Capa

CBVela realiza clínica para mulheres Gerente de Regatas

28.09.2023  |    1.064 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

Em parceria com a World Sailing, clínica terá início nesta quinta-feira (28), na Marina da Glória (RJ)

A posição de Gerente de Regatas é fundamental para a realização de uma regata, a função é presente em todas as classes da Vela Mundial. Pensando nisso, a CBVela - Confederação Brasileira de Vela, em parceria com a World Sailing - Federação Internacional de Vela, realiza nesta quinta-feira (28) e sexta-feira (29) uma clínica para mulheres Gerente de Regatas, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ).

Com presença de 20 mulheres, a clínica será ministrada pelos oficiais de regata Internacional Anne Malledant e o Ricardo Navarro, da World Sailing. As inscritas são de Minas Gerais, São Paulo, Ilhabela (SP), Paraty (RJ), Niterói (RJ) e Rio de Janeiro (RJ).

Além das brasileiras, a CBVela receberá mulheres do Peru e da Argentina. Adriana Teixeira (PER), que dirigiu a Vela no Pan de Lima 2019, e Marisa Delgado (ARG) estarão nas dinâmicas da clínica, ambas organizadoras de regata. Márcia Godoy e Marione Souto, que são experientes oficiais de regata, com participação nas Olimpíadas do Rio 2016, também estão cursando.

"A gente acredita que ter juízas mulheres é algo que torna a vela um esporte mais prazeroso para as mulheres. As atletas que estão começando na modalidade vão olhar para mulheres na Comissão de Regata e diferentes funções da vela e entender que é um espaço para ser ocupado", explicou Maria Hackerott, da Área feminina da CBVela.

O evento faz parte do programa da World Sailing "Steering The Course", que incentiva a vela feminina no mundo.

A participação de mulheres na modalidade está crescendo e Paris 2024 já será um reflexo do desenvolvimento. Os Jogos Olímpicos de 2024 terão a mesma quantidade de atletas mulheres e homens.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

A CBVela foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade - a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - ao seu planejamento estratégico.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035

Leia também...
27.03.2025

Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais

10.03.2025

Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa

08.03.2025

Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz

10.02.2025

Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)