As regatas válidas como seletiva para o Mundial da Juventude 2023 - na 2ª edição do Festival de Búzios - tiveram início na última quarta-feira (15), com sede no Búzios Vela Clube (RJ). Os atletas de ILCA 6, 420, 29er e Fórmula Kite enfrentaram a raia desafiadora da cidade fluminense.
Com duas regatas para todas as classes, a classe ILCA 6 terminou o dia com Erick Carpes (VDS) em primeiro, seguido por Felipe Fraqueli (VDS) e Pedro Madureira (ICRJ). Já na Formula Kite, as primeiras colocações ficaram com Lucas Fonseca (OKP), Cameron Kalamakis (OKP) e Marcos Rodrigues (BL3/YCSA).
Na disputa da classe 29er, Julia Addum e João Joppert lideram. Na 420, Said Royo e Axel Vergueiro fecharam o dia na primeira colocação, com Lucas Freitas e Victoria Back na segunda posição e Joana Gonçalves e Gabriela Vassel em terceiro.
“O primeiro dia foi bom e consegui velejar bem. Alncancei uma primeira colocação e uma segunda. Espero continuar velejando bem nas próximas regatas. A competição é difícil e com ótimos competidores, então é manter o foco!”, explicou Erick Carpes, velejador do Veleiros do Sul.
“As regatas foram bem disputadas no primeiro dia. Todas as duplas de 420 são muito boas, então liderar o primeiro dia foi muito importante. Sabemos o quanto será competitivo, em todas as regatas, e esperamos velejar ainda melhor”, disse Said Royo, atleta do Iate Clube do Rio de Janeiro.
A realização do evento é da Prefeitura de Búzios, Secretaria Pesca, Agricultura e Esportes Náuticos, CBVela e Búzios Vela Clube. A 52ª edição do Mundial da Juventude também será realizada em Búzios (RJ) de 8 a 16 de dezembro de 2023.
Apoio à vela Jovem
A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.
O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).
O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
+55 11 99949-8035
Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais
Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa
Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz
Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)