Capa

Clínica de vela prepara atletas para Sul-Brasileiro de ILCA

28.10.2023  |    413 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

Campeonato Sul-Brasileiro de ILCA será entre os dias 2 a 5 de novembro, no Jangadeiros

Os clubes Veleiros do Sul e o Jangadeiros de Porto Algre (RS) sediaram neste fim de semana uma clínica 100% feminina para a classe ILCA, conhecida no mundo da vela como Laser.  O treinamento ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de outubro, visando preparar as atletas para o Campeonato Sul-Brasileiro de ILCA, agendado para os dias 2 a 5 de novembro, no Jangadeiros.

Com o compromisso de elevar o nível técnico da vela feminina na classe ILCA, a clínica reuniu velejadoras de todo o país em um ambiente de aprendizado comandado por Maria Altimira Hackerott, treinadora da CBVela.

A classe ILCA é uma das classes mais populares no Brasil e mesmo assim é registrado ainda um número baixo de mulheres da categoria.

''Muitas mulheres passam pela classe e não continuam! Entendendo que a formação de um grupo unido é um dos fatores que colabora para a permanência, acreditamos que este tipo de clínica, só para mulheres, seja uma boa estratégia para que as velejadoras criem um vínculo forte de amizade e de pertencimento a classe ILCA'', disse Maria Altimira Hackerott.

As atividades foram divididas em treinos na água e palestras em terra, além de muita confraternização entre as atletas. A CBVela é também uma das parceiras do Steering The Course, curso que faz parte do programa da vela feminina mundial e visa preparar treinadoras para  trabalhar com o alto rendimento.

A clínica deste ano ampliou o conhecimento técnico nacional com base nas informações fornecidas pelos experts da World Sailing durante o curso. O Steering The Course busca desenvolvimento de uma rede de apoio e trabalho entre mulheres treinadoras.

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). 

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), além de ter o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) como parceiro no fomento à Vela nacional.

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

A CBVela foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade - a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - ao seu planejamento estratégico.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez e Caio Souza
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035

 

 

 

 

Leia também...
27.03.2025

Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais

10.03.2025

Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa

08.03.2025

Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz

10.02.2025

Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)