Capa

Equipe Brasileira de Vela para o Mundial da Juventude 2023 é definida em Búzios (RJ)

20.11.2023  |    814 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

2ª edição do Festival de Búzios terminou no último domingo , 19 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ)

Foram conhecidos os últimos velejadores que formam a equipe brasileira para a 52ª edição do Mundial da Juventude, que será realizado entre de 8 a 16 de dezembro de 2023, em Búzios, no Rio de Janeiro. Nas regatas da segunda edição do Festival de Búzios, as classes 420, ILCA 6, 29er e Formula Kite conheceram os seus campeões.

Com dez regatas disputadas, a classe 420 teve como vitoriosos a parceria entre Said Royo e Axel Vergueiro (ICRJ). Já no ILCA 6, Felipe Fraquelli (VDS) garantiu o topo do pódio.

No 29er, Julia Afonso e João Joppert lideraram a flotilha, enquanto no Formula Kite, Lucas Fonseca ficou com a medalha de ouro.

“O campeonato foi tecnicamente muito bom! Um destaque para os velejadores da classe 420, que mostraram um nível muito alto e proporcionaram regatas disputadas! Gostei muito que os atletas enfrentaram vento fraco, médio, forte e também ondas! Isso em um evento de seletiva é importante para mostrar a qualidade dos atletas”, explicou Ricardo Paranhos, Coordenador Técnico da CBVela.

A partir de agora o foco da equipe brasileira será o treinamento visando o Mundial da Juventude. Nesta semana, a equipe de velejadores e comissão técnica estarão reunidos em Búzios para treinamento.

A realização do Campeonato foi da Prefeitura de Búzios, Secretaria Pesca, Agricultura e Esportes Náuticos, CBVela e Búzios Vela Clube. A 52ª edição do Mundial da Juventude será realizada em Búzios (RJ) de 8 a 16 de dezembro de 2023.

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). 

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez e Caio Souza 

flavio.perez@cbvela.org.br

+55 11 99949-8035

Leia também...
27.03.2025

Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais

10.03.2025

Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa

08.03.2025

Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz

10.02.2025

Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)