O Campeonato Mundial da classe 470 é realizado em Palma de Mallorca, na Espanha, e vale vaga olímpica de Paris 2024. O evento começou nesta terça-feira (27). Mais de 60 barcos estão competindo nas águas espanholas, incluindo duas duplas brasileiras.
O primeiro dia de regatas foi marcado por três provas realizadas, com a parceria brasileira Henrique Haddad e Isabel Swan ocupando a 33ª posição, enquanto Juliana Duque e Rafael Martins estão na 48ª colocação.
A competição vale uma vaga para os países sul-americanos, como Brasil, Argentina, Chile e Equador, e é a última oportunidade para obter o índice da CBVela. A meta é chegar em 16º no geral ou 8º por país.
''Viemos com antecedência para Palma, um lugar onde se pega vento de várias condições e direções diferentes. É ano de olimpíada e o nível é muito alto, com várias equipes buscando classificação. Vamos dar o máximo para representar o país'', disse Isabel Swan, medalhista olímpica.
A atleta subiu ao pódio em 2008 nos Jogos de Pequim ao lado de Fernanda Oliveira. Para Paris 2024, a classe 470 passa a ser mista.
Até o momento, a Equipe Brasileira de Vela tem garantido na Olimpíada: Martine Grael e Kahena Kunze na 49erFX, Mateus Isaac no IQFoil e Bruno Lobo na Fórmula Kite.
Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.
Sobre a CBVela
A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.
Sobre o VelaID
Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.
Para realizar o cadastro gratuito e conhecer os eventos da CBVela, acesse velaid.com.br
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez e Caio Souza
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035
Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist
Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros
Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU
Arthur Back e Eduardo Backheuser estão no Top 10 em Mar del Plata