Após duas bandeiras vermelhas, mais de uma hora e meia de espera por melhora de condição da pista por conta da chuva incessante, e sete voltas iniciais atrás do carro de segurança, foi realizada a corrida 2 deste fim de semana do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E em Londres.
A 16ª e última etapa da temporada foi vencida por Nick Cassidy, que largou na pole position e teve uma vitória tranquila, apesar das condições da pista, que contava com trechos molhados na parte externa, e pista seca na parte interna do ExCel London.
Com o resultado deste domingo (30), a Envision Racing conquistou o título mundial entre equipes pela primeira vez na Fórmula E, derrotando a Jaguar TCS Racing, justamente a equipe da qual a Envision é cliente e recebe o powertrain.
“No momento estou com emoções mistas. Ontem foi um dia muito difícil e não consegui dormir direito, mas hoje fiz o que precisava ser feito e estou orgulhoso do resultado. A equipe trabalhou muito duro, então o titulo é importante e dedico a eles, que se esforçaram muito para que chegássemos até aqui”, comentou Cassidy após a vitória deste domingo que assegurou a conquista do Mundial de Equipes, e seu vice-campeonato entre os pilotos.
Com a vitória conquistada nesta última etapa do campeonato, Cassidy igualou Mitch Evans como os maiores vencedores desta temporada: quatro vitórias para cada um dos neozelandeses. Curiosamente, o campeão Jake Dennis, que garantiu o título mundial na corrida realizada ontem, venceu apenas duas etapas das 16 realizadas.
Como foi a prova
Diferentemente do que se imaginava, a corrida 2 da rodada dupla de Londres foi muito mais tranquila do que a prova realizada no dia anterior. Mesmo com a pista molhada por conta da chuva, não teve nenhum acidente que paralisasse a disputa. O que não quer dizer que não tivemos entrada de safety car e bandeiras vermelhas.
As primeiras cinco voltas do E-Prix de Londres foram justamente com a presença do carro de segurança. Por conta da chuva que não cessava, os comissários de prova decidiram aplicar uma bandeira vermelha.
Pouco mais de meia hora depois, os carros tentaram retornar, mas as condições ainda eram ruins, principalmente no que diz respeito a visibilidade dos pilotos por conta do spray que os carros levantavam ao passar pelos trechos externos do circuito de rua londrino.
Depois de mais 1 hora e meia do horário previsto para a largada, e sete voltas atrás do safety car, a chuva deu uma trégua e finalmente a corrida de encerramento de uma das temporadas mais intensas da história da Fórmula E, teve início.
Enquanto Nick Cassidy largou na pole position e se manteve a frente dos demais sem grandes dificuldades, Mitch Evans e Norman Nato (Nissan) ativaram o Modo Ataque na volta 9, assim como boa parte dos demais pilotos. Enquanto o neozelandês conseguiu se manter em segundo, o britânico perdeu a terceira colocação para Jake Dennis.
Na volta seguinte, Cassidy e Dennis ativaram a potencia extra e se mantiveram nas mesmas posições. Praticamente todos os pilotos aproveitaram as primeiras voltas para utilizarem as duas ativações de Modo Ataque e focarem no restante da corrida.
Enquanto no pelotão da frente, os pilotos seguiam com cautela, lá atrás Sacha Fenestraz mostrou habilidade para segurar seu Nissan na pista molhada e partir para cima de Jean-Eric Vergne (DS Penske), conseguindo realizar uma impressionante ultrapassagem na luta pelo 14º lugar.
Apesar da pista molhada, os três primeiros seguiram tranquilos em suas respectivas posições. Cassidy abriu mais de três segundos para Evans, que por sua vez, conseguiu mais de dez segundos para Dennis.
Um pouco mais atrás, Buemi ultrapassou Bird, assumindo a sexta posição e deixando a Envision ainda mais próxima da conquista do Campeonato Mundial de Equipes.
Por fim, Nick Cassidy venceu a corrida 2 de Londres de ponta a ponta, garantindo o primeiro título mundial da Envision Racing na Fórmula E, vencendo a batalha final contra a equipe Jaguar, sua fornecedora de powertrain. Evans e Dennis completaram o último pódio da temporada.
“Após nove anos de luta, enfim conseguimos o campeonato. Foi interessante enfrentar a Jaguar e conseguirmos vencê-los, temos uma relação de respeito com eles, e estão de parabéns. Tivemos uma conversa durante a última noite, para voltarmos a ter foco apesar de tudo e garantir os pontos necessários para a conquista do titulo”, Sylvain Filippi, diretor da Envision Racing.
O top-10 foi completado por Norman Nato, Stoffel Vandoorne, Sébastien Buemi, Sam Bird (em sua última corrida pela Jaguar), Nico Müller, Dan Ticktum e Pascal Wehrlein.
Os brasileiros fizeram uma corrida discreta, após largarem nas últimas filas. Sérgio Sette Câmara, que perdeu os pontos conquistados na corrida 1 por conta de uma punição, terminou a corrida 2 de Londres na 13ª posição.
