Mais uma vaga olímpica na vela. No Mundial de Vela 2023, evento disputado em Haia, na Holanda, o maranhense Bruno Lobo confirmou a vaga na Fórmula Kite. O atleta está na flotilha ouro em nono lugar, o que lhe garantiu vaga nas finais na busca por medalha e também o índice olímpico. As regatas desta sexta-feira (18) foram canceladas e garantiram o brasileiro nos Jogos de Paris 2024.
Bruno Lobo, que teve o melhor resultado brasileiro entre os 24 atletas do Mundial de Haia, tem como técnico Juan Sienra, que é o gerente de esportes da CBVela - Confederação Brasileira de Vela. O campeão pan-americano ficou em nono lugar com 16 regatas disputadas na raia de Scheveningen, as regatas finais serão disputadas neste sábado (19).
A classe Fórmula Kite, assim como as pranchas do IQFoil, estreiam nos Jogos Olímpicos em Paris 2024. O paulista Lucas Fonseca, integrante da Vela Jovem, ficou em 38º na classificação geral da classe. A liderança no Kite masculino é do esloveno Toni Vodisek.
"A gente ainda tem a regata da medalha neste sábado (19), mas deu tudo certo no principal objetivo. Conquistar essa vaga olímpica para o Maranhão e para o Brasil é um sonho que está se tornando realidade''.
''Só tenho que agradecer a todos os meus patrocinadores que fazem isso possível e a todos que torceram por mim", afirmou Bruno Lobo.
O trabalho com o técnico olímpico Juan Sienra começou nesta temporada e Bruno Lobo esteve entre os melhores do mundo nos principais eventos disputados em 2023. Destaque para o Top 5 no Evento-teste de Paris 2024 em Marselha, na França.
Referência no Brasil e nas Américas nos últimos anos, o maranhense Bruno Lobo tornou-se a principal referência no kitesurf tanto no Brasil quanto nas Américas. Em outubro, ele disputa os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 para defender a medalha de ouro.
No feminino, a também brasileira Maria do Socorro Reis finalizou em 34º. A liderança é da francesa Lauriane Nolot.
Vaga olímpica no IQFOIL
O paulista Mateus Isaac terminou o Mundial de Haia 2023 na 16ª colocação na classe IQFOIL e atingiu a classificação do país e consequentemente o índice estabelecido pela CBVela para os próximos Jogos.
O cronograma do IQFoil previa 19 regatas antes das finais, mas só foi possível 14 devido às condições na raia de Scheveningen.
O objetivo da participação dos 22 integrantes da Seleção Brasileira foi a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.
Resultados -- https://thehague2023.sailing.org/results-centre/
As próximas vagas serão conhecidas durante os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, que começam em outubro. O Brasil não terá apenas essa chance para classificar o país nas classes IQFoil (feminino), Fórmula Lite (feminino), 49er, 49erfx, 470, ILCA 6, ILCA 7 e Nacra 17.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035
Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais
Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa
Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz
Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)