Nesta semana, o Brasil viu o ciclista Henrique Avancini, amplamente considerado o maior da história do país na história do MTB, anunciar a aposentadoria no final deste ano. E boa parte disso se dá pelo desempenho do atleta de Petrópolis (RJ) nas provas da Avelar Sports, que dão pontos para o ranking mundial e para a corrida olímpica.
Ao todo, ele ganhou nove corridas em provas promovidas pela empresa. Em 2023, Avancini ganhou a prova de XCC da Internacional Estrada Real Chaoyang, em Ouro Branco (MG). Dois meses depois, em julho, ficou em primeiro lugar na prova de XCO da cidade de Arcos, no mesmo estado.
Além das etapas de Ouro Branco e Arcos, a temporada de 2023 da Internacional Estrada Real Chaoyang teve ainda etapa em Itabirito (MG), em março. Avancini não pôde participar, com um problema de saúde. No entanto, ainda em 2023, ele foi co-organizador do Desafio dos Gigantes, em março, em Petrópolis (RJ). Ele não ganhou nenhuma prova, mas subiu ao pódio três vezes.
"Estou muito feliz. Na primeira etapa da Internacional Estrada Real, em Itabirito (MG), me senti mal e não pude participar. Já na segunda, em Ouro Branco, venci o short track (XCC), mas não fui bem no XCO. Hoje, fico feliz de poder mostrar o que sei e ver a energia da galera. É uma motivação a mais e isso sempre faz muita diferença", comentou Avancini na ocasião.
Se em 2023 ele não pôde participar da etapa de Itabirito, no ano passado Avancini fez bonito na mesma cidade e ganhou a prova de XCO. Em 2021, Henrique faturou a Internacional Estrada Real Racing de MTB, em Santana dos Montes (MG). A prova foi de XCO, categoria olímpica. Aquela corrida, aliás, foi a última do ainda ciclista antes de embarcar para os Jogos Olímpicos de Tóquio, onde obteve o 13º lugar.
Em agosto de 2020, na mesma Santana dos Montes, Henrique Avancini conquistou as quatro provas promovidas pela Avelar Sports no seu primeiro Desafio dos Gigantes: XCE, Up Downhill, XCC e o Up Hill. Estas provas respeitaram todas as regras de distanciamento impostas pela pandemia da Covid-19.
Em 2019, Henrique conquistou a sua primeira vitória em uma prova da Avelar. Ele faturou o ouro na prova de XCM da etapa de Ouro Branco da Internacional Chaoyang Estrada Real. Esta prova proporcionou momentos inesquecíveis para os fãs do Mountain Bike. Isso porque Avancini era o então campeão mundial de XCM (ao todo, foi duas vezes, em 2018 e 2023). Além disso, ele e Ulan Galinski, seu ainda companheiro de Caloi, proporcionaram uma briga incessante pelo primeiro lugar. Na época, Henrique era da Cannondale e Ulan da TSW.
Confira o documentário "O Meu Motivo " de Henrique Avancini no Youtube
https://www.youtube.com/watch?v=shuF_YLMVVk&feature=youtu.be
Conta sobre a temporada 2023 do atleta e também em detalhes o que o motivou a tomar decisão de encerrar a carreira como atleta profissional.
O Meu Motivo | Um documentário de Henrique Avancini
Direção e edição: Gabriel Moraes
Produção: Mariana Gomes, Gabriel Moraes
Sobre a Avelar Sports:
Fundada a partir da paixão do ex-atleta de Mountain Bike Felipe Avelar. Graduado em Educação Física, Avelar foi profissional de 2005 a 2011 nas equipes da KHS e CALOI. Representou o país em Campeonato Pan-Americano, Copa do Mundo e Campeonato Mundial em países como Argentina, México, Colômbia, Chile, Escócia e França.
Um dos grandes diferenciais da marca é a constante inovação e investimento em prol do esporte. A empresa possui uma das maiores estruturas da América Latina para locação e em seus eventos usa 100% de estrutura própria. Única no segmento esportivo capaz de montar, executar e transmitir ao vivo todos os eventos.
Em 2019 venceu o prêmio Guidão de Ouro com o evento Internacional Chaoyang Estrada Real - Etapa Ouro Branco como melhor evento de MTB do ano.
Todo o processo de gestão e organização de eventos conta com um gerenciamento estratégico, assim como pensar soluções criativas em abordagens esportivas, personalizando projetos e gerando valor em todas as cadeias envolvidas.
Idealizador da Avelar Sports, empresário indica a necessidade de mais profissionalismo na organização de eventos, mas celebra avanços no setor
Marion Fromberger (Germany) and Edvin Lindh (Sweden) won the race in Brazil
Disputas de Cross Country Eliminator foram realizadas em São Paulo (SP)
Copa do Mundo de XCE, organizada pela Avelar Sports, terá atletas de 25 países no Memorial da América Latina, neste domingo (18)