Vitória brasileira no Campeonato Mundial de Soling 2023, disputado em Milwaukee, nos Estados Unidos! O trio formado por Kadu Bergenthal, Vilnei Goldmeier e Edgar Oppitz ficou com a medalha de ouro na competição, que ocorreu de 17 a 23 de setembro.
O barco do Veleiros do Sul, de Porto Alegre (RS), fechou o evento com melhor aproveitamento superando os canadenses William Abbott, Joanne Abbott e Andrew Macrae , medalha de prata, os também canadenses Peter Hall, William Hall e Scott McNeil, com o bronze.
Ao todo, 22 tripulações de Soling participaram do Mundial. A equipe de Nelson Ilha, Manfredo Flöricke e Henrique Ilha ficou em quinto lugar, também representando o Veleiros do Sul. ''Sabíamos que seria um campeonato difícil e os canadenses seria complicados de serem batidos. Eles são da região e treinam com o próprio barco'', disse Kadu Bergenthal.
''Chegamos um pouco mais cedo para treinar e regular o barco. No campeonato velejamos limpo e de maneira consciente. É um feito muito importante para a classe, que é muito forte e ativa em Porto Alegre, com regatas fortes e velejadas em alto nível.
Kadu Bergenthal agradece os patrocinadores South Construtora, Perin Casa Conceito, SS Esquadrias, TVG Imóveis e Campos Locação de Equipamentos.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
A CBVela foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade - a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - ao seu planejamento estratégico.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035
Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais
Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa
Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz
Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)