A velejadora do ICRJ - Iate Clube de Rio de Janeiro Joana Freitas foi campeã da maior competição nacional da classe Optimist. A carioca superou 60 atletas no 52º Brasileiro de Optimist, que foi realizado no Veleiros da Ilha, em Florianópolis (SC), entre 8 e 14 de janeiro.
O 52° Brasileiro de Optimist foi marcado pela emoção. Joana Freitas e Arthur Back (ICRJ) disputaram o título até a última regata. A velejadora superou Arthur por um ponto e assegurou o título.
Joana Freitas (ICRJ), Arthur Back (ICRJ) e Eduardo Backheuser formaram o pódio do tradicional campeonato. Com mais de 270 velejadores de 9 estados, além de Portugal e Argentina, a edição deste ano quebrou o recorde de inscritos.
“Foi uma sensação muito boa! Principalmente por ser a primeira mulher! Treinei muito e sabia que o nível seria muito alto nas regatas. Consegui velejar bem e seguir na disputa para conseguir o título!", Joana Freitas, atleta do ICRJ.
“Uma honra imensa realizar o maior Campeonato Brasileiro de Optimist de todos os tempos. Agradecemos muito aos sócios, atletas, pais, responsáveis, patrocinadores e colaboradores do Clube que possibilitaram o sucesso do evento”, finalizou o Comodoro Luiz Fernando Beltrão.
A classe Optimist é uma forma de iniciar os atletas no esporte Vela. Um pequeno barco monotipo de bolina, podendo ser de madeira ou fibra de vidro. O Optimist é recomendado para crianças de 7 a 15 anos
Apoio à vela Jovem
A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.
O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).
O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez e Caio Souza
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035
Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais
Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa
Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz
Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)