Capa

Cassidy vence última etapa da Fórmula E e garante o Mundial de Equipes para a Envision

30.07.2023  |    732 visualizações Formula E Motorsports

O piloto neozelandês venceu de forma tranquila a corrida 2 de Londres, que encerrou a nona temporada do mundial de carros elétricos

Após duas bandeiras vermelhas, mais de uma hora e meia de espera por melhora de condição da pista por conta da chuva incessante, e sete voltas iniciais atrás do carro de segurança, foi realizada a corrida 2 deste fim de semana do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E em Londres.

A 16ª e última etapa da temporada foi vencida por Nick Cassidy, que largou na pole position e teve uma vitória tranquila, apesar das condições da pista, que contava com trechos molhados na parte externa, e pista seca na parte interna do ExCel London.

Com o resultado deste domingo (30), a Envision Racing conquistou o título mundial entre equipes pela primeira vez na Fórmula E, derrotando a Jaguar TCS Racing, justamente a equipe da qual a Envision é cliente e recebe o powertrain.

“No momento estou com emoções mistas. Ontem foi um dia muito difícil e não consegui dormir direito, mas hoje fiz o que precisava ser feito e estou orgulhoso do resultado. A equipe trabalhou muito duro, então o titulo é importante e dedico a eles, que se esforçaram muito para que chegássemos até aqui”, comentou Cassidy após a vitória deste domingo que assegurou a conquista do Mundial de Equipes, e seu vice-campeonato entre os pilotos.

Com a vitória conquistada nesta última etapa do campeonato, Cassidy igualou Mitch Evans como os maiores vencedores desta temporada: quatro vitórias para cada um dos neozelandeses. Curiosamente, o campeão Jake Dennis, que garantiu o título mundial na corrida realizada ontem, venceu apenas duas etapas das 16 realizadas.

Como foi a prova

Diferentemente do que se imaginava, a corrida 2 da rodada dupla de Londres foi muito mais tranquila do que a prova realizada no dia anterior. Mesmo com a pista molhada por conta da chuva, não teve nenhum acidente que paralisasse a disputa. O que não quer dizer que não tivemos entrada de safety car e bandeiras vermelhas.

As primeiras cinco voltas do E-Prix de Londres foram justamente com a presença do carro de segurança. Por conta da chuva que não cessava, os comissários de prova decidiram aplicar uma bandeira vermelha.

Pouco mais de meia hora depois, os carros tentaram retornar, mas as condições ainda eram ruins, principalmente no que diz respeito a visibilidade dos pilotos por conta do spray que os carros levantavam ao passar pelos trechos externos do circuito de rua londrino.

Depois de mais 1 hora e meia do horário previsto para a largada, e sete voltas atrás do safety car, a chuva deu uma trégua e finalmente a corrida de encerramento de uma das temporadas mais intensas da história da Fórmula E, teve início.

Enquanto Nick Cassidy largou na pole position e se manteve a frente dos demais sem grandes dificuldades, Mitch Evans e Norman Nato (Nissan) ativaram o Modo Ataque na volta 9, assim como boa parte dos demais pilotos. Enquanto o neozelandês conseguiu se manter em segundo, o britânico perdeu a terceira colocação para Jake Dennis.

Na volta seguinte, Cassidy e Dennis ativaram a potencia extra e se mantiveram nas mesmas posições. Praticamente todos os pilotos aproveitaram as primeiras voltas para utilizarem as duas ativações de Modo Ataque e focarem no restante da corrida.

Enquanto no pelotão da frente, os pilotos seguiam com cautela, lá atrás Sacha Fenestraz mostrou habilidade para segurar seu Nissan na pista molhada e partir para cima de Jean-Eric Vergne (DS Penske), conseguindo realizar uma impressionante ultrapassagem na luta pelo 14º lugar.

Apesar da pista molhada, os três primeiros seguiram tranquilos em suas respectivas posições. Cassidy abriu mais de três segundos para Evans, que por sua vez, conseguiu mais de dez segundos para Dennis.

Um pouco mais atrás, Buemi ultrapassou Bird, assumindo a sexta posição e deixando a Envision ainda mais próxima da conquista do Campeonato Mundial de Equipes.

Por fim, Nick Cassidy venceu a corrida 2 de Londres de ponta a ponta, garantindo o primeiro título mundial da Envision Racing na Fórmula E, vencendo a batalha final contra a equipe Jaguar, sua fornecedora de powertrain. Evans e Dennis completaram o último pódio da temporada.

“Após nove anos de luta, enfim conseguimos o campeonato. Foi interessante enfrentar a Jaguar e conseguirmos vencê-los, temos uma relação de respeito com eles, e estão de parabéns. Tivemos uma conversa durante a última noite, para voltarmos a ter foco apesar de tudo e garantir os pontos necessários para a conquista do titulo”, Sylvain Filippi, diretor da Envision Racing.

O top-10 foi completado por Norman Nato, Stoffel Vandoorne, Sébastien Buemi, Sam Bird (em sua última corrida pela Jaguar), Nico Müller, Dan Ticktum e Pascal Wehrlein.

Os brasileiros fizeram uma corrida discreta, após largarem nas últimas filas. Sérgio Sette Câmara, que perdeu os pontos conquistados na corrida 1 por conta de uma punição, terminou a corrida 2 de Londres na 13ª posição.

