A vela jovem brasileira conquistou duas medalhas no Mundial de 420 disputado em Alicante, na Espanha. A dupla formada por Gustavo Glimm e Luisa Madureira ficou com o primeiro lugar na versão mista e quinto no geral. Enquanto Joana Gonçalves e Gabriela Vassel subiram no pódio no 420 feminino com a medalha de prata.
A classe, umas das portas de entrada para as classes olímpicas, mais precisamente o 470 misto de Paris 2024, é uma das que mais atraem os jovens que saem do Optimist e seguem a trilha para Olimpíadas, Pan-Americanos e Mundiais.
O Brasil disputou o Mundial de Alicante com seis duplas. Entre as tripulações só formadas por mulheres, as gregas Iakovina Kerzezou e Danae Giannouli ficaram com o ouro, as brasileiras Joana Gonçalves e Gabriela Vassel com a prata e as espanholas Nora de La Casa e Mariona Relat com o bronze. Nas mistas, Gustavo Glimm e Luisa Madureira foram os grandes campeões.
''Os resultados na Espanha mostram a força da Vela Jovem brasileira, uma das prioridades da CBVela. O nosso objetivo é preparar as novas gerações para os próximos desafios e manter a tradição da modalidade''.
''Os garotos e garotas estarão na nossa equipe para as Olimpíadas e Mundiais. Nossa intenção é garantir que eles saiam do Optimist e entrem nas classes na vela jovem que são a porta entrada da equipe olímpica'', disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.
Como citado pelo presidente da CBVela, a vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto com o Ministério da Cidadania para a vela jovem pelo Convênio 920223/2022.
O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).
O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.
Resultados finais
https://2023worlds.420sailing.org/en/default/races/race-resultsall
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
flavio.perez@cbvela.org.br
+55 11 99949-8035
Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist
Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros
Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU
Arthur Back e Eduardo Backheuser estão no Top 10 em Mar del Plata