Já Lucas di Grassi, que começou a temporada com uma pole position e um pódio (terceiro lugar na Cidade do México) em sua corrida de estreia pela Mahindra Racing, encerrou o campeonato com o 18º lugar na última prova da temporada.
Agora, pilotos e equipes vão descansar para retornarem em outubro, nos testes de pré temporada para o 10º ano do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, que serão realizados no Circuito Ricardo Tormo, em Valência, na Espanha.
Confira abaixo o resultado final da corrida 2 em Londres neste domingo:
1º Nick Cassidy/Envision Racing
2º Mitch Evans/Jaguar TCS Racing
3º Jake Dennis/Avalanche Andretti
4º Norman Nato/Nissan
5º Stoffel Vandoorne/DS Penske
6º Sébastien Buemi/Envision Racing
7º Sam Bird/Jaguar TCS Racing
8º Nico Müller/ABT Cupra
9º Dan Ticktum/NIO 333 Racing
10º Pascal Wehrlein/TAG Heuer Racing
11º Edoardo Mortara/Maserati MSG Racing
12º René Rast/NEOM McLaren
13º Sérgio Sette Câmara/NIO 333 Racing
14º Maximilian Günther/Maserati MSG Racing
15º Sacha Fenestraz/Nissan
16º Antonio Félix da Costa/TAG Heuer Porsche
17º Robin Frijns/ABT Cupra
18º Lucas Di Grassi/Mahindra Racing
19º Jake Hughes/NEOM McLaren
20º Roberto Merhi/Mahindra Racing
21º André Lotterer/Avalanche Andretti
22º Jean-Éric Vergne/DS Penske
Classificação final do Mundial de Pilotos da 9ª temporada da Fórmula E:
1º Jake Dennis/Avalanche Andretti – 229 pontos
2º Nick Cassidy/Envision Racing – 199 pontos
3º Mitch Evans/Jaguar TCS Racing – 197 pontos
4º Pascal Wehrlein/TAG Heuer Porsche – 149 pontos
5º Jean-Eric Vergne/DS Penske – 107 pontos
6º Sébastien Buemi/Envision Racing – 105 pontos
7º Maximilian Günther/Maserati MSG Racing – 101 pontos
8º Sam Bird/Jaguar TCS Racing – 95 pontos
9º Antônio Félix da Costa/TAG Heuer Porsche – 93 pontos
10º Norman Nato/Nissan – 63 pontos
11º Stoffel Vandoorne/DS Penske – 56 pontos
12º Jake Hughes/NEOM McLaren – 48 pontos
13º René Rast/NEOM McLaren – 40 pontos
14º Edoardo Mortara/Maserati MSG Racing – 39 pontos
15º Lucas di Grassi/Mahindra Racing – 32 pontos
16º Sacha Fenestraz/Nissan – 32 pontos
17º Dan Ticktum/NIO 333 Racing – 28 pontos
18º André Lotterer/Avalanche Andretti – 23 pontos
19º Sérgio Sette Câmara/NIO 333 Racing – 14 pontos
20º Nico Müller/ABT Cupra – 15 pontos
21º Oliver Rowland/Mahindra Racing – 9 pontos
22º Robin Frijns/ABT Cupra – 6 pontos
Classificação do Mundial de Equipes ao final da 9ª temporada da Fórmula E:
1º Envision Racing – 304 pontos
2º Jaguar TCS Racing – 292 pontos
3º Avalanche Andretti – 252 pontos
4º TAG Heuer Porsche – 242 pontos
5º DS Penske – 163 pontos
6º Maserati MSG Racing – 140 pontos
7º Nissan –95 pontos
8º NEOM McLaren – 88 pontos
9º NIO 333 Racing – 42 pontos
10º Mahindra Racing – 41 pontos
11º ABT Cupra – 21 pontos
Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E > >
Como o primeiro Campeonato Mundial da FIA totalmente elétrico do mundo e o único esporte certificado com zero emissão de carbono desde o início, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas dramáticas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, fornecendo uma plataforma de elite do automobilismo com os principais fabricantes automotivos, para acelerar a inovação de veículos elétricos.
A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.
Para perguntas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato - media@fiaformulae.com
Sobre a ABB > >
A ABB é líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com
Entre em contato com a equipe On Board Sports, assessoria de imprensa oficial da Fórmula E no Brasil:
Katarine Monteiro, Rodrigo Nascimento e Flávio Perez
katarine@onboardsports.net | flavio@onboardsports.net |redacao@onboardsports.net
+55 11 99217-6474 | +55 11 99949-8035 | +55 11 98475-8579
Corrida inaugural da temporada 11 será em 7 de dezembro no Sambódromo do Anhembi
Lucas di Grassi é o único piloto brasileiro no grid da Fórmula E por enquanto
Prefeitura de São Paulo (SP) sediou coletiva de imprensa nesta terça-feira (10)
E-Prix de abertura será em São Paulo (SP) em 7 de dezembro deste ano no Sambódromo do Anhembi