Já Lucas di Grassi, que começou a temporada com uma pole position e um pódio (terceiro lugar na Cidade do México) em sua corrida de estreia pela Mahindra Racing, encerrou o campeonato com o 18º lugar na última prova da temporada.

Agora, pilotos e equipes vão descansar para retornarem em outubro, nos testes de pré temporada para o 10º ano do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, que serão realizados no Circuito Ricardo Tormo, em Valência, na Espanha.

Confira abaixo o resultado final da corrida 2 em Londres neste domingo:

1º Nick Cassidy/Envision Racing

2º Mitch Evans/Jaguar TCS Racing

3º Jake Dennis/Avalanche Andretti

4º Norman Nato/Nissan

5º Stoffel Vandoorne/DS Penske

6º Sébastien Buemi/Envision Racing

7º Sam Bird/Jaguar TCS Racing

8º Nico Müller/ABT Cupra

9º Dan Ticktum/NIO 333 Racing

10º Pascal Wehrlein/TAG Heuer Racing

11º Edoardo Mortara/Maserati MSG Racing

12º René Rast/NEOM McLaren

13º Sérgio Sette Câmara/NIO 333 Racing

14º Maximilian Günther/Maserati MSG Racing

15º Sacha Fenestraz/Nissan

16º Antonio Félix da Costa/TAG Heuer Porsche

17º Robin Frijns/ABT Cupra

18º Lucas Di Grassi/Mahindra Racing

19º Jake Hughes/NEOM McLaren

20º Roberto Merhi/Mahindra Racing

21º André Lotterer/Avalanche Andretti

22º Jean-Éric Vergne/DS Penske

 

Classificação final do Mundial de Pilotos da 9ª temporada da Fórmula E:

1º Jake Dennis/Avalanche Andretti – 229 pontos

2º Nick Cassidy/Envision Racing – 199 pontos

3º Mitch Evans/Jaguar TCS Racing – 197 pontos

4º Pascal Wehrlein/TAG Heuer Porsche – 149 pontos

5º Jean-Eric Vergne/DS Penske – 107 pontos

6º Sébastien Buemi/Envision Racing – 105 pontos

7º Maximilian Günther/Maserati MSG Racing – 101 pontos

8º Sam Bird/Jaguar TCS Racing – 95 pontos

9º Antônio Félix da Costa/TAG Heuer Porsche – 93 pontos

10º Norman Nato/Nissan – 63 pontos

11º Stoffel Vandoorne/DS Penske – 56 pontos

12º Jake Hughes/NEOM McLaren – 48 pontos

13º René Rast/NEOM McLaren – 40 pontos

14º Edoardo Mortara/Maserati MSG Racing – 39 pontos

15º Lucas di Grassi/Mahindra Racing – 32 pontos

16º Sacha Fenestraz/Nissan – 32 pontos

17º Dan Ticktum/NIO 333 Racing – 28 pontos

18º André Lotterer/Avalanche Andretti – 23 pontos

19º Sérgio Sette Câmara/NIO 333 Racing – 14 pontos

20º Nico Müller/ABT Cupra – 15 pontos

21º Oliver Rowland/Mahindra Racing – 9 pontos

22º Robin Frijns/ABT Cupra – 6 pontos

 

Classificação do Mundial de Equipes ao final da 9ª temporada da Fórmula E:

1º Envision Racing – 304 pontos

2º Jaguar TCS Racing – 292 pontos

3º Avalanche Andretti – 252 pontos

4º TAG Heuer Porsche – 242 pontos

5º DS Penske – 163 pontos

6º Maserati MSG Racing – 140 pontos

7º Nissan –95 pontos

8º NEOM McLaren – 88 pontos

9º NIO 333 Racing – 42 pontos

10º Mahindra Racing – 41 pontos

11º ABT Cupra – 21 pontos

 

Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E > >

Como o primeiro Campeonato Mundial da FIA totalmente elétrico do mundo e o único esporte certificado com zero emissão de carbono desde o início, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas dramáticas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, fornecendo uma plataforma de elite do automobilismo com os principais fabricantes automotivos, para acelerar a inovação de veículos elétricos.

A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Para perguntas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato - media@fiaformulae.com

 

Sobre a ABB  > >

A ABB é líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com

 

Entre em contato com a equipe On Board Sports, assessoria de imprensa oficial da Fórmula E no Brasil:

Katarine Monteiro, Rodrigo Nascimento e Flávio Perez

katarine@onboardsports.net | flavio@onboardsports.net |redacao@onboardsports.net

+55 11 99217-6474 | +55 11 99949-8035 | +55 11 98475-8579

www.onboardsports.net

Leia também...
12.09.2024

Corrida inaugural da temporada 11 será em 7 de dezembro no Sambódromo do Anhembi

11.09.2024

Lucas di Grassi é o único piloto brasileiro no grid da Fórmula E por enquanto

10.09.2024

Prefeitura de São Paulo (SP) sediou coletiva de imprensa nesta terça-feira (10)

05.09.2024

E-Prix de abertura será em São Paulo (SP) em 7 de dezembro deste ano no Sambódromo do Anhembi