Capa

Lucas Freitas e Victoria Back são campeões mundiais da Classe 420

11.01.2024  |    791 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

No feminino, Joana Gonçalves e Gabriela Vassel conquistaram o bronze, no Iate Clube do Rio de Janeiro (RJ)

A flotilha do Brasil mostrou sua força no Mundial da Classe 420. Na última quarta-feira (10), Lucas Freitas e Victoria Back garantiram o título geral do Mundial da Classe 420. Com regatas no Rio de Janeiro(RJ), a dupla superou 78 adversários de diversas partes do Mundo. Já na disputa feminina, Joana Gonçalves e Gabriela Vassel asseguraram a medalha de bronze. Elas haviam vencido o Mundial da Juventude e o Sul-Americano da categoria em dezembro.

As regatas do Mundial foram marcadas pelo equilíbrio. Após 12 provas, Lucas e Victoria levaram o ouro, com os italianos Lisa Vucetti e Vittorio Bonifacio conquistando a medalha de prata, e Joe Leith e Joshua Ferrisey medalha de bronze, representando a Nova Zelândia.

As atuais campeãs do Mundial da Juventude, Joana Gonçalves e Gabriela Vassel chegaram mais um vez no pódio. Desta vez, a medalha foi de bronze também com 12 regatas. As brasileiras subiram no pódio com as campeãs Iakovina e Danai, da Grécia e as vice-campeãs espanholas Paula Bueno e Isabel Bueno.

“Foram muitos meses de viagens e treinamentos intensos. Fizemos muitas restrições para chegar nesse título e valeu a pena! O campeonato foi muito competitivo e ainda não acredito que ganhamos, era inimaginável em nossas mentes vencer! Queria muito agradecer todas pessoas que ajudaram nesse processo até o título”, exaltou Lucas Freitas, Campeão Mundial de 420.

O Mundial da Classe 420 foi disputado entre 3 e 10 de janeiro, no Iate Clube do Rio de Janeiro. Confira a súmula completa e fotos no site oficial da competição Internacional: https://2024worlds.420sailing.org/en/default/races/race.

Leia mais sobre o Mundial da Juventude 2023 – https://onboardsports.net/2023/12/16/brasileiras-conquistam-o-titulo-do-mundial-da-juventude-2023/

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). 

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flávio Perez e Caio Souza 

flavio.perez@cbvela.org.br

+55 11 99949-8035

 



Leia também...
22.04.2024

O Veleiros do Sul e a CBVela - Confederação Brasileira de Vela realizaram treinos para jovens do ILCA 6 e 7

21.04.2024

Regatas da Semana Olímpica de Hyères contam com 18 atletas brasileiros

18.04.2024

Entidade máxima da vela brasileira busca capacitar profissionais dos dois gêneros

17.04.2024

Velejadores jovens da classe ILCA treinam em Porto Alegre (RS).