Atleta olímpico e multimedalhista, Bruno Fontes marcou presença na Copa Brasil de Optimist e na 52ª edição do Campeonato Brasileiro da classe, que terá mais regatas nesta terça-feira (09), no Veleiros da Ilha, em Santa Catarina (SC). Bruno aqueceu os atletas na praia, compartilhou experiências e também acompanhou a velejada das crianças.
O ídolo da classe ILCA nacional mostrou para as crianças o quanto é fundamental exercer o trabalho de mobilidade, flexibilidade e aquecimento do corpo. Ele passou atividades pré-regata, que são fundamentais para evitar lesões e chegar com ritmo na raia de competição.
Segundo Bruno Fontes, a atividade foi muito boa, mas o principal é compartilhar conhecimento, experiência e manter próximo o vínculo com a futura geração da vela brasileira.
“É sempre importante ter ídolos e atletas com uma carreira consolidada próximo das crianças. Os jovens atletas olham para nós e observam que é possível chegar no sonho de representar o Brasil”, explicou o velejador olímpico em Pequim 2008 e Londres 2012.
“Estive na raia de regata e são muitos atletas. Todos focados em fazer uma boa regata e talentosos. É um grande campeonato e estar com meu ILCA observando as crianças velejando é muito legal”, finalizou.
Primeiras regatas da 52ª edição do Brasileiro de OP
As duas primeiras regatas, realizadas na última segunda-feira (08), foram lideradas pela atleta do ICRJ - Iate Clube do Rio de Janeiro, Joana Freitas, que venceu as provas. Felipe Strassburger, do Veleiros da Ilha, garantiu a segunda posição, enquanto Arthur Back (ICRJ) terminou na terceira colocação.
Acompanhe todos detalhes no sites oficial da Optibra: https://velejador.optibra.com.br/home.
Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.
Apoio à vela Jovem
A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.
O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).
O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez e Caio Souza
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035
Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais
Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa
Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz
Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)