Capa

Vela jovem brasileira conquista duas medalhas em Mundial de 420

29.07.2023  |    1.160 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

Gustavo Glimm e Luisa Madureira conquistaram o primeiro lugar no 420 misto. Joana Gonçalves e Gabriela Vassel subiram no pódio no 420 no feminino

A  vela jovem brasileira conquistou duas medalhas no Mundial de 420 disputado em Alicante, na Espanha. A dupla formada por Gustavo Glimm e Luisa Madureira ficou com o primeiro lugar na versão mista e quinto no geral. Enquanto Joana Gonçalves e Gabriela Vassel subiram no pódio no 420 feminino com a medalha de prata.

A classe, umas das portas de entrada para as classes olímpicas, mais precisamente o 470 misto de Paris 2024, é uma das que mais atraem os jovens que saem do Optimist e seguem a trilha para Olimpíadas, Pan-Americanos e Mundiais.

O Brasil disputou o Mundial de Alicante com seis duplas. Entre as tripulações só formadas por mulheres, as gregas Iakovina Kerzezou e Danae Giannouli ficaram com o ouro, as brasileiras Joana Gonçalves e Gabriela Vassel com a prata e as espanholas Nora de La Casa e Mariona Relat com o bronze. Nas mistas, Gustavo Glimm e Luisa Madureira foram os grandes campeões.

''Os resultados na Espanha mostram a força da Vela Jovem brasileira, uma das prioridades da CBVela. O nosso objetivo é preparar as novas gerações para os próximos desafios e manter a tradição da modalidade''.

''Os garotos e garotas estarão na nossa equipe para as Olimpíadas e Mundiais. Nossa intenção é garantir que eles saiam do Optimist e entrem nas classes na vela jovem que são a porta entrada da equipe olímpica'', disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

Como citado pelo presidente da CBVela, a vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto com o Ministério da Cidadania para a vela jovem pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). 

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Resultados finais

https://2023worlds.420sailing.org/en/default/races/race-resultsall

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio.perez@cbvela.org.br

+55 11 99949-8035

 



Leia também...
27.03.2025

Capital cearense e o Brasil receberão pela primeira vez evento mundial para os one person - classes individuais

10.03.2025

Seletiva de Optimist em Niterói (RJ) também confirmou equipe brasileira de vela para eventos na Europa

08.03.2025

Bruno Prada vence pela sexta vez nos EUA na classe Star na proa de Mateusz Kusznierewicz

10.02.2025

Transição oficial ocorreu durante a XXXI Copa da Juventude 2025, em Porto Alegre (RS)