Capa

Copa da Juventude de Vela termina em Brasilia (DF) com regatas decisivas

04.02.2024  |    365 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

A competição teve regatas das classes ILCA 6, 420, iQFoil Júnior e 29er

A 30ª edição da Copa da Juventude de Vela - Campeonato Brasileiro Interclubes de Vela foi concluída neste domingo (4) no ICB - Iate Clube de Brasília. A competição da nova geração da modalidade reuniu mais de 150 atletas no Lago Paranoá. A competição teve as classes ILCA 6, 420, iQFoil Júnior e 29er com representantes de 15 clubes do país.

Na 420, a dupla Arthur Back e Eduardo Cersozimo (ICRJ) ficou com primeiro lugar no geral, seguido pela parceria de Melissa Paradeda e Antônia Glik (ICS/VDS), que foi a melhor do feminino. A categoria teve ao todo 13 barcos.

Na 29er, as regatas foram definidas na 13ª e última, com o ouro para os representantes do ICRJ Júlia Afonso Addum e João Vicente. Lucas Rech Geyer e Lucas Seelig Althaus (CDJ) ficaram quatro pontos atrás. Entre as mulheres, as melhores foram Clara Meyer Cardoso e Lívia Valduga Nogueira.

Na ILCA 6, classe com 53 atletas, Renato Lunetta (ICB) ganhou no geral levando o fator casa. O atleta brasiliense somou 23 pontos perdidos vencendo quase todas as provas. Luiz Giagio, também do ICB, somou 52 pontos e ficou em segundo. No feminino, Antonella Dalpiaz (VDS) foi a melhor no final. Na IQFoil, Sofia Rocha (ICB) foi a vencedora.

''Foi um campeonato bem difícil para a nova geração, muito em função das condições diferentes do que era esperada. Ventou um pouco mais forte do que o previsto. Mas foi ótimo ver o alto nível dos atletas'', disse Juan Sienra, gerente de esportes da CBVela. 

Juan Sienra reuniu técnicos de vários estados no Fórum de Treinadores no Iate Clube de Brasília, bem como o bicampeão olímpico Torben Grael, que falou à garotada nas dependências do ICB.

Resultados aqui.

A Copa da Juventude de Vela foi realizada após o sucesso do Mundial da Juventude de Búzios, que foi disputado em dezembro do ano passado com atletas de todo mundo na raia do litoral fluminense.

A competição serviu de seletiva para a entrada no Programa de Alto Rendimento (PAR) da CBVela com gestão do Conselho Técnico de Vela Jovem e da Diretoria da CBVela que inclui entre outros objetivos avaliações para a formação da Equipe Brasileira de Vela Jovem que irá representar o Brasil no Campeonato Mundial da Juventude da World Sailing, a ser realizado em julho de 2024 no Lago di Garda, na Itália.

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). 

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flávio Perez e Caio Souza 

flavio.perez@cbvela.org.br

+55 11 99949-8035

 

 

 

 

 

 

 



Leia também...
21.02.2024

Velejadores foram os campeões do Ranking Nacional de Vela Jovem Sub-19 da Classe ILCA 6

18.02.2024

Dupla liderada pelo medalhista olímpico ganhou tradicional regata no Rio de Janeiro (RJ)

30.01.2024

A competição será aberta às classes ILCA 6, 420, iQFoil Júnior e 29er

29.01.2024

Com disputas acirradas, competição nacional foi encerrada no último sábado (27), no Iate Clube do Rio de Janeiro (RJ)