Capa

Equipes brasileiras ganham campeonatos internacionais de J70

16.10.2023  |    960 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

Barcos de Haroldo Solberg e Samuel Albrecht vencem eventos importantes da classe

A vela brasileira conquistou duas medalhas de ouro em eventos internacionais da classe J70 neste fim de semana na Argentina e nos Estados Unidos. A categoria é que mais cresce no cenário de oceano no mundo e já passou a marca de 1.500 embarcações.

Atletas olímpicos e grandes nomes da modalidade disputam regatas no Brasil e lá fora de J70, o que aumenta o nível das disputas. E neste fim de semana não foi diferente!

O time Crioula liderado pelo atleta olímpico e medalhista pan-americano Samuel Albrecht ganhou a Semana de Vela de Buenos Aires, na Argentina, na categoria one design para 70 pés. A equipe teve a bordo na capital argentina Guilherme Roth, Gustavo Thiesen e Renato Plass.

Agora o atleta gaúcho embarca ao lado de Gabriela Nicolino para os Jogos Pan-Americanos de Santiago para defender o Brasil na classe Nacra 17.

''Grande conquista do El Enemigo by Crioula Team! Obrigado a todos parceiros que contribuíram pra essa conquista!'', escreveu Samuel em seu instagram.

Já o Ocean Pact de Haroldo Solberg faturou o Pre-Worlds Tuning Regatta no St. Petersburg Yacht Club, nos Estados Unidos. O time contou também com Mario Tinoco, Gabriel Silva e Geison Mendes.

O Ocean Pact fez um campeonato consistente e mesmo sem vencer nenhuma regata ficou à frente em dois pontos do norte-americano Savasana e 17 do bronze, que foi o Pulse (EUA).

''Realmente a gente não veio com expectativa nenhuma, mas com certeza de ganhar não era, mas sim tentar fazer um bom campeonato, tentar estar entre os primeiros. Fomos muito consistentes desde o começo...Na última regata a gente realmente não fez uma boa largada, não velejamos muito bem, nem nós e nem o vice-campeão'', disse Geison Mendes.

O Brasil teve outros dois barcos na disputa nos EUA. O Tô Nessa de Renato Faria, que ficou em 11º, e o Gaúcho 3 de Marcos Ribeiro, em 22º.

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). 

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), além de ter o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) como parceiro no fomento à Vela nacional.

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

A CBVela foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade - a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - ao seu planejamento estratégico.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez e Caio Souza
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035



Leia também...
27.03.2025

Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais

10.03.2025

Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa

08.03.2025

Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz

10.02.2025

Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)