Capa

Copa da Juventude de Vela termina em Brasilia (DF) com regatas decisivas

04.02.2024  |    632 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

A competição teve regatas das classes ILCA 6, 420, iQFoil Júnior e 29er

A 30ª edição da Copa da Juventude de Vela - Campeonato Brasileiro Interclubes de Vela foi concluída neste domingo (4) no ICB - Iate Clube de Brasília. A competição da nova geração da modalidade reuniu mais de 150 atletas no Lago Paranoá. A competição teve as classes ILCA 6, 420, iQFoil Júnior e 29er com representantes de 15 clubes do país.

Na 420, a dupla Arthur Back e Eduardo Cersozimo (ICRJ) ficou com primeiro lugar no geral, seguido pela parceria de Melissa Paradeda e Antônia Glik (ICS/VDS), que foi a melhor do feminino. A categoria teve ao todo 13 barcos.

Na 29er, as regatas foram definidas na 13ª e última, com o ouro para os representantes do ICRJ Júlia Afonso Addum e João Vicente. Lucas Rech Geyer e Lucas Seelig Althaus (CDJ) ficaram quatro pontos atrás. Entre as mulheres, as melhores foram Clara Meyer Cardoso e Lívia Valduga Nogueira.

Na ILCA 6, classe com 53 atletas, Renato Lunetta (ICB) ganhou no geral levando o fator casa. O atleta brasiliense somou 23 pontos perdidos vencendo quase todas as provas. Luiz Giagio, também do ICB, somou 52 pontos e ficou em segundo. No feminino, Antonella Dalpiaz (VDS) foi a melhor no final. Na IQFoil, Sofia Rocha (ICB) foi a vencedora.

''Foi um campeonato bem difícil para a nova geração, muito em função das condições diferentes do que era esperada. Ventou um pouco mais forte do que o previsto. Mas foi ótimo ver o alto nível dos atletas'', disse Juan Sienra, gerente de esportes da CBVela. 

Juan Sienra reuniu técnicos de vários estados no Fórum de Treinadores no Iate Clube de Brasília, bem como o bicampeão olímpico Torben Grael, que falou à garotada nas dependências do ICB.

Resultados aqui.

A Copa da Juventude de Vela foi realizada após o sucesso do Mundial da Juventude de Búzios, que foi disputado em dezembro do ano passado com atletas de todo mundo na raia do litoral fluminense.

A competição serviu de seletiva para a entrada no Programa de Alto Rendimento (PAR) da CBVela com gestão do Conselho Técnico de Vela Jovem e da Diretoria da CBVela que inclui entre outros objetivos avaliações para a formação da Equipe Brasileira de Vela Jovem que irá representar o Brasil no Campeonato Mundial da Juventude da World Sailing, a ser realizado em julho de 2024 no Lago di Garda, na Itália.

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). 

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flávio Perez e Caio Souza 

flavio.perez@cbvela.org.br

+55 11 99949-8035

 

 

 

 

 

 

 



Leia também...
22.07.2024

Manual traz informações e destaca a evolução da modalidade na olimpíada

19.07.2024

Atleta fica com a medalha de ouro do Fórmula Kite no Lago di Garda, na Itália

16.07.2024

Treinamento na sede da BL3 em Ilhabela (SP) terá atletas de destaque

16.07.2024

Classes Dingue, ILCA 4, Open Bic, Optimist, Hobie 14, Hobie 16 e Snipe estão no programa