Capa

Brasil confirma vaga da ILCA 6 em Paris 2024

10.01.2024  |    393 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

Gabriella Kidd confirma vaga do país na antiga Laser durante Mundial da Argentina

A vela do Brasil assegurou mais uma vaga olímpica para Paris 2024 nesta terça-feira (9). A atleta Gabriella Kidd confirmou um representante do país nos Jogos após a disputa do Mundial de Laser Radial (ILCA 6) em Mar del Plata, na Argentina.

Como resultado, o Brasil conquistou a vaga realocada pelos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, já que o Uruguai conseguiu a entrada direta via Mundial de ILCA. Kidd, no entanto, agora precisa confirmar o índice da CBVela nos próximos eventos para defender o país.

''Consegui a vaga para o Brasil e para a Olimpíada e estou feliz com o resultado final e de cada dia ir evoluindo e recuperar posições. Obrigado pela torcida'', comemorou Gabriella Kidd, que representou o Brasil em diversos eventos internacionais como Jogos Sul-Americanos e Pan-Americanos.

O Brasil volta a conquistar uma vaga no Laser feminino após ficar de fora em Tóquio 2020. Na Rio 2016, o país teve representante, mas foi por ser país sede.

Outros nomes da vela já estão em Paris 2024. Bruno Lobo conquistou a vaga na Fórmula Kite durante o Mundial de Vela de Haia 2023, enquanto Mateus Isaac assegurou seu lugar na IQFOIL no mesmo evento.

Samuel Albrecht e Gabriela Nicolini  garantiram a vaga do país na classe Nacra durante os Jogos Pan-Americanos, mas precisam passar por uma seletiva para definir quem vai. As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze na categoria 49erFX já estão em Paris 2024.

Campeonato Mundial Masculino de ILCA 6

O Campeonato Mundial Masculino de ILCA 6 também será disputado em Mar del Plata, Argentina, onde 186 barcos de 30 países vão disputar o pódio. O evento inicia na sexta-feira (12), enquanto as regatas começam no domingo (14)./

O Brasil estará bem representado no masculino com Bruno Amaral, Antonio Cavalcanti Rosa e Andrey De Oliveira Godoy. Na categoria Júnior, os atletas serão Gustavo Canovas Kiessling, Luiz Felipe Giagio, Vicente Schirmer, Frederico Siebert Francavilla e Thomas Vives Potthoff.

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). 

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flávio Perez e Caio Souza 

flavio.perez@cbvela.org.br

+55 11 99949-8035

 



Leia também...
22.04.2024

O Veleiros do Sul e a CBVela - Confederação Brasileira de Vela realizaram treinos para jovens do ILCA 6 e 7

21.04.2024

Regatas da Semana Olímpica de Hyères contam com 18 atletas brasileiros

18.04.2024

Entidade máxima da vela brasileira busca capacitar profissionais dos dois gêneros

17.04.2024

Velejadores jovens da classe ILCA treinam em Porto Alegre (RS).