Capa

Brasileiros se prepararam para a SSL Gold Cup Finals

18.09.2023  |    394 visualizações SSL Gold Cup

Finais da Copa do Mundo de Vela serão realizados entre os dias 10 de novembro e 3 de dezembro de 2023 nas Ilhas Canárias

Os playoffs da SSL Gold Cup, a chamada Copa do Mundo de Vela, serão realizados entre os dias 10 de novembro e 3 de dezembro de 2023 nas Ilhas Canárias, na Espanha. A Seleção Brasileira, ou SSL Team Brazil, será comandada pelo cinco vezes medalhista olímpico Robert Scheidt e já entra direto nas nas oitavas-de-final.

A equipe terá as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, além de outros craques da modalidade como Joca Signorini e André Fonseca, que disputaram três edições da Volta ao Mundo. 

Nas Ilhas Canárias, 40 equipes competirão nas finais da SSL Gold Cup, incluindo as 24 melhores nações de vela do mundo no Ranking SSL, além de 16 equipes que passaram pela Série de Qualificação realizada de maio a julho de 2022.

Os atletas brasileiros vão direto para a Espanha sem possibilidade de treinos com o barco SSL47, que será o mesmo usado por todas as equipes. A agenda é extensa como mais uma etapa da ClubSwan 50 para Robert Scheidt e os Jogos Pan-Americanos para Martine e Kahena.

''Os velejadores da equipe estão em atividade, tanto em barcos grandes de oceano quanto nos de flotilha, como os olímpicos. Estamos fazendo alguns ajustes na tripulação devido ao adiamento de 2022 para 2023, mas o core da equipe é o mesmo do ano passado'', disse o bicampeão olímpico Robert Scheidt.

''Não será possível fazer um treino antes do evento, mas a equipe é bem forte no papel e queremos passar das oitavas, ou seja, a primeira rodada do evento. Avançando, a tendência é crescer bastante''.

O Brasil tem apenas um adversário conhecido que é a Polônia. Os outros dois serão conhecidos a partir de 10 de novembro quando começam as disputas qualificatórias. O formato da SSL Gold Cup é inspirado na Copa do Mundo de futebol, com disputa entre nações, que se enfrentam em eliminatórias para definir quem é a melhor do mundo. Assim como um time de futebol, cada equipe da SSL Gold Cup é formada por 11 velejadores, com 8 a 10 atletas a bordo.

Cada time vestirá as cores de sua nação e seus emblemas em uniformes semelhantes aos do futebol. Cada equipe inclui 11 atletas, o que significa mais de 400 velejadores, incluindo medalhistas olímpicos e campeões mundiais em múltiplas classes de vela.

Com semelhança das principais Copas do Mundo em outros esportes, a SSL Gold Cup será um evento de igualdade de oportunidades com barcos SSL47. O barco brasileiro ganhou em 2022 o patrocínio da Sertrading, uma das maiores empresas de comércio exterior do país, e da Subsea 7 S.A., que apoiarão o time. Além da marca de mochilas e equipamentos para atividades outdoor Allcatrazes. 

A união entre Sertrading e Subsea 7 S.A com a Seleção Brasileira de Vela foi idealizada por Bruno Prada, companheiro de Robert Scheidt nas medalhas de Pequim 2008 e Londres 2012, e CEO do barco brasileiro.

Confira o ranking completo em https://www.starsailors.com/ranking.

Sobre a SSL Gold Cup

A SSL Gold Cup reúne desde seu início 56 nações entre os membros da World Sailing para coroar a melhor nação da vela a cada dois anos. Em um esporte mecânico em que a corrida pela tecnologia pode atrapalhar a corrida pela glória, a SSL busca uma competição igualitária, em que o talento dos velejadores está na vanguarda, e os campeões se tornam heróis inspiradores de novas gerações. A SSL é um evento especial da World Sailing desde 2017.

Como na Copa do Mundo de futebol, as primeiras rodadas de qualificação selecionam os times que avançam para as fases eliminatórias. Todas as regatas são disputadas com flotilhas de quatro barcos em cada, até as quartas de final. As equipes serão colocadas em chaves, com os oito primeiros colocados garantidos nas quartas-de-final.

Duas flotilhas de quatro competem nas quartas-de-final para selecionar as quatro equipes que participam da única regata da Grande Final. O vencedor da Grande Final será coroado como a Melhor Nação da Vela. A SSL criou um formato inovador. E os fogos de artifício ao final do evento prometem dar um desfecho dramático para esta incrível competição global.

Mais informações em https://goldcup.starsailors.com/

---

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio@onboardsports.net 

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net

 

 

Leia também...
03.12.2023

Primeira edição da SSL Gold Cup foi realizada em Las Palmas, na Espanha

02.12.2023

Na semifinal da SSL Gold Cup, Seleção Brasileira de Vela fica em quarta lugar

01.12.2023

Seleção Brasileira de Vela disputa evento com chances de título na Espanha

30.11.2023

Equipe de Robert Scheidt e Martine Grael liderou grupo e segue na disputa pelo título da SSL Gold Cup