Os clubes Veleiros do Sul e o Jangadeiros de Porto Algre (RS) sediaram neste fim de semana uma clínica 100% feminina para a classe ILCA, conhecida no mundo da vela como Laser. O treinamento ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de outubro, visando preparar as atletas para o Campeonato Sul-Brasileiro de ILCA, agendado para os dias 2 a 5 de novembro, no Jangadeiros.
Com o compromisso de elevar o nível técnico da vela feminina na classe ILCA, a clínica reuniu velejadoras de todo o país em um ambiente de aprendizado comandado por Maria Altimira Hackerott, treinadora da CBVela.
A classe ILCA é uma das classes mais populares no Brasil e mesmo assim é registrado ainda um número baixo de mulheres da categoria.
''Muitas mulheres passam pela classe e não continuam! Entendendo que a formação de um grupo unido é um dos fatores que colabora para a permanência, acreditamos que este tipo de clínica, só para mulheres, seja uma boa estratégia para que as velejadoras criem um vínculo forte de amizade e de pertencimento a classe ILCA'', disse Maria Altimira Hackerott.
As atividades foram divididas em treinos na água e palestras em terra, além de muita confraternização entre as atletas. A CBVela é também uma das parceiras do Steering The Course, curso que faz parte do programa da vela feminina mundial e visa preparar treinadoras para trabalhar com o alto rendimento.
A clínica deste ano ampliou o conhecimento técnico nacional com base nas informações fornecidas pelos experts da World Sailing durante o curso. O Steering The Course busca desenvolvimento de uma rede de apoio e trabalho entre mulheres treinadoras.
Apoio à vela Jovem
A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.
O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).
O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), além de ter o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) como parceiro no fomento à Vela nacional.
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
A CBVela foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade - a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - ao seu planejamento estratégico.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez e Caio Souza
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035
Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist
Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros
Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU
Arthur Back e Eduardo Backheuser estão no Top 10 em Mar del Plata