Com participação de crianças, adolescentes e velejadores experientes, a 2º edição do Festival de Vela de Caraguatatuba começou nesta sexta-feira (04) na cidade do litoral norte de São Paulo. Organizado pela CBVela - Confederação Brasileira de Vela e com o apoio da Prefeitura de Caraguá, os velejadores das classes Optimist, ILCA e Dingue disputaram as primeiras regatas da competição.
O Prefeito de Caraguá Aguilar Junior realizou a abertura oficial do Festival. Na água, crianças e adolescentes dominaram a raia.
Com vento fraco, a CR - Comissão de Regatas realizou duas largadas das classes Dingue e ILCA, logo após Optimist. Os atletas encararam o percurso de barla sota (ida e volta), sendo realizado quatro vezes até a chegada.
“Esses encontros que o Festival está proporcionando é muito importante! Feliz de receber o segundo Festival de Caraguá juntamente com a CBVela. Ver crianças de outras cidades participando e pessoas procurando velejar durante o Festival mostra o crescimento do evento”, explicou Aguilar Junior, Prefeito de Caraguá.
“Foi um primeiro dia de boas regatas e de acolhida aos velejadores. Agradecemos o acolhimento de toda Secretaria de Caraguá com a CBVela. Esperamos que nos próximos dias proporcione ótimas regatas para os competidores”, disse Walter Boddener, Diretor de Regatas do Festival de Caraguatatuba.
Além das regatas, a CBVela e a Prefeitura de Caraguá realizaram velejadas com os turistas da região. Paulo Toledo foi um deles e teve um dia como velejador.
“Foi minha primeira oportunidade de velejar e como dizem “A primeira vez a gente nunca esquece!”, realmente foi uma sensação incrível. Não conheço nada das largadas ou posição de boia, mas um jovem foi orientando e passamos muito próximos da regata. Então consegui aprender um pouco sobre regras”, contou.
Neste sábado (05), às 11h, a expectativa é de raia lotada, com todas as classes participantes: IQFoil, Dingue, ILCA, Optimist, Hobie 14 e 16, Snipe, Receboard e Fórmula Foil.
Apoio à Vela Jovem
A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.
O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).
O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
Flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035
Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist
Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros
Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU
Arthur Back e Eduardo Backheuser estão no Top 10 em Mar del Plata