O segundo dia de regatas do Mundial de Vela ocorreu neste sábado (12), em Haia, na Holanda. Os velejadores das classes 49er, 49er FX, Nacra 17 e 470 misto foram para a raia de Scheveningen em busca do top 10, o que pode garantir ao final do campeonato vaga para o país na Olimpíada de Paris 2024.
A competição organizada pela World Sailing tem mais de 1.200 velejadores de 80 países. É a sexta edição do Mundial de Vela e o Brasil soma ao todo cinco pódios, com quatro de ouro e uma de prata.
As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze avançaram na tabela de classificação da 49er FX, saindo do 23º para o 17º lugar. As atletas disputaram as três regatas do dia ficando em 4º, 3º e 10º, totalizando 38 pontos no geral.
As suecas Vilma Bobeck e Rebecca Netzler lideram o 2023 Allianz Sailing World Championships com 6 pontos perdidos. ''A regata teve vento rondado e a corrente é bem forte aqui! Parece um rio. Amanhã é a previsão de mais vento'', disse Martine Grael.
Na 49er, os líderes são os atletas da casa Bart Lambriex e Floris Van de Werken. Os brasileiros Marco Grael e Gabriel Simões passaram para 66º após dois DNF (regatas não finalizadas) no dia.
A classe 470 conta com três duplas mistas do Brasil. Rodrigo Duarte e Ana Barbachan subiram do 43º para o 27º. Já Henrique Haddad e Isabel Swan oscilaram para o 30º e Juliana Duque e Rafael Martins estão em 50º. A categoria teve até agora quatro provas em Haia e a liderança é dos japoneses Keiju Okada e Miho Yoshioka.
O segundo dia do 2023 Allianz Sailing World Championships teve a Nacra 17 com Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino em 30º e João Bulhões e Marina Arndt em 33º. A ponta é da dupla italiana Ruggero Tita e Catarina Banti.
As classes ILCA 6, ILCA 7, IQfoil e Fórmula Kite devem estrear nos próximos dias em Haia. As regatas serão disputadas até 20 de agosto. ''Disputo o Campeonato Mundial número 22 na minha carreira, com foco em Paris 2024. Com orgulho e felicidade vou representar essa bandeira linda na plenitude dos meus 43 anos'', disse Bruno Fontes, da ILCA 7.
Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.
Equipe Brasileira de Vela
49er – Marco Grael / Gabriel Simões
49er Fx – Martine Grael / Kahena Kunze
Formula Kite – Bruno Lobo
Fórmula Kite – Lucas Pé Fonseca
Formula Kite Woman – Socorro Reis
iQFoil – Mateus Isaac
iQFoil – Bruna Martinelli
iQFoil – Giovanna Prada
470 Misto – Rodrigo Duarte / Ana Barbachan
470 Misto – Henrique Haddad / Isabel Swan
470 Misto – Juliana Duque / Rafael Martins
ILCA 7 – Bruno Fontes
ILCA 7 – Philipp Grochtmann
ILCA 7 – Felipe Fraquelli
ILCA 6 – Gabriela Kidd
Nacra 17 – João Bulhões / Marina Arndt
Nacra 17 – Samuel Albrecht / Gabriela Nicolino
Comissão técnica
Head Coach – Torben Grael
Chefe de Equipe – Claudio Biekarck
Gerente de Esportes / Técnico F-Kite Masc. – Juan Sienra
Líder Equipe Multidisciplinar – Tânia Sampaio
Secretária Técnica – Thais Ferreira
Rules Advisor – Ricardo Blu Lobato
Barqueiro – Geraldinho Alvado
Técnico Fx – Pepe Lis
Técnico 49er – Henry Boening
Técnico Nacra 17 – Lucas Smith
Técnico 470 – Ricardo Paranhos
Técnico iQFoil Masc. – Bruno Prada
Técnico F-Kite Fem. – Eduardo Abad
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035
Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais
Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa
Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz
Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)