A Copa Internacional de Kitesurf de Araruama chegou na reta final neste sábado (26). O público da Praia da Pontinha do Outeiro acompanhou de perto as regatas do Kiteboard Bidirecional, com chegadas próximo da areia. O jovem de 16 anos Jorge Ioshuá foi o nome da tarde liderando a flotilha.
Com fãs, familiares e velejadores na praia, os atletas do Kiteboard encararam quatro regatas no frio e chuva na raia de Araruama. O vento acima de 12 nós favoreceu para regatas acirradas, mas com domínio de Ioshuá, que venceu três disputas.
Ioshuá também foi o primeiro na prova freestyle amadora, em que os atletas possuem o direito de fazer uma manobra sendo julgada por três juízes e garantir classificação para competir com os profissionais.
“Foi muito difícil velejar por conta da forte concorrência. Todos atletas estavam colados e pouco espaço entre as boias. Mas feliz que consegui liderar o dia”, explicou, Jorge Ioshuá.
“É muito complicado direcionar o Kite com o vento forte por conta da pressão. Caí em determinado momento do percurso, mas me recuperei próximo da chegada. Acredito que fui bem graças às técnicas que meu pai e amigos ensinaram”, finalizou.
O jovem garantiu vaga para disputar com referências da modalidade, como Carlos Mario Bebê, tetracampeão mundial, hexa campeão brasileiro e campeão Sul-Americano.
“É muito bom ver jovens fazendo freestyle! Principalmente nessas condições de vento frio e água gelada. Já competi na Alemanha e foi um grande desafio. Acredito que a competição aqui em Araruama irá formar ótimos atletas”, disse Carlos Bebê, atleta do Freestyle.
Neste domingo (27), a CBVela Confederação Brasileira de Vela organizará as últimas provas. A expectativa é de frio e com rajadas de vento em Araruama, no Rio de Janeiro.
Apoio à Vela Jovem
A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.
O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).
O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
Flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035
Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais
Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa
Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz
Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)