Capa

L'Étape Brasil confirma edição em Cunha (SP) e desmitifica "fama de difícil" da prova

23.01.2024  |    974 visualizações L'Etape Brasil Ciclismo L'Étape Brasil

Com muitas subidas intermitentes e curvas diferenciadas, evento proporciona uma experiência única de ciclismo de imersão e profundidade

A pouco mais de dois meses para a prova do L'Étape Cunha by Tour de France, com realização de 5 a 7 de abril confirmada pela organização, ciclistas intensificam a preparação. Após o retorno de sucesso ao município paulista em 2023, a edição de 2024 promete ainda mais ciclistas inscritos e o mesmo percurso desafiador típico da região, marcado por muitas subidas intermitentes e curvas diferenciadas.

Nesta temporada, os atletas participantes poderão contar com toda a estrutura que a organização oferece, no mesmo estilo das grandes provas europeias, bem como a segurança do primeiro ao último quilômetro. Um cenário perfeito para encarar o “medo” que o percurso proporciona e desmitificar a sua dificuldade.

Segundo Fernando Cheles, diretor técnico da prova, pedalar em Cunha (SP) é uma chance única de realizar uma conexão com a bicicleta, trabalhando e aprimorando durante a pedalada foco, concentração e técnica.

“Realmente, o percurso tem uma cobrança técnica e uma avaliação pelos atletas como um dos trajetos que mais exige atenção. É uma prova que não permite momentos sem intensidade, não tem grandes planos, nem grandes retas, que poderiam permitir a formação de pelotões e aquele ciclismo monótono”, explica Cheles.

“Eu acho que esse é o gancho que buscamos em Cunha, que é uma imersão ao ciclismo, uma chance de pedalar totalmente conectado à bike, sentindo o freio, tendo que trocar muita marcha e sabendo posicionamentos diferentes de corpo, tanto para subir, quanto para descer. É um percurso totalmente exigente, característica que leva muitos a crerem que é difícil de terminar, mas na verdade é uma prova para que você use todas as ferramentas e técnicas para desenvolver o seu ciclismo” completa.

Em 2024, os atletas inscritos no L’Étape Brasil em Cunha poderão optar por um dos dois trajetos: o curto, com 54 km de estradas fechadas e 1.400 metros de altimetria acumulada, ou o longo, com 110 km e 2.870 metros de altimetria.

As inscrições seguem abertas no site do L’Étape Brasil.

O L'Étape Brasil

O L'Étape Brasil by Tour de France é uma das provas mais importantes do ciclismo amador do país. Em 2024 completa dez anos no país e terá três etapas: em Cunha, em abril, no Rio de Janeiro em junho, e em Campos do Jordão, em setembro.

O evento possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebe as etapas amadoras estão: México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.

O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flávio Perez | Katarine Monteiro | Lucas Lucariny

flavio@onboardsports.net | katarine@onboardsports.net

+55 11 99949-8035 | +55 11 99217-6474 | +55 21 99608-4051

www.onboardsports.net

Leia também...
18.08.2025

Treino aberto chamado de blitz para prova em setembro reuniu quase 200 ciclistas de diversas assessorias de ciclismo.

26.07.2025

Prova de ciclismo de estrada deste ano será realizada na Suíça Brasileiras no dia 28 de setembro

29.06.2025

Marina Boite vence edição de 2025 do Tour de France no Rio de Janeiro (RJ). No masculino, o ganhador foi João Marcelo Pereira Gaspar.

27.06.2025

Evento que reúne amadores do ciclismo em um dos cenários mais icônicos do mundo abre com presença de grandes marcas, atrações exclusivas e a ilustre visita do lendário Didi, o Diabo do Tour