.br

Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez e Caio Souza
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035



Leia também...
27.03.2025

Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais

10.03.2025

Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa

08.03.2025

Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz

10.02.2025

Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)