Capa

Brasil estreia na Copa do Mundo da Vela

21.11.2023  |    355 visualizações SSL Gold Cup

Time de Robert Scheidt inicia disputa rumo ao título da SSL Gold Cup nas Ilhas Canárias

A Seleção Brasileira de Vela estreou na SSL Gold Cup - Copa do Mundo da Vela com um segundo lugar nesta terça-feira (21), em Gran Canárias, na Espanha. O barco liderado por Robert Scheidt foi superado pela Lituânia, vencedora da prova. Em terceiro ficou o Tahiti e em quarto a Polônia. As disputas estão na fase de oitavas-de-final.

Os dois melhores de cada grupo da SSL Gold Cup avançam às quartas-de-final da competição e serão realizadas ao todo quatro regatas, sendo uma por dia e a última com pontuação dobrada. O Brasil somou 3 pontos pelo segundo lugar e a Lituânia 4.

A prova de abertura foi marcada por vento fraco e rondado, que não passou de 5 nós na direção sul da ilha espanhola. Na primeira tentativa, os brasileiros largaram bem e tinham vantagem confortável, mas a comissão cancelou.

Na segunda largada, ainda com merreca de vento como dizem os velejadores, os adversários equilibraram o jogo, e os brasileiros brigaram pelo segundo lugar contra os atletas do Tahiti, que é a maior ilha da Polinésia Francesa. 

''Eu acho que foi um bom início pra gente. Na primeira, que foi anulada, a gente vinha liderando, fizemos uma boa largada, mas o vento diminuiu muito. E a segunda foi bem difícil, pois estávamos vindo um pouco de terra. Não saímos bem, mas recuperamos'', explicou Robert Scheidt.

''Foi um bom dia para nossa tripulação, porque o primeiro dia de campeonato sempre tem aquela tensão da estreia, né? Ninguém sabe muito bem o que esperar. Mas eu acho que a gente velejou o barco bem, tem sempre um pouco a evoluir a cada dia, então vamos fazer uma boa reunião hoje, tentar melhorar as coisas que a gente pode aprimorar para amanhã''.

Nesta quarta-feira (22), os quatro barcos voltam a se enfrentar no Real Club Náutico de Gran Canaria. As regatas podem ser acompanhadas no site https://www.youtube.com/@Starsailors. As disputas têm início às 9h do Brasil.

''Para uma estreia, o resultado foi bom, temos que ficar ligados lá na frente, pois só tem pedreira mesmo. Hoje conseguimos salvar um segundo lugar, importante somar pontos e ficar entre os dois primeiros'', contou Juninho de Jesus.

O time brasileiro foi escalado para a prova de abertura com Alfredo Rovere, Juninho de Jesus, Henrique Gomes, Henry Boening, Gabriel Borges, Mario Tinoco, André Fonseca, Martine Grael e Robert Scheidt. Os suplentes foram Henrique Wisni e Pedro Trouche.

A Argentina venceu sua regata do dia, deixando Hungria, EUA e Malásia - nesta ordem, para trás. O Chile não se deu bem ficando em último na prova de estreia das oitavas. A Suíça foi a vencedora. Os portugueses também ganharam a rodada de estreia.

Tabela 

1º - Lituânia - 4 pontos
2º - Brasil - 3 pontos
3º - Taithi - 2 pontos
4º - Polônia - 1 ponto 

Numeração 

1 Alfredo Rovere
2 Juninho de Jesus
3 Henrique Gomes
4 Henry Boening
5 Gabriel Borges
6 Mario Tinoco
7 André Fonseca
8 Gabriel Kieling
9 Martine Grael
11 Pedro Trouche
10 Robert Scheidt

Com semelhança das principais Copas do Mundo em outros esportes, a SSL Gold Cup será um evento de igualdade de oportunidades com barcos SSL47. O barco brasileiro ganhou em 2022 o patrocínio da Sertrading, uma das maiores empresas de comércio exterior do país, e da Subsea 7 S.A., que apoiarão o time. Além da marca de mochilas e equipamentos para atividades outdoor Allcatrazes. 

A união entre Sertrading e Subsea 7 S.A com a Seleção Brasileira de Vela foi idealizada por Bruno Prada, companheiro de Robert Scheidt nas medalhas de Pequim 2008 e Londres 2012, e CEO do barco brasileiro.

Sobre a SSL Gold Cup

A SSL Gold Cup reúne desde seu início 56 nações entre os membros da World Sailing para coroar a melhor nação da vela a cada dois anos. Em um esporte mecânico em que a corrida pela tecnologia pode atrapalhar a corrida pela glória, a SSL busca uma competição igualitária, em que o talento dos velejadores está na vanguarda, e os campeões se tornam heróis inspiradores de novas gerações. A SSL é um evento especial da World Sailing desde 2017.

Como na Copa do Mundo de futebol, as primeiras rodadas de qualificação selecionam os times que avançam para as fases eliminatórias. Todas as regatas são disputadas com flotilhas de quatro barcos em cada, até as quartas de final. As equipes serão colocadas em chaves, com os oito primeiros colocados garantidos nas quartas-de-final.

Duas flotilhas de quatro competem nas quartas-de-final para selecionar as quatro equipes que participam da única regata da Grande Final. O vencedor da Grande Final será coroado como a Melhor Nação da Vela. A SSL criou um formato inovador. E os fogos de artifício ao final do evento prometem dar um desfecho dramático para esta incrível competição global.

Mais informações em https://goldcup.starsailors.com/

---

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio@onboardsports.net 

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Leia também...
03.12.2023

Primeira edição da SSL Gold Cup foi realizada em Las Palmas, na Espanha

02.12.2023

Na semifinal da SSL Gold Cup, Seleção Brasileira de Vela fica em quarta lugar

01.12.2023

Seleção Brasileira de Vela disputa evento com chances de título na Espanha

30.11.2023

Equipe de Robert Scheidt e Martine Grael liderou grupo e segue na disputa pelo título da SSL Gold Cup