Capa

Brasil terá Robert Scheidt e Martine Grael na disputa da Copa do Mundo da Vela

20.11.2023  |    319 visualizações SSL Gold Cup

Fase de oitavas-de-final da SSL Gold Cup é realizada nas Ilhas Canárias, na Espanha

A Seleção Brasileira de Vela terá a união de Robert Scheidt e Martine Grael em funções importantes na disputa da Copa do Mundo. As primeiras regatas das oitavas-de-final da SSL Gold Cup serão disputadas nesta terça-feira (21) em Gran Canárias, na Espanha.

A equipe terá Robert Scheidt no leme, comandando as ações a bordo, e ao seu lado terá Martine Grael. Ambos somam sete medalhas olímpicas, sendo quatro de ouro. O maior medalhista dos Jogos está animado com a chance de fazer história e trazer mais um título mundial para o Brasil.

Além de Martine Grael, Robert Scheidt chamou outros velejadores de ponta do país, como André Fonseca Bochecha, que disputou Olimpíadas e Voltas ao Mundo, e dos campeões mundiais e vice de Snipe Gabriel Borges e Gabriel Kieling.

O grupo tem ainda Juninho de Jesus, Henry Boening, Alfredo Rovere, Henrique Gomes Wisni, Pedro Trouche e Mario Tinoco. ''Estamos aqui com muita vontade de vencer. Nosso grupo é forte e estamos ainda mais motivados após o treino que fizemos hoje. Foi importante para afinar as manobras e ter contato com o barco. Algumas equipes já vieram da fase de classificação e estão com mais tempo de regata'', disse Robert Scheidt, que foi ouro em Atlanta 1996 e Atenas 2004, além de outras duas pratas e um bronze.

O atleta paulista vestirá a camisa 10 da Seleção Brasileira, a mesma que usou Pelé, ídolo do esporte brasileiro e santista como Scheidt.

O CEO do SSL Team Brasil é Bruno Prada, que foi medalhista de Star com Robert Scheidt duas vezes. O atleta, que soma cinco títulos mundiais na categoria, trabalha nos bastidores com Fábio Bodra para levar o Brasil rumo ao título. 

A Seleção Brasileira de Vela enfrentará Polônia, a Lituânia e o Tahiti, os dois últimos vieram das eliminatórias concluídas neste domingo (19). Serão ao todo quatro regatas onde os dois que somarem mais pontos passam às quartas.

Os outros três grupos terão equipes sul-americanas como a Argentina, que enfrentará  EUA, Hungria e Malásia; e o Chile, na chave de Suíça, Noruega e África do Sul. Os portugueses terão pela frente Suécia, França e Eslovênia.

As regatas são disputadas no Real Club Náutico de Gran Canaria, na Espanha, e podem ser acompanhadas no site https://www.youtube.com/@Starsailors. As disputas têm início às 9h do Brasil.

Martine Grael veste a 9

Dona de duas medalhas de ouro olímpicas ao lado de Kahena Kunze na 49erFX, Martine Grael terá uma função importante. A atleta fará a tática do SSL Team Brasil e tomará as decisões ao lado de Robert Scheidt, que está no leme, ou seja, no comando do barco.

Martine entra no lugar de Joca Signorini, que fará uma cirurgia e não conseguiu viajar às Ilhas Canárias para a SSL Gold Cup. Nos treinos de 2021 na Suíça, Martine Grael era a floater, uma função mais central a bordo.

''Acho que foi uma pena perder o Joca, porque eu acho que é um dos um dos caras mais experientes com barcos grandes que a gente tem no Brasil e eu estou extremamente honrada em poder assumir a posição dele, mas será um grande desafio'', explicou Martine Grael. 

Martine Grael e Kahena Kunze voltam a treinar em dezembro na cidade de Búzios (RJ) no mesmo período do Mundial da Juventude. As duas tentarão o tri olímpico em Paris 2024 na 49erFX.

''A gente teve a oportunidade de dar um treininho e a tripulação trocou poucas posições, mas é sempre bom estar aqui. Amanhã estará valendo mesmo. Alguns times já estavam fazendo regata antes e para a gente vai ser bastante importante no comecinho, não fazer grandes erros e tal, fazer o bê-a-bá para conseguir''.

Com semelhança das principais Copas do Mundo em outros esportes, a SSL Gold Cup será um evento de igualdade de oportunidades com barcos SSL47. O barco brasileiro ganhou em 2022 o patrocínio da Sertrading, uma das maiores empresas de comércio exterior do país, e da Subsea 7 S.A., que apoiarão o time. Além da marca de mochilas e equipamentos para atividades outdoor Allcatrazes. 

A união entre Sertrading e Subsea 7 S.A com a Seleção Brasileira de Vela foi idealizada por Bruno Prada, companheiro de Robert Scheidt nas medalhas de Pequim 2008 e Londres 2012, e CEO do barco brasileiro.

Sobre a SSL Gold Cup

A SSL Gold Cup reúne desde seu início 56 nações entre os membros da World Sailing para coroar a melhor nação da vela a cada dois anos. Em um esporte mecânico em que a corrida pela tecnologia pode atrapalhar a corrida pela glória, a SSL busca uma competição igualitária, em que o talento dos velejadores está na vanguarda, e os campeões se tornam heróis inspiradores de novas gerações. A SSL é um evento especial da World Sailing desde 2017.

Como na Copa do Mundo de futebol, as primeiras rodadas de qualificação selecionam os times que avançam para as fases eliminatórias. Todas as regatas são disputadas com flotilhas de quatro barcos em cada, até as quartas de final. As equipes serão colocadas em chaves, com os oito primeiros colocados garantidos nas quartas-de-final.

Duas flotilhas de quatro competem nas quartas-de-final para selecionar as quatro equipes que participam da única regata da Grande Final. O vencedor da Grande Final será coroado como a Melhor Nação da Vela. A SSL criou um formato inovador. E os fogos de artifício ao final do evento prometem dar um desfecho dramático para esta incrível competição global.

Mais informações em https://goldcup.starsailors.com/

---

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio@onboardsports.net 

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net

 

 

 

 

 

 

 

 



Leia também...
03.12.2023

Primeira edição da SSL Gold Cup foi realizada em Las Palmas, na Espanha

02.12.2023

Na semifinal da SSL Gold Cup, Seleção Brasileira de Vela fica em quarta lugar

01.12.2023

Seleção Brasileira de Vela disputa evento com chances de título na Espanha

30.11.2023

Equipe de Robert Scheidt e Martine Grael liderou grupo e segue na disputa pelo título da SSL Gold Cup