Após três etapas, todas em Minas Gerais, a Internacional Estrada Real Chaoyang 2023 terminou, no último final de semana. Entre os profissionais, vitórias de José Gabriel e Karen Olimpio. A competição de mountain bike passou pelas cidades de Itabirito, Ouro Branco e Arcos entre março e julho deste ano. Foram sempre três dias de provas e corridas de XCC (cross country short track), XCO (cross country olímpico) e XCM (Cross Country Maratona).
Portanto, foram nove dias de competição. No somatório dos pontos, a atleta da Audax e o ciclista da Oggi levaram a melhor. Karen praticamente "gabaritou" a competição, com sete das nove vitórias possíveis. Já José Gabriel venceu quatro, o suficiente para ser o grande campeão da temporada.
A Internacional Estrada Real Chaoyang é organizada pela Avelar Sports, e a competição contou pontos para Paris-2024, além do ranking mundial de mountain bike. Além disso, o torneio reuniu milhares de ciclistas amadores e/ou amantes do esporte. Em todas as etapas, houve muita música e opções de gastronomia.
"Foi um ano muito positivo, saldo muito bom. Agora, é começar a preparar a temporada de 2024, que também serão três cidades, com o mesmo formato deste ano, mas com novidades nas etapas", comemora Felipe Avelar, idealizador da Avelar Sports.
As três etapas
A Internacional Estrada Real Chaoyang 2023 começou em Itabirito, com as provas realizadas entre 24 e 26 de março. Nesta cidade, os campeões José Gabriel e Karen Olimpio começaram a temporada com vitória no XCC. Já no XCO, ele venceu novamente, mas Raiza Goulão ganhou entre as mulheres. Por fim, o XCM teve triunfos de Maysa Ribeiro e Luiz Miguel Honório.
Entre os dias 19 e 21 de maio, a competição passou por Ouro Branco. Na segunda etapa, Karen Olimpio venceu as provas de XCC, XCO e XCM, enquanto Henrique Avancini, José Gabriel e Luiz Miguel Honório venceram ente os homens, respectivamente.
A terceira e última etapa, em Arcos, foi disputada entre os últimos dias 28 e 30 de julho. Novamente, Karen Olimpio conquistou as três provas. Assim como aconteceu em Ouro Branco, houve três campeões diferentes no masculino: José Gabriel, Henrique Avancini e Lúcio Otávio, no XCC, XCO e XCM, nesta ordem.
"Fiquei muito feliz com o resultado. Já tinha tido um bom desempenho nas outras duas etapas e fiz o meu melhor para ganhar em Arcos também. Fico feliz por ter terminado como líder e ainda mais motivada para as outras competições", comenta Karen Olimpio.
Confira todos os resultados da temporada no site: https://internacionalestradareal.com.br/resultados/
Transmissão em tempo real
Em 2023, a Avelar Sports transmitiu todas as provas de XCC e XCO ao vivo, através do Youtube. Todas as provas podem ser vistas e revistas através dos links abaixo:
Etapa de Itabirito
XCC
https://youtube.com/live/
Etapa de Ouro Branco
XCC
https://www.youtube.com/live/
Etapa de Arcos
XCC -
https://www.youtube.com/live/ob09WoT4XFU?feature=share
XCO -
https://www.youtube.com/live/QyciScFe3rM?feature=share
Idealizador da Avelar Sports, empresário indica a necessidade de mais profissionalismo na organização de eventos, mas celebra avanços no setor
Marion Fromberger (Germany) and Edvin Lindh (Sweden) won the race in Brazil
Disputas de Cross Country Eliminator foram realizadas em São Paulo (SP)
Copa do Mundo de XCE, organizada pela Avelar Sports, terá atletas de 25 países no Memorial da América Latina, neste domingo (18)