O Campeonato Brasileiro de Vela Adaptada conheceu os seus campeões neste final de semana, 11 e 12 de novembro, no Iate Clube de Brasília. O para-atleta Luiz César garantiu a medalha de ouro na classe 2.4, com Antonio Marco chegando em segundo e Herivelton Ferreira assegurando o bronze. A competição nacional teve apoio do Programa Nacional de Paradesporto, da CBVela - Confederação Brasileira de Vela.
Após cinco regatas disputadas, Luiz precisou superar o vento nordeste rondado e fraco na raia do Lago Paranoá, que teve de 6 a 7 nós. O velejador do Rio de Janeiro venceu três provas e levou o título.
Segundo o atleta, o começo foi de dificuldade por conta das condições de vento, que exigiu muita técnica de todos os atletas. A CR - Comissão de Regata precisou mudar o percurso algumas vezes por conta da mudança de direção do vento.
"Foi um campeonato muito acirrado! Tive um pouco de dificuldade no primeiro dia, mas no segundo consegui me recuperar e vencer. Vejo que foi importante a presença da garotada. Buscamos deixar nosso máximo, ser espelho para eles e proporcionar um bom legado! Fico feliz do apoio da CBVela e também de todos que participaram das regatas", explicou Luiz César, velejador.
As regatas da Vela Adaptada irão continuar nesta semana. No feriado da Proclamação da República, nesta quarta-feira (15), o Iate Clube de Brasília receberá o Campeonato Brasileiro da Classe Skud.
O evento em Brasília (DF) contou com a presença da Secretária Nacional de Esportes e alto-desempenho Marta Sobral. A medalhista olímpica e campeã pan-americana em Havana 1991 prestigiou as regatas.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), além de ter o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) como parceiro no fomento à Vela nacional.
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
A CBVela foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade - a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - ao seu planejamento estratégico.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez e Caio Souza
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035
Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais
Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa
Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz
Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)