As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze finalizaram nesta sexta-feira (15) um período de treinamentos em Búzios, no Rio de Janeiro, como parte da preparação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Elas também aproveitaram para prestigiar a nova geração da vela brasileira durante o Mundial da Juventude, na cidade no norte fluminense.
A sensação de retornar ao local onde conquistaram o primeiro título juntas, justamente no Mundial da Juventude de 2009, na classe 420, é especial para as velejadoras, que estão na terceira campanha olímpica na 49erFX. Além disso, elas puderam contar com o apoio da família, dos amigos e do Comitê Olímpico do Brasil.
Sob a supervisão da treinadora Martha Rocha, os trabalhos tiveram o suporte do fisioterapeuta Bruno Cooperman, do preparador físico Felipe Martins e da psicóloga Daniele Seda. A jovem dupla de 49erFX formada por Rafaela Salles e Catharina Weck, a Bis, participou dos treinamentos e pôde aprender com as mais experientes.
"Muito felizes de termos esse momento aqui. Serão seis meses intensos e passarão muito rápido, então temos que aproveitar todos os dias para estarmos bem preparadas, tanto fisicamente quanto mentalmente", disse Martine.
"É muito importante fazermos o trabalho de prevenção de lesões nessa reta final e colocar o foco máximo nos detalhes que poderão fazer a diferença. Sabemos que depois dos Jogos Olímpicos teremos todo o tempo para pensar em nossas vidas, mas agora é momento de concentração máxima", afirma Kahena.
As bicampeãs olímpicas já terão uma agenda cheia a partir de janeiro, quando embarcam para Lanzarote, na Espanha, onde farão mais um período de treinos até fevereiro. Em março, elas disputam o Campeonato Mundial de 49erFX, na mesma cidade.
Nova geração no pedaço
Ao final das atividades, as brasileiras celebraram a conquista de Joana Gonçalves e Gabriela Vassel, que nesta sexta-feira repetiram o feito de Martine e Kahena em 2009 e subiram no topo do pódio da classe 420 no Mundial da Juventude 2023.
As experientes velejadoras se mostraram satisfeitas com o que viram da nova geração e destacaram a importância de estarem próximas dos jovens talentos do país.
"Hoje, a gente busca as meninas novas para que venham passar um tempo com a gente para trocar experiências, já que é difícil estarmos aqui no Brasil. É importante elas terem a vivência de como as coisas funcionam", disse Martine.
"A Joana e a Gabi têm um potencial muito grande e tiveram uma química boa no barco. Gostaríamos de estar mais próximas delas e das outras meninas. Passar essa vivência é importante para que elas aprendam com as dificuldades. Essa conquista vai dar aquela motivação para quererem ir mais longe", avaliou Kahena.
Temporada de sucesso
Em 2023, Martine e Kahena conquistaram quatro medalhas em cinco competições, sendo duas de ouro. A mais recente veio nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, evento em que elas também asseguraram a classificação para Paris 2024.
Mas o ano de sucesso teve ainda outros feitos. Em abril, as brasileiras foram ao topo do pódio no Troféu Princesa Sofia, em Palma de Mallorca, na Espanha. No mesmo mês, levaram o bronze na Semana Olímpica Francesa, em Hyères. As duas competições são válidas como etapas da Copa do Mundo da World Sailing e reúnem a elite da vela mundial. Além disso, ficaram com a prata no evento-teste de Paris 2024, em julho. No Campeonato Mundial, em agosto, a dupla terminou em 12º lugar.
Martine e Kahena aceitaram o desafio de encarar a terceira campanha olímpica juntas, em busca do tri inédito na vela brasileira, e não se cansam de superar marcas. No ciclo olímpico de Paris 2024, elas lidam com o desafio de se adaptar às mudanças nos equipamentos da classe e se manter no mais alto nível, diante de uma concorrência cada vez mais forte.
Para isso, contam com uma equipe de ponta, composta por referências na vela internacional. O espanhol Pepe Lis e a brasileira Martha Rocha são os treinadores. A dupla tem o suporte do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) para toda sua preparação.
Sobre Martine Grael e Kahena Kunze
Uma das parcerias mais vitoriosas da vela mundial, Martine e Kahena têm mantido o Brasil no patamar dourado da modalidade nas últimas décadas. Em busca do tricampeonato olímpico, as velejadoras contam com o patrocínio de Prada, Energisa, Magic Marine e Gottifredi Maffioli, além de serem apoiadas pelos programas Bolsa Atleta e Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) e CBVela.
Filhas dos icônicos Torben Grael e Cláudio Kunze, respectivamente, Martine e Kahena conquistaram o primeiro título juntas em 2009, o do Mundial Júnior da classe 420. Após quatro anos em rumos distintos, elas retomaram a dupla em 2013 e trilharam um caminho de sucesso, que teve como pontos altos os ouros nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e Tóquio 2020, além do título mundial de 2014, os vice-campeonatos mundiais de 2013, 2015, 2017 e 2019, e a conquista dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019, entre outros.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez e Jonas Moura
flavio@onboardsports.net | jonas@onboardsports.net
+55 11 99949-8035 / +55 21 98722-9427 www.onboardsports.net
Em preparação para Paris 2024, bicampeãs olímpicas mostram poder de recuperação e se mantêm entre as melhores do mundo
Campeãs mundiais em 2014 encaram o primeiro grande desafio de 2024, entre os dias 5 e 10 de março
Bicampeãs olímpicas estão em Lanzarote, na Espanha, em período de treinamentos com foco no Campeonato Mundial, que acontecerá entre 4 e 10 de março
Competição nas Ilhas Canárias reunirá a elite da classe 49erFX entre os dias 4 e 10 de março, em esquenta para Paris 